tag:blogger.com,1999:blog-6222542.post7786096966310672667..comments2023-11-29T17:12:51.782+00:00Comments on [a barriga de um arquitecto]: Escola: o exemplo vem de cimadanielhttp://www.blogger.com/profile/14373609707598039992noreply@blogger.comBlogger5125tag:blogger.com,1999:blog-6222542.post-60530975234244362152008-04-26T23:11:00.000+01:002008-04-26T23:11:00.000+01:00Não será antes uma questão de MENTALIDADE?34 anos ...Não será antes uma questão de MENTALIDADE?<BR/>34 anos após o 25 de Abril o que é que mudou nas nossas Escolas?...<BR/>Perdoe-me o desabafo.<BR/>ButterflyAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6222542.post-68010222263978215702008-04-26T16:47:00.000+01:002008-04-26T16:47:00.000+01:00Para além de ter sido colega na universidade da ar...Para além de ter sido colega na universidade da arquitecta Joana Lages, estou completamente de acordo com as suas palavras e os exemplos dados não podiam ser mais óbvios. Partilho a mesma opinião com outra prespectiva, ao nível da função e dos conteúdos do espaço escola. Não arquitectando espaço construído, arquitecto programas, estratégias de educação artística, sou mediadora desses programas por isso movimento-me por muitas escolas de norte a sul do país. Modernizar uma escola não é só informatizá-la... e são essas muitas vezes as novas brisas de vento que encontro. Numa altura em que se discute tanto a escola, os seus programas, reformas, professores, greves, ministras e telemovéis, porque não discutir o seu espaço, trazer para as mesas redondas arquitectos! Porque a escola que temos é feita por todos nós, se alguém de demitir deste processo a máquina começa a ficar perra...e olhando à minha volta...<BR/>Margarida BotelhoAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6222542.post-79443896886995074472008-04-25T13:16:00.000+01:002008-04-25T13:16:00.000+01:00As escolas inglesas são pesadas , escuras.A idéia ...As escolas inglesas são pesadas , escuras.A idéia de modernizar a construção é importante.Tudo para o ser humano entrar nos eixos!!!Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6222542.post-90899126092454472982008-04-24T01:28:00.000+01:002008-04-24T01:28:00.000+01:00e olhar para a imagem deste post e pensar na minha...e olhar para a imagem deste post e pensar na minha escola secundária semi-pré-fabricada...<BR/><BR/>claro que falamos de países diferentes, de orçamentos muito diferentes, mas isto não é uma questão de dinheiro, é acima de tudo uma questão de vontade, de planeamento, de projecto.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6222542.post-74149061073566141612008-04-23T00:12:00.000+01:002008-04-23T00:12:00.000+01:00Estou estupefacta com a falta de "eco" que este TE...Estou estupefacta com a falta de "eco" que este TEMA tem tido e com o que esse silêncio significa.Será que os Arquitectos não têm opinião formada?Nem os Professores? nem os Pais? Nem o Cidadão comum? nem os Políticos? nem as Câmaras Municipais a quem está entregue a construção de muitos edifícios escolares? <BR/>Já viram algum Concurso Público para a construção de uma Escola pública ou Jardim de Infância?<BR/>Só os Arquitectos que estão fora do país é que têm contributos a dar sobre esta temática?<BR/>A experiência desta jovem Arquitecta é muito interessante e demonstra o interesse das autoridades inglesas em resolver os problemas da Educação.Também a comunicação entre os técnicos e a Escola envolvendo os Professores, os Pais e os Alunos têm grande importância e podem ajudar a mudar muitas atitudes negativas.Parabéns por ter abordado este tema. Esperemos que "não caia em saco roto". M. Fátima C.Anonymousnoreply@blogger.com