O estranho caso de Salvador Sobral




Alguém que começa e acaba o dia com uma máquina ligada ao coração. Com data marcada para uma operação que decidirá a vida inteira e onde, mesmo que tudo corra bem, não deixará de prevalecer a incerteza de tudo o que virá depois. Presumo que lhe reste uma de duas atitudes: ou se entrega à depressão ou brinca com tudo isto.

O Salvador parece ter escolhido a segunda opção. Estranha ironia que o reconhecimento do público, a celebridade e a fama sejam o destino desejado de quase todos os artistas, ou de todos nós. E ei-lo chegado tão jovem a esse lugar raras vezes atingido com a lucidez implacável que não deixa de assinalar o metrónomo que lhe auxilia o bater do coração.

Que estranho e mágico lugar deve ser a vida do Salvador Sobral. Que estranho lugar será esse, onde os dias mais felizes da tua vida podem ser também os piores dias da tua vida. Antes de brincar com a sua frágil humanidade cantava as palavras da Joni Mitchell, que estás no meu sangue como vinho sagrado, tão amargo, tão doce.

Hão-de existir sempre aqueles que estão prontos a ceifar os artistas num momento de vulnerabilidade. Não percebem que os artistas são aqueles que oferecem sempre o que têm de mais frágil, aquilo que todos os outros, todos nós, escondemos do mundo. Venham de lá as hordas indignadas, venham de lá com os vossos escândalos. São a espuma de coisa nenhuma.

O mar é lá longe.

194 comentários:

  1. Respostas
    1. Para mim só falhou numa coisa:ter pedido desculpa.Ninguém tem de lhe desculpar absolutamente nada. Ainda por cima aquilo que disse é a verdade das verdades

      Eliminar
    2. Concordo totalmente! A polemica gerou-se por caus do pedido de desculpa. Se ele n o tivesse feito já ng se lembrari

      Eliminar
    3. Salvador é aquilo que Portugal precisa, como diz o tocador de clarinete e realizador de cinema : Para acabar de vez com a Cultura. Mesquinha, interesseira e sem futuro histórico

      Eliminar
  2. Muito interessante o seu ponto de vista, que retrata muito bem a hipocrisia reinante. Há muita gente que não vê, ou não quer ver, para além do seu umbigo. Mais parecendo que andam cá unicamente a ver "passar os comboios". Obrigado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Essa conversa nhé nhé nhé de Calimero do Côro também é um bocadinho chata. Deixe lá as pessoas em paz. Se cada um vivesse ocupado na sua própria felicidade, não teria tempo para se preocupar com a maneira como os outros vêem o mundo. Não aceito sermões moralistas. Cada um vive no seu mundo. Deixemos. Paz.
      Francisco

      Eliminar
    2. Tanta coisa realmente vergonhosa e um Miúdo que merece respeito e a quem deveríamos todos dar palavras de força... Acima de tudo pela sua fragilidade no seu problema de saúde mas também porque nos elevou como portugueses e nação pelo mundo... Não... Na primeira estamos a condenar a apontar o dedo... Será que não entendem... O Salvador é HUMANO errar não é crime... Ser tal como é não é para todos.. O que o torna na minha opinião único e especial. Força Salvador não mudes <3

      Eliminar
    3. O salvador realmente não teve um momento muito brilhante quando se expressou de uma maneira menos correta mas se pensarmos um pouco...quem não tem às vezes saídas menos boas...que depois de o dizermos ficamos desiludidos com nós próprios...mas situações como estas aconteceram na televisão em galas tão importantes como esta com muitas celebridades presentes...Se fosse o Herman José que pisou tanto na bola e que fez coisas que nem ao diabo lembra...Não ficava tão mal visto mas como é uma pessoa que está a começar a sua carreira televisiva com sucesso já querem estragar a vida ao rapaz...Por favor sejam mais razoáveis e não se metam na vida dos outros...que a nossa já dá bem que fazer...quem não erra que atire a primeira pedra...

      Eliminar
    4. Há uma desumanidade flagrante neste mundo e Portugal, está envolvido. Trouxe um lugar motivador para o País, é um rapaz com uma doença que outro, nem sequer aceitava o desafio e entregava-se ao desespero...
      Mas aí estão as críticas por um deslize sem importância e os algozes a caírem em cima esfomeados por um bota abaixo.
      Realmente, nós os Portugueses, marcados com uma sensibilidade diferente....Temos muita merda entre nós!
      É um garoto caramba! Que fez demais? Disse uma gracinha para os abutres invejosos aproveitarem...
      Vão-se catar !
      Força Salvador, que o principal que é a tua saúde seja passageira e possas usufruir de muitos anos de vida saudável.
      O resto.....
      O resto.....
      Os cães ladram e a caravana passa.

