Derrame de consciência

Mas percebi: «Ainda estou viva! Ainda estou viva e encontrei Nirvana. E se encontrei Nirvana e ainda estou viva, então toda a gente que está viva pode encontrar Nirvana». E visualizei um mundo cheio de beleza, paz, compaixão e pessoas amorosas que sabem que podem vir a este espaço sempre que quiserem. E que podiam com propósito escolher ir para o hemisfério direito ou esquerdo e encontrar este lugar. E percebi que tremendo presente esta experiência podia ser, que toque de génio isto podia ser para nos permitir viver a nossa vida.

Uma pequena pausa sobre o tema dos últimos dias, aproveitando a referência ao cérebro, para divulgar um testemunho muito belo sobre uma viagem pelo domínio da consciência. A neuro-anatomista Jill Bolte Taylor partilhou no TED a sua história de recuperação de um acidente vascular cerebral – ver My stroke of insight. O seu depoimento emotivo é também uma extraordinária observação da complexidade e dualidade do cérebro humano. Revelador e inesquecível, a sua visualização é obrigatória.
Podem também ler a transcrição original em inglês, bem como uma tradução livre em língua portuguesa publicada no blog de Bernardo Ramirez.

Jill Bolte Taylor shared her personal journey through a massive stroke in her extraordinary presentation on TED - watch My stroke of insight. Her powerful testimony is a remarkable observation on the complex duality of the brain. Revealing and truly unforgettable.

6 comentários:

  1. Que experiência extraordinária! Como ela diz, foi um "presente" que lhe permitiu analisar por dentro esta situação.
    Obrigada por nos ter trazido este caso.Nunca é demais meditar sobre a nossa fragilidade...
    Butterfly

    ResponderEliminar
  2. Pois é, o cérebro é insondável!

    ResponderEliminar
  3. fantástico. especialmente porque estas situações acontecem todos os dias, existem junto de nós, com pessoas nossas amigas e familiares.
    obrigada.

    ResponderEliminar
  4. Fico contente de me teres encontrado. Sabes que trabalho com Pedagogia Sistémica? Tem tudo que ver com a questão da educação e a sua importância.

    ResponderEliminar
  5. Pedagogia sistémica? Nunca tinha ouvido falar. Vou pesquisar :)

    ResponderEliminar
  6. No meu site poderás encontrar informação. Mas pouca porque é muito novo. Convido-te a ires a um wks no próximo dia 17 de Maio. Aí tudo fica mais claro. Podes sempre me enviar um email

    ResponderEliminar