Conservatório Regional de Música de Vila Real





Em arquitectura estamos destinados a estabelecer uma relação particular com os livros. Porque poderemos apenas visitar uma pequena parte dos edifícios que gostaríamos, conhecê-los pelo olhar fotográfico das publicações torna-se inevitável. Na maioria dos casos, podemos descobrir apenas uma arquitectura estática, um conjunto de “frames” temporais em ideais condições de exposição, ou não, através dos quais reconstruímos um ensaio de aproximação mental à obra, nunca visitada.

A colecção de livros promovida pelo Fernando Guerra, de que o Conservatório Regional de Música de Vila Real é o segundo título, parte de uma premissa diferente. Acompanhar o edifício ao longo de um dia da sua vida, do raiar do sol à noite escura. Podia dar-se o caso de ser apenas um “gimmick”, uma característica original capaz de sobressaír pela diferença, mas com frutos isentos de consequência ou mais valia. Certamente que não é esse o caso. Ao percorrer as páginas deste pequeno livro descobrimos essa qualidade tantas vezes neles ausente, o tempo da arquitectura. A fachada nascente que se inunda de claridade pela manhã, a envolvente que desperta, o ritmo da sua vivência. Assistimos ao percurso da luz e as mudanças de côr sobre a pedra e a parede branca, às cambiantes do céu que se transforma, ao cair do dia. O interior desperta de tons quentes contrastando com as nuvens mais dramáticas lá fora, para culminar num final pleno de teatralidade oferecido pela iluminação nocturna, quando o dia se finda.

Assim nos é apresentado este Conservatório Regional de Música, projecto do arquitecto António Belém Lima que intervém sobre o antigo Convento de S. Domingos, em Vila Real. Reconheço-me, por via de experiências recentes na área da recuperação, sensível a este interessante tema da clarificação histórica. A obra revela-se como exemplo maior desse pisar leve tantas vezes propalado mas poucas conseguido. Ensaiar sobre um edifício antigo e notável é, realmente, um pisar leve, mas pisar de facto. Não se trata de ocultar o toque, antes tornar clara a fronteira do tempo, o nosso e o de outrora, tornando nítido o que os atropelos do tempo desfocaram. É optar, por vezes, que desenho de dois vãos coincidentes em diferentes épocas tornar visível. Qual escolher, deixando o outro oculto na espuma da memória do lugar. É também ser atento à descoberta, e ver nascer ali onde nada esperávamos riquezas ocultas na poeira dos séculos.

É isso um pouco o que estes livros nos oferecem: a permanência do edifício e a mudança em seu torno, entre os apontamentos de uma pessoa que passa ou espreita, ou a luz que circula. A própria capa carregada, o céu cinzento e solene contra a quente transparência que brilha do seu interior, é um belíssimo retrato daqueles momentos longos de contemplação tão raros na nossa vida corrente, para que nos desperta a boa arquitectura. Haverá algo mais nobre?
_
O livro Conservatório Regional de Música de Vila Real é uma publicação das Edições FG+SG sobre a obra do arquitecto António Belém Lima, com fotografias de Fernando Guerra.

Links:
Edições FG+SG
Últimas Reportagens
Fernando Guerra

17 comentários:

  1. Tenho de ir ver desses livros - gostei da ideia do acompanhar a vivencia do edifício ao longo do dia
    Obrigada pela dica

    ResponderEliminar
  2. Já encomendei os 2! As fotos dos manos Guerra são do melhor que se faz em Portugal em termos de fotografia de arquitectura. São o meu horizonte em fotografia.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  3. José,

    se encomendou os livros durante o dia de ontem (Quarta-feira, 8 de Fevereiro), peço-lhe que confirme a encomenda enviando um email para

    info[arroba]fernandoguerra[ponto]com

    porque durante esse dia o link para a secção de encomendas estava dirigido, por falha minha, para uma página "mirror", aparentemente igual ao espaço loja online mas não funcional. Deixo, como esclarecimento, o endereço correcto, também já corrigido nos links do texto:

    http://www.ultimasreportagens.com/loja/

    ResponderEliminar
  4. O edificio é realmente fantástico na sua relação com a luz, e também com as pré-existências. Visitei-o no ano passado pois o arq. Belém Lima era regente da cadeira de projecto. Aliás, das suas obras, o que ressalta é mesmo essa capacidade de pegar na luz fazendo dela algo que ultrapassa o mero acaso, torna-a presente e qualifica os seus trabalhos com ela!