      Eliminar
    5. Força Salvador ,digam lá o que disserem mas ninguem conseguiu o feito dele e tão novo todo mundo sabe agora que PORTUGAL está no mapa ,saiu-lhe uma coisa menos boa mas digam lá que não se riram?

      Eliminar
    6. É um grande artista.... Gosto imenso das suas músicas..... Parabéns!!!!

      Eliminar
    7. Por muito mal que ele possa estar e acredito que esteja, aquilo que ele disse não tem a ver com um momento de fraqueza, mas sim aquilo que ele pensa daqueles que o idolatrizam/idolatrizavam.

      Eliminar
    8. seria bom estas palavras chegarem e falarem de sentimentos bons a quem aproveitou o deslize para manifestar alto, mas sem som; Eu nunca gostei dele...Pobres medíocres os que não dizem, porque não podem---eu sou melhor do que ele!!!

      Eliminar
    9. Muita gente parte do princípio de que o Salvador errou. Eu acho que ele não errou. Seria como dizer que o puto errou ao ver o rei nu.

      Eliminar
    10. Nao mudes salvador,obrigada pela coragem, antes infeliz na brincadeira ,que fazelo em publico

      Eliminar
    11. Pois mas ele está nem aí para os que falam bem e menos para os que falam mal por isso deixem o homem em paz ele fez coisas boas mas agora só tem dito cagadas

      Eliminar
  3. Força salvador. a voz e a interpretação é um encanto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amigo, Salvador Sobral
      Deus quando criou o homen, fê-lo á sua semelhança...infelizmente o homem errou...cômo tôdos nós erramos...ninguem é perfeito nêste mundo...ninguém tem direito a julgar ninguém...
      Eu, aqui da Africa do Sul, admiro muito a sua força e coragem...aceitar o que a vida lhe dá de momento...aceitar as opções e seguir em frente. Custe o que custar. Mas a vida infelizmente é assim...que Deus o jude a alcançar a sua Saude, Paz, amôr e tôdos os seus deseijos concretizados.
      Boa sorte Salvador Sobral.


      Eliminar
  4. Respostas
    1. Está tudo muito certo. Contudo castelos muito mais altos cairam e um pouco de humildade não lhe fazia mal nenhum

      Eliminar
    2. Concordo. A humildade e o respeito.

      Eliminar
    3. Adorei ler o texto, talvez ele mostre um humor ingenuo mas é como o sente, e temos que aprender devagarinho a respeitar. Obrigada pela canção que deu prestígio a Portugal

      Eliminar
    4. Concordo plenamente com o autor do texto.

      Eliminar
    5. Nunca a falta de respeito fez bem à saúde, se todos os que estão doentes começassem a falar como o Salvador, imaginem como seria !!!!!Ninguém lhe tira o mérito, mas por favor respeita os outros se queres ser tespeitado

      Eliminar
    6. O texto é muito esclarecedor desconhecia alguns aspetos da vida pessoal dele. Vamos deixa-lo cantar, criar enfim ser ele enquanto poder ser
      Ha muitos que andam por aí bem piores.

      Eliminar
    7. Compreendo e concordo! Salvador é um menino de quem eu gosto muito, desde o primeiro momento em que o ouvi! Mas... não deve ser fácil lidar com uma doença seja ela qual for e portarmo-nos como se nada fosse!
      Mas... mais um mas, quando nos é exigido esse esforço, ao menos que seja mais ou menos perfeito! Muita força e firmeza, Salvados!

      Eliminar
    8. A doença infelizmente não tira a falta de educação desejo que tudo lhe corra pelo melhor.

      Eliminar
    9. O texto é bastante conciso e esclarecedor. Não podia estar mais de acordo com o seu autor

      Eliminar
    10. Só posso dizer uma coisa: obrigada por lembrar e elucidar... Ao salvador Sobral, só me resta desejar que tudo corra bem... dizer que Acredito que tudo vai correr Bem!

      Eliminar
    11. Grande Salvador Sobral, artista (músico) de corpo e alma e, apesar de tudo, sempre humilde, mas não se inibindo de dizer o que lhe vai na alma!

