Regresso à Escola


Image credits: Fernando Guerra.

Não era minha intenção celebrar 5 anos de actividade no blog com uma ausência tão inesperada. Alguém disse que os aniversários de blogs são tão 2004. Mas a verdade é que uma série de circunstâncias me mantiveram longe do teclado e não se trataram apenas de efeitos da gripe. Acima de tudo precisava de um pouco de espaço para reorganizar ideias sobre o que motiva a minha presença aqui.
2008 foi um ano invulgar. Durante vários meses observei o mais elevado número de visitantes alguma vez registado no blog. Diversos textos aqui publicados obtiveram bastante sucesso, tendo sido referenciados por repetidas vezes na rede. E no entanto, olhando para trás, não posso deixar de sentir que esta página foi perdendo parte do seu ponto de vista. Os blogs pessoais justificam-se pela expressão de uma voz particular, reflectindo um olhar pessoal sobre o mundo que nos rodeia. São esses os blogs que gosto de ler e definitivamente o tipo de página que gostaria de escrever também. E assim penso que tenho de refrescar um pouco as coisas. A minha agenda para 2009 é simples: escrever com mais personalidade e, se possível, com um pouco mais de estilo, passe a presunção.
Começo também a sentir que a plataforma Blogger se vai tornando demasiado restritiva para o que gostaria de fazer. Por isso penso vir a deslocar-me para um domínio diferente num futuro mais ou menos próximo. Sei que é algo de que já aqui falei e que não cumpri, mas desta vez estou a considerar seriamente uma mudança e penso dispor dos meios e do conhecimento necessários para fazê-lo como gostaria. Não se preocupem. Darei conta de eventuais mudanças durante o caminho.
Um novo ano chegou e com ele a vontade de por em marcha novas ideias e outras mais antigas. Coisas que se foram acumulando na secção de rascunhos e que agora serão trazidas à luz do dia.
Há alguns meses apresentei uma série de artigos genéricos sobre arquitectura escolar. Agora pretendo publicar uma série de projectos de escolas novas e renovadas, recentemente construídas em Portugal no âmbito de um vasto plano público para melhorar o ambiente construído das nossas instituições de ensino. Existem lições interessantes a extrair destas intervenções contemporâneas. O design de equipamentos escolares está a ser influenciado por novas ideias em busca de uma maior flexibilidade e um sentido mais comunitário de vivência e apropriação do espaço. Estas experiências são importantes, não apenas pelo seu valor individual mas por fazerem parte de um processo mais vasto de melhoria de padrões e tipologias, no estabelecimento de uma melhor prática arquitectónica num campo tão importante.
Agradeço a todos o vosso continuado apoio e interesse, desejando que apreciem este novo ano de actividade no blog. Até já!

Back to School
I had no intention of celebrating 5 years of blogging with such a strange and unannounced departure. As someone said, blog birthdays are soooo 2004 anyway. But a series of circumstances kept me away from writing and it wasn’t just the flu. Most of all, I needed some breathing space to put certain things into perspective.
2008 was an unusual year for my blog. For several months I’ve had the highest number of visitors ever registered in my blogging history. Some posts were quite successful and repeatedly referenced out on the web. And still, looking back, I can’t help feeling that it has lost some of its tone. Browsing back I often miss my own voice, and although I don’t want to do a blog about “me” I think that a personal blog is all about sustaining a particular voice in the global arena. About expressing your own take on life. Those are the blogs I like to read and most definitely the kind I want to write as well. So I think I need to refresh things a little bit. My agenda for 2009 is plain and simple: to blog with more personality and, if possible, with a bit more style.
I’m also starting to feel that the Blogger platform is becoming too narrow for what I’d like to do. So I will possibly be moving to a different domain in the near future. I know I’ve talked about it before and didn’t deliver, but this time I’m strongly considering a change and have both the tools and the know how to do it the way I want to. Don’t worry, I’ll be keeping you all posted on every step of the way.
A new year is upon us and it’s time to put things into motion with new ideas and some old ones as well. Things that have been stacking up in the drafts section and will now be brought to life.
A few months ago I’ve presented a series of generic posts about school architecture – in Portuguese only, sorry about that. Now I intend to publish a series of projects of new and renovated schools, recently built here in Portugal as part of a wide public plan to improve the built environment of our teaching institutions. There are some interesting lessons to be learned from these contemporary interventions. School design is being impacted by new ideas towards flexibility and a more communitarian appropriation of space. These experiences are important not only for their individual value but as part a wider process for the advancement of patterns and typologies and the establishment of better architectural practices in such an important area.
I hope you all enjoy this new year of blogging activity and would like to thank you for your continued interest and support. Enjoy!