    Neste edificio, gostei paricularmente da entrada, do corredor do piso superior voltado para a rua mantendo as antigas janelas e do anfiteatro ao ar livre na outra extremidade do edifício.

    ResponderEliminar
  5. Ola eu chamo-me alda tenho 13 anos e vivo na jumqueira, concelho de Valpaços.
    Eu sou apaixonda por musica e o meu sonho e frequentar o conservatório mas exitem vários problemas que me surgem desde os meus pais á distancia que ainda é muita.
    Eu gostaria que me mandassem as condições de inscrição e tudo que me será necessário para me tentar candidatar para : galdamalta@hotmail.com

    Sem qualquer outro assunto!!!!!




    P.S: Agradecia rápida resposta...................

    ResponderEliminar
  6. gostaria de saber as condiçoes de inscrição do conservatorio de vila real. agradecia respostas rapida para o e-mail seguinte: catarinamartiniano@hotmail.com

    ResponderEliminar
  7. Eu ando aqui no conservatorio e adoro, este edificio acho que tem uma arquitectura bastante bonita.

    ResponderEliminar
  8. oi catarina martiniano! para t inscreveres no conservatorio tens k passar por la no mês de junho ou julho e dirigirte à secretaria e enscrever-te aviso-te ja k é melhor ñ tentares ir para piano pois ñ há vagas

    ResponderEliminar
  9. ouvi dizer k o irmão do batata vai para lá, ana pinheiro

    ResponderEliminar
  10. eu ando no konservatorio e axo k ta muito bem construido

    ResponderEliminar
  11. por acaso nao conheço (fisicamente)a obra, mas conheço o arquitecto. foi meu professor no ano passado. tem um vasto leque de obras em vila real sendo este o projecto com maior expressão. pelas fotos e plantas q conheço parece-m muito bem. mal possa irei visitar.

    ResponderEliminar
  12. o conservatório é muito bonito, mas em algumas coisas não é funcional. como o acesso ao auditório 2 por pessoas deficientes. Aonde está um elevador de carga para se mudar os instrumentos de um piso para o outro? porque as clarabóias não têm inclinação e chove lá dentro? porque está tão despido de cor? as grades de protecção não protegem ninguém, os mais pequenos(não esquecendo que é uma escola) passam entre elas., se se quiser fazer um concerto no auditório exterior, como se passa um piano? as portadas não abrem o suficiente.... bem, isto tudo é um desabafo, de alguém observador... mas gosto muito de lá ir, a entrada está fenomenal, o jardim nas traseiras e o auditorio exterior muito giro, mas o que mais gosto é da muita luz natural interior.

    ResponderEliminar
  13. o conservatório é muito bonito, mas em algumas coisas não é funcional. como o acesso ao auditório 2 por pessoas deficientes. Aonde está um elevador de carga para se mudar os instrumentos de um piso para o outro? porque as clarabóias não têm inclinação e chove lá dentro? porque está tão despido de cor? as grades de protecção não protegem ninguém, os mais pequenos(não esquecendo que é uma escola) passam entre elas., se se quiser fazer um concerto no auditório exterior, como se passa um piano? as portadas não abrem o suficiente.... bem, isto tudo é um desabafo, de alguém observador... mas gosto muito de lá ir, a entrada está fenomenal, o jardim nas traseiras e o auditorio exterior muito giro, mas o que mais gosto é da muita luz natural interior.

    ResponderEliminar
  14. O prof Romeu é porreiro, é fixe, como pessoa! Tambem como saxofonista!

    ResponderEliminar
  15. gosto muito do conservatorio, pois tem pessoal muito fixe, como colegas, profs, funcionarios. gosto da minha professora de piano.

    ResponderEliminar
  16. Gostava de saber quais sao as condições ai, se se toca flauta/flautim.

    gostaria de resposta rapida...
    se quiserem dar me a resposta mandae para o email araksac@hotmail.com

    ResponderEliminar
  17. Ola sou da Régua e sempre adorei cantar, passo horas a cantar gosto muito...nunca tive foi coragem de que isso fosse publico gostava que me dessem uma informação não sei como isso funciona mas se me kiser inscrever tenho de dizer o que quero especificamente ou tem de se passar pelas várias fases.. ~

    Aguardo resposta rápida se pudessem manda-la por email:carolinapinheiro14@hotmail.com
    obrigada

    ResponderEliminar