      Eliminar
    12. Obrigada pelo texto! Coragem, Salvador!

      Eliminar
  5. Subscrevo as suas palavras.
    Adorei ler o texto!

    ResponderEliminar
  6. Muito bem! Pena nem todos pensarem assim...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se todos pensassem assim estaríamos no 1984 de Orwell.

      Eliminar
    2. Se todas as pessoas que se encontram em situação de doença desatassem a dizer barbaridades..... trata-se, não do palavrão,que nem o é... mas de indelevelmente chamar estúpidos a todos os que o aplaudem!!!

      Eliminar
    3. Concordo em 1.000% contigo, a doença ñ pode justificar tudo,este pessoal que aplaude a arrogância devia ir ao IPO, imaginem aquela gente toda no limite da vida a asneiras por onde passa.

      Eliminar
    4. E verdade. Eu sei o k e...

      Eliminar
    5. Respeito pelo outro.

      Eliminar
    6. Ele pode dizer tudo o que quiser desde que respeite as pessoas principalmente num evento em que a dor predominava

      Eliminar
    7. Muito bom este ponto de vista!

      Eliminar
    8. Mais uma vez ás pessos não compreendem porque falam de cor, não estavam la. Quem não o respeitou foi o público e desengane-se quem acha que quem está doente, em algum momento, no culminar da dor ou da depressão ou da tristeza não diz poucas e boas mesmo aos profissionais de saúde que nestes casos, pelo menos a meu ver têm que ser muito profissionais e saber que aquela raiva e dor não são dirigidas a eles mas a doença e reagir com amor e compaixão e não com crítica ou ma educação. Isso se chama sermos profissionais. Mas o Salvador não estava com raiva ou se estava dominou-se!

      Eliminar
    9. Apenas um reparo: está a chamar bruto ao povo que o aplaude, como se os seus congéneres (ou ele acha-se de uma estirpe superior?!) fossem destituídos de sensibilidade estética, cultural ... ou qualquer pingo de bom senso. "Dar pérolas a porcos", é isso que parece ter sido transmitido pelo ilustre vocalista!

      Eliminar
    10. Ele não acha que está a dar pérolas a porcos! Mas, sem querer ofender, eu, já tenho as minhas dúvidas...É versade que nem toda a gente está preparada para entender o Salvador!! E,pior que isso, é ver tanta raiva e veneno contra um míudo bom, que é um grande talento sim senhor!!
      Gosto do Salvador sem "filtro" porque é das poucas pessoas que pode ser assim sem ofender ninguém. Tenho idade para ser mãe dele e, teria o maior orgulho se o fosse. Adorei o texto da Margarida! Um grande beijinho para o Salvador
      e...só espero que continue assim exactamente como
      ele É!!!!!

      Eliminar
    11. O Salvador é espetacular! Continua como és! Espero que fiques bem de saúde! Força

      Eliminar
    12. A doença não justifica a falta de educação de quem o aplaude.

      Eliminar
    13. Salvador desejo-he boa sorte

      Eliminar
  7. Pois isto é pior que no tempo da " Inquisição ". ☹

    ResponderEliminar
  8. Quando se sobe um pouco mais do que a fasquia "permitida" há sempre aqueles que esperam a queda. Ou antes, como disse A. Lucas Coelho: o prazer de ver alguém cair transforma os homens em alcateia.

    ResponderEliminar
  9. Não o conhecia nem sabia quem era, com a sua voz conquistou uma nação. Parabéns, Salvador pelo teu humor e quem não te entender que se dane!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, Salvador. Que não te entender, que se dane! Abraço e muita coragem!

      Eliminar
    2. Força! Salvador Sobral... Ès um talento nacional... orgulha te daquilo que ès e conquistast... È mais fácil julgar o que tentar entender... Tudo de bom e continuaçao de sucesso.

      Eliminar
    3. A educação é o respeito pelo próximo nunca são em demasia.
      Nem tudo justifica tudo!
      Há que ter tento na língua...

      Eliminar
    4. Adoro a canção, adoro a tua voz Salvador Sobral,e concordo também que vás pela segunda opção de levar a vida a brincar, pois no teu caso, será muitíssimo bom,só não concordo com o tipo de linguagem amigo . Não foi muito apropriado! Tens que fazer um esforço e trabalhar essa parte. Saber brincar e o momento! Tirando isso, és o maior!Beijinhos e continua deliciando-nos com a tua voz e o teu talento.