11 comentários:

  1. Caríssimo,
    nunca aqui disse nada, mas vou lendo. Vim só deixar uma sugestão para a mudança vindoura: o WordPress é talvez uma das alternativas mais "badaladas", mas considere também o MovableType. Caso esteja interessado, posso facultar uma melhor descrição desta última plataforma.

    ResponderEliminar
  2. Obrigado pela dica. Tenho vindo a considerar o WordPress como o suporte ideal para levar o blog para o próximo nível. Mas esta é a hora de estudar todas as opções. Vou ver o MovableType com mais atenção antes de tomar uma decisão final.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  3. Somos visitantes diários do seu blog.
    E sim, concordamos que ele se deveria tornar ainda mais pessoal.
    Portanto, bom trabalho e bom 2009, que nós continuaremos a voltar.

    100 Planos Arquitectura
    Vila de Conde

    ResponderEliminar
  4. Caro Daniel,
    Também sou daquelas que segue o blog há uns 3 anos, e que nunca deixou comentários.
    É no entanto inspirador e revelador de muito boas referências, por isso qualquer mudança que faça, espero que continue a partilhá-lo pela world wide web, doutra forma será difícil para alguns (desertados) continuarem a segui-lo.
    Os melhores votos.

    ResponderEliminar
  5. Conhecemos o seu blog a pouco tempo e logo nos interessamos.
    Bons textos.
    Infelizmente com um tempo começamos(digo nós pessoas) a ser racionais demais e esquecemos um pouco a individualidade.
    Espero acompanhar essa volta e busca pelo essencial, e espero que você nos acompanhe.

    Por enquanto mostrar essa visão ímpar tem dado muita repercussão aqui no estúdio11.


    Abraços
    Boa sorte.

    ResponderEliminar
  6. Só para dizer que eu sou um desses visitantes que passam diariamente por aqui. Gosto.

    ResponderEliminar
  7. "E no entanto, olhando para trás, não posso deixar de sentir que esta página foi perdendo parte do seu ponto de vista. Os blogs pessoais justificam-se pela expressão de uma voz particular, reflectindo um olhar pessoal sobre o mundo que nos rodeia."
    Eu já tenho pensado sobre isso e hoje considero inevitável. No Sargaçal perdi há muito tempo aquela descontracção de estar a escrever para mim. E não consigo evitar o ler e rever, emendar, censurar (nem é no mau sentido)...

    "A minha agenda para 2009 é simples: escrever com mais personalidade e, se possível, com um pouco mais de estilo, passe a presunção."
    Pergunto se será possível fazer isso conscientemente. Isto, se esta "personalidade" se refere à "voz particular" (porque personalidade não falta ao BA).

    Sobre a mudança: Continuo no WordPress e curiosamente a minha primeira plataforma foi o Movable Type. Mas escuso de te dizer -- cuidado com o WP, aquilo é um ninho de pirataria e buracos de segurança. Estou na lista negra do Technorati há meio ano no mínimo e o cache Google ainda tem 1600 páginas Sargaçal/Viagra. Fora isso está num estado muito avançado e tem plugins para tudo.
    Se quiseres ser vanguardista há o Habari (julgo que do autor do Kubrik).