      Eliminar
    5. Adoro a canção! Adoro a tua voz!No entanto, acho que não foi a brincadeira adequada à ocasião Salvador Sobral! Concordo plenamente que tenhas escolhido a segunda opção, mas acho que tens que trabalhar ainda essa parte amigo. A tua vida não é fácil e por isso aproveita-a bem.Beijinhos e muita força!

      Eliminar
    6. Concordo totalmente! Dizer tudo o que nos vem à cabeça perde se uma grande parte de racionalidade.

      Eliminar
  10. Gosto do SALVADOR, e gostei muito do que escreveu. Obrigada Salvador por a tua música e por seres quem és :-)

    ResponderEliminar
  11. Perfeito. Curto e objectivo. É isto.

    ResponderEliminar
  12. SALVADOR SOBRAL ai dar alguns concertos
    O Salvador disse uma frase que, num outro tipo de espectáculo, era aceite com algum humor...
    Neste espectáculo de apoio não caiu bem. Mas o Salvador foi humilde, pediu desculpa aos portugueses, ao público.
    Porém, este episódio não lhe retirou o seu nível como artista. Ele venceu um Festival que Portugal nunca tinha ganho. Ele mostrou-se sempre um homem simples e humilde. Todos o aplaudiram.
    Um mês atrás Portugal teve três situações que nos levaram "além mar".
    Mas o português é assim, todas as boas qualidades caem com uma crítica. Não se perdoa... arrasa-se!
    Recusa-se a assistir a um espectáculo de um artista que venceu e que escolheu ir, por ...um peido! Um peido que nem odor teve...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tem problema de saúde... Ganhou é verdade... merece respeito.... mas uma coisa não justifica a outra e deve dar-se ao respeito!

      Eliminar
  13. Respostas
    1. Força Salvador adoro-te. Deixa os hipócritas falar, tu és maravilhoso e continua a seres tu mesmo.

      Eliminar
    2. Os cães ladram e a caravana passa ! ! ! !

      Eliminar
  14. É que nem sequer peido houve , só dele falar com a inocência de quem pensa que está entre os seus , arranha os ouvidos de quem muitas vezes é capaz das palavras e ações capazes de ferir e matar ...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esse é o problema! Um público que nem sabe avaliar o que critica e que é rápido a emitir opiniões descontextualizadas!

      Eliminar
  15. Gostei bastante do texto. Força Salvador Sobral, vieste dar um ar fresco a este Portugal dos pequeninos, gosto da tua simplicidade, até digo desde que começaste nos " Ídolos " Força e grande abraço e muita saúde.

    ResponderEliminar
  16. Força Salvador!
    A minha admiração por ti enquanto generosa e simpática pessoa e extraordinário artista que és!

    ResponderEliminar
  17. O vernáculo não está em causa, o que está em causa foi o que o SS fez com ele, foi chamar de imbecis a quem o estava a aplaudir. "Faça eu o que fizer, até posso dar um peido e vocês continuam a aplaudir". Eu não me revejo nas pessoas que o bajulam e que o aplaudem por tudo e por nada, mesmo que ele desse um peido, portanto nunca seria um desses naquele pavilhão, mas entendo que o puto os maltratou. Provavelmente até merecem ser tratados dessa forma. Bem hajas Salvador, peida-te com força para quem te está a aplaudir, eles gostam e têm muitos advogados de defesa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. eheheheh... é isso, nem mais, já somos dois... ou muitos, quiçá!!!. Está tudo dito. :)

      Eliminar
    2. A carapuça só ser a quem a enfiar...

      Eliminar
    3. A frase acima está mal interpretada e o não foi assim exactamente, não foi "Faça eu o que fizer, até posso dar um peido e vocês continuam a aplaudir". Mas sim; "Sinto que vocês aplaudem tudo que eu faço. Um dia destes vou dar um peido a ver o que acontece...", este "ver o que acontece..." faz toda a diferença no senrido de humor com que se poderá encarar a situação e depois misturar a brincadeira com a ideia de um espectáculo de dor, é muito portugûês, era um espectáculo que apesar do objectivo se queria alegre e esperançoso. Quando muito poderemos não gostar da palavra proferida, mas aprender a respeitar alguém que é diferente e genuíno e falou como se estivesse entre amigos. Pediu desculpa, ponto final.

      Eliminar
    4. Para mim atentado à inteligência e vernáculo é a Maria Leal sequer pisar um palco,com aquela figura ridícula. isso sim é ser maltratado e ainda aplaudem.Prefiro as piadas parvas do Salvador que está se "cagando"para a hipocrisia de muitos.Todos tem muita maledicência é mais fácil dizer mal em Portugal do que dizer bem ,
      mas depois há os Zes Cabras e Marias Leal Sentido de humor também não é para todos.

      Eliminar
    5. Obrigada Salvador por existires e nos transmitires músicas tão melodiosas como as tuas. Sê feliz e ultrapassa com todas as tuas forças o teu problema de saúde, para estares sempre junto a nós. Ma. Helena Varela

      Eliminar
  18. Também sou daquelas que adoro ouvir o Salvador. Não obstante todos os reveses da sua vida (e não deve ser nada fácil), admito que o "menino" escusava de cair na tentação de ser malcriado e demasiado irreverente para quem quer e merece ter uma carreira brilhante de músico quiçá compositor. (Não havia necessidade). Desejo-lhe a melhor sorte na sua vida profissional e que a sua saúde se restabeleça rapidamente.

    ResponderEliminar
  19. Não se pode cantar "Amar pelos dois" para um público de
    "Vem cheirar meu bacalhau"

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi aí que a enxurrada... fez transbordar o copo. Assim, como alguns comentários tão moralistas aqui deixados.
      Talvez daqui a um século, as ARTES, em portugal... sejam respeitadas e com os seus créditos reconhecidos.
      Tudo o que é diferente, assusta.
      Salvador Sobral... Continua a seres como és... nós te amamos.
      E quem se manifesta desajustadamente acha que o Salvador precisa de usar a sua doença para se desculpar?? Ele é superior a esses julgamentos com cheiro de bacalhau...
      Obrigada pelo seu belo texto.

      Eliminar
  20. Respostas
    1. Gosto muito do Salvador: da sua autenticidade; da sua música; das suas interpretações! Gosto muito, até ao pormenor, de tudo o que escreveu.

      Eliminar
  21. Belo texto. Lúcido e claro. Traduzo o "peido" como rebeldia própria da idade e de um sentido expressivo de "anti-vedeta".

    ResponderEliminar
  22. Aos anos que não te lia! 💘 o mar é lá longe. beijo

    ResponderEliminar
  23. Que palavras tão bonitas e tão certas. Nada como a poesia para nos explicar as coisas da vida.

    ResponderEliminar
  24. Só posso dizer, que o povo português em muitos gostam de serem chamados de estúpidos e aplaudem, a fama leva muita gente a aceitar tudo, como eu não sigo a maioria que vai com as outras, repudio o rapaz,a mãe dele deve mesmo estar orgulhosa.

    ResponderEliminar
  25. Obrigado a todos pelos comentários.

    Este texto foi inicialmente publicado no Facebook. Como estava a ter boas reacções resolvi partilhá-lo também aqui no blogue. Confesso que não esperava esta enxurrada de comentários, ainda para mais porque contava recomeçar a escrever por aqui sem grande alarido. Parece que esse plano já era... :)

    Sobre os comentários mais discordantes gostava de partilhar alguns pensamentos que me têm ocorrido.

    Ao contrário do que vos possa parecer, nada neste texto é uma defesa da atitude (irreflectida e tola) que o Salvador Sobral teve no concerto da passada terça-feira. Sobre esse episódio fico a imaginar a Luísa Sobral a pensar que o filho bebé lhe dá muito menos trabalho do que o irmão. Se o talento musical ficou bem distribuído entre os dois, o juízo foi todo para ela. E invento na minha cabeça o ralhete que ela lhe deu ao telefone: "Mas tu és maluco?! Foste dizer uma coisa daquelas?...".
    E o Salvador lá veio fazer aquele pedido de desculpas público, a mando da irmã...

    Ou talvez não tenha sido nada disto. Mas a verdade é que nada disso interessa. Este texto é apenas sobre isso. Sobre alguém que vive uma condição invulgar, que atingiu o estrelato e a fama, sem que isso lhe suba à cabeça porque tem uma âncora no coração.