    Comecei um blogue novo (jardinagem.org) e retirei tudo o que não considerei essencial -- parece ser a direcção contrária que queres tomar :) . JRF

    ResponderEliminar
  8. José,
    sou leitor da Quinta do Sargaçal há muito tempo, como sabes, e acho que te compreendo bem. Eu também tenho hoje muito mais trabalho editorial, por assim dizer, do que no início.
    Sobre a mudança, acompanhei o teu drama e levantou-me alguns receios que não tinha quanto ao Wordpress. Mas para já continua a ser a minha aposta para o futuro. Adorava experimentar o Habari mas parece-me ainda coisa para tipos mais "barras" em programação.
    De qualquer modo, em relação ao WP, não conto "complexificar" o blogue. Na verdade, o objectivo é transmitir exactamente o oposto. A ideia é manter um blogue que se parece um blogue. Com interface blogue. Não fazer de conta que isto agora mais parece uma revista online ou outra coisa qualquer. Não tenho staff e não vale a pena simular uma coisa assim, cheia de secções e categorias, se depois não se vai ter bagagem para preencher a página.
    O que se pretende é um aspecto mais limpo e minimal, e uma melhor organização de conteúdos complementares. Já não faz sentido (como em 2004,5) ter uma lista de arquitectos portugueses no blogroll. Naquele tempo não existiam directórios de páginas de ateliers, isto era uma coisa única. Hoje não. É possível encontrar esta informação - se calhar mais completa até - noutros sítios. Este tipo de conteúdos pode assim passar a ter uma página autónoma, com outras potencialidades de apresentação e organização, integrada no blogue como um todo mas sem sobrecarregar a página blogue propriamente dita.
    E outros pequenos pormenores que como sabes podem melhorar muito a navegação de conteúdos. O caminho vai ser por aí.
    Obrigado pela visita. Já tinha dado uma saltada ao Jardinagem.org e contava vir a destacar por aqui. Para breve, prometo.
    Abraço

    ResponderEliminar
  9. Outra coisa, que me esqueci.
    A questão bilíngue também é um dos problemas principais de interface que sinto por aqui. Uma das maiores crises interiores que tenho com o meu blogue. Adoptei este formato "por defeito", assumindo a imperfeição de design e "usabilidade" da coisa. Ainda não encontrei uma solução final para o problema (nas minhas investidas de estudo em Wordpress) mas hei-de descobrir qualquer coisita melhor...
    :)

    ResponderEliminar
  10. De qualquer modo, em relação ao WP, não conto "complexificar" o blogue. Na verdade, o objectivo é transmitir exactamente o oposto.
    Ah, ok. É o que eu penso então, embora tenha levado isso um bocado ao extremo no jardinagem.org.

    Não fazer de conta que isto agora mais parece uma revista online ou outra coisa qualquer.
    Eu tenho um fraquinho por revistas :) . Uma coisa que tenho notado no Sargaçal é a minha total indisciplina -- o que até é bom num blogue. Mas o problema é que me anda a custar encontrar coisas que escrevi praticamente como notas para mim. Começamos com um ou dois textozinhos e de repente temos 2.000... Acho que tem de ser uma preocupação quando se remodela. Porque se o meio tem uma vantagem sobre os tradicionais, é o conteúdo estar teoricamente sempre disponível.

    Tudo nos blogues resulta dentro de limites... O blogroll a partir de uma quantidade é um peso morto; os comentários são agradáveis, se não forem várias dezenas ou centenas (ninguém lê); os próprios textos, muito mais de 500 palavras e é pedir muito à maioria dos visitantes...

    O bilingue está difícil de resolver. Eu acho que não resulta -- neste caso, principalmente para os leitores do segundo idioma... E em duas colunas lado a lado? Talvez resulte. JRF

    ResponderEliminar
  11. parabéns pelos 5 anos daniel! e tanta volta que este mundo já deu.

    a "profissionalização" de um blogue é algo bastante emocionante e tem sido bastante interessante acompanhar o teu trajecto e o do "barriga".

    mas eu também sinto algumas saudades do blog mais pessoal e confessional mas deve ser bastante difícil lidar com isso e centenas de visitas diárias!

    não tenho conselhos WP ou MT mas seja q plataforma uses que corra tudo bem e a barriga não apanhe "viroses".

    qto ao bilingue, por mim era só "umlingue" e era inglês. na língua n só nada nacionalista e na internet todos devíamos falar inglês, como uma verdadeira comunidade. bom, até parece que eu o faço mas tb não há assim tanto estrangeiro atrás de mim ;)

    ResponderEliminar