    Não quer dizer que ele seja a única pessoa no mundo a viver uma condição adversa, ou que isso lhe sirva de desculpa para fazer todos os disparates. Pode até ser legitimamente criticado por isso. Mas neste tempo irreflectido e tóxico das redes sociais, podemos assistir ao modo como esses momentos se tornam fogueiras inquisitoriais onde alguns tanto se divertem a ver arder.

    Alguns ofendem-se com o improviso irreflectido do Salvador. Pois a mim parece-me aquele ódio bem mais grave, perturbador e chocante, e bem mais merecedor da nossa resistência colectiva.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se o primeiro texto era bom... Este é melhor. Obrigada por ter a mente aberta e sã e por partilhar connosco. Ainda não teci qualquer comentário acerca do que aconteceu pois via-o apenas como um momento irrefletido, tão comum entre os mortais. O que despoletou é que é estranho.... Tantas pessoas TÃO BOAS e de coração gigante que até contribuíram para ajudar as vítimas dos fogos... Mas a seguir trucidam um jovem por causa de um flato que nem houve, ou pelo que disse desrespeitador. Mas o coração dessas TÃO BOAS pessoas não deveria ser o mesmo???

      Eliminar
    2. meu DEUS transformaram uma causa que o unico objetivo era as vitimas do incendio num lavar de roupa suja só porque um miudo resolveu fazer uma birra porque não ouviram em silencio total o que ele cantou e foi dizer que se desse um trac tb o aplaudiam,olha que bem,que belo titulo dava para a próxima canção.....O PEIDO DO SALVADOR...força puto vais ver que tb irá ser um sucesso.Aos outros,,tenham juizo e preocupem-se antes para onde foi o dinheiro que ERA para as vitimas do incendio e pelos vistos levou outro rumo.

      Eliminar
    3. Identifico-me completamente com o que diz!

      Eliminar
    4. No momento o que pensei foi: o Salvador estava com um improviso fabuloso, porque o interromperam com as palmas???!!! e fiquei chateada, incomodada, queria mesmo era continuar a ouvi-lo. Quando me contaram que havia muitos comentários sobre este assunto e mal dizê-lo, achei disparatado!!! Percebo que se irrita-se no momento, mas não o considero nem mal educado nem que tivesse faltado ao respeito às vitimas, que absurdo!!!! É desbocado, sim, mas disse uma verdade. Por mim, ao ouvir boa música, ou seja, música (ao resto que não seja boa música, chamo de barulho) que se batam palmas sem som, só o gesto, para que não se incomode quem quer ouvir e os próprios artistas. Fantástico artista, com um fantástico coração, também! Que a sua saúde melhore rapidamente. Bjns

      Eliminar
  26. Bravo! Que bem escrito e sentido. Concordo inteirinha com tudo!

    ResponderEliminar
  27. Doenca nao justifica ma educação. Foi um puto parvo totalmente inoportuno. Se nao gosta de público dedique-se a pesca...

    ResponderEliminar
  28. Doenca não justifica ma educação. Se calhar devia de ir ao ipo ver o k e sofrimento e perceber que o mundo e cruel ja o suficiente. Se nao gosta de público está na profissão errada. Dedique-se a pesca que e uma atividade solitária e igualmente nobre.

    ResponderEliminar
  29. Salvador nunca deixe de sêr quem é. É um grande artista e um exemplo ao Mundo, para quem vive uma vida de risco. O seu povo não o merece.... Por esse motivo aí vái o grande PEIDO para o povo português que nada mais sabem fazer.

    ResponderEliminar
  30. Absolutamente de acordo. Passa da genialidade a proscrito por causa de um inofensivo peido qie nem chegou a dar. A hipocrisia so ser humano não oara de me surpreender. Muito bom texto.

    ResponderEliminar
  31. Gostei, "SE" alguma coisa tivesse que criticar ao Salvador seria o ter sugerido, neste evento especifico, que daria, por não soltá-lo?
    Salvador nunca percas a tua espontaneidade, quem muito pensa, apenas diz o que os outros quem ouvir.

    ResponderEliminar
  32. Grande totó, isso sim!

    ResponderEliminar
  33. Isso, desculpem-no! É só um menino, não é? Haja paciência!!!

    ResponderEliminar
  34. Não! o mar não é lá longe, o mar é aqui tão perto e o Salvador não pode esquivar se assim tão fácil!!! se ele gosta de mostrar a sua diferença faça o em todos os níveis e sentidos!!!!

    ResponderEliminar
  35. Concordo por inteiro , obrigado

    ResponderEliminar
  36. Ah!... Não é que, de todos os comentários, este foi o que mais gostei? É verdade que muitas pessoas não entendem o sentido de humor do Salvador nem a dimensão em que ele vive. Ponham-se no lugar dele ao menos uma vez, tentem, e imaginem como será um jovem de 27 anos com o problema de saúde que ele tem, os seus projectos, os seus sonhos... e não saber bem como será o futuro! Claro que ninguém sabe qual será o seu futuro nem quer saber, mas quando se tem 27 anos quer-se que esse futuro seja algo que se vai atingir mais tarde, muito mais tarde e com saúde, e alegria e descontração. Mais palavra, menos palavra vulgar, o Salvador é o Salvador, as suas palavras têm mais profundidade que a maioria das que compõem os comentários que eu aqui li. Deixem-se de moralismos absurdos e cínicos e apreciem a voz, o talento e a personalidade deste jovem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A sinceridade humildade incomoda a muitos.

      Eliminar
    2. "Moralismos absurdos e cínicos"- sem dúvida!
      Atrás de um ecrã também eu sou perfeita e puritana.
      Por favor, sejam e deixem ser.
      Obrigada pelo seu texto.

      Eliminar
  37. Não têm mais nada que falar este povo.....cambada de hipócritas e puritanos .....Adoram pegar fogo ao circo ;)

    ResponderEliminar
  38. É perfeitamente normal sair um comentário daquele gênero seja da boca do salvador seja da boca de qualquer artista, quando os aplausos abusivos da parte do publico se tornam sinfonia a cada palavra ou a cada tecla de piano, tornando o espetaculo quase surdo na voz do artista. Dai o humor crítico.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. aplausos abusivos por parte do público, exactamente o que acho e comentei mais acima! É difícil entender??? Parece que sim...

      Eliminar
  39. Gostei muito do texto. Salvador conseguiu um feito, honrou Portugal e é motivo de orgulho para os Portugueses. O dito foi pouco feliz, mas a tempestade num copo de água que se lhe seguiu foi completamente desproporcionada e despropositada.

    ResponderEliminar
  40. Dizer pedido em frente a milhões de espetadores é de ilustres representantes do nosso país... o meu avô diria que no mínimo é de mau gosto. Mas quem sou eu.

    ResponderEliminar
  41. Graças por uma pessoa lúcida! Finalmente!

    ResponderEliminar
  42. Eu tenho um problema de saúde mortal e nem por isso sou rude com as pessoas.

    Teve, reconheçamos, o bom senso de pedir desculpa e fez muito bem.

    Esperemos que recupere a saúde e tenha uma vida normal o mais possível.

    ResponderEliminar
  43. O Salvador é jovem, é genuíno, é humilde sim, usou de humor, não foi ofensivo para alguém em específico, apenas foi brincalhão, vejam que até nas suas interpretações musicais ele usa de muita sensibilidade, como eu gostaria de ver o povo deste país menos crítico, sim porque a critica que se houve é totalmente destituída de fundamento. Todavia muitos nas circunstâncias do Salvador ao nível do estado da sua saúde em vez de humor usam de raiva, não pretendo usar desculpas, o Salvador não é um coitadinho, é um jovem inteligente que revela o seu talento, tomara que a sua patologia seja ultrapassada com êxito e que daqui a alguns anos ele seja recordado por sua veia artística e por esta polémica grosseira, na verdade quando se quer mal dizer tudo é motivo nem que seja por uma piada, ilustres todos podemos ser, bem intencionados é que está visto que não.

    ResponderEliminar
  44. Sem dúvida que o Salvador Sobral é "um pássaro livre", que nos encantou a todos com a sua belíssima canção, que nos deixou a todos orgulhosos com um primeiro lugar mais do que merecido.... tudo isso é verdade, mas,há que reconhecer que foi muito inoportuno, pelo público e pela causa em si, foi descabido! Acredito sinceramente que não o tenha dito por mal, apenas abriu a boca e saiu... mas, tem que crescer, tem que perceber que ser-se assim tão directo, por vezes significa arrogância e falta de respeito ao próximo, tal como ele gostará que o respeitem, também ele terá que aprender a "dominar-se", mal de nós, mal de todos os outros artistas que tivessem atitudes semelhantes, sim, porque não é a primeira vez que o jovem dá respostas pouco responsáveis.... até a cena do preservativo, enfim.... coisas de jovem, que não pensa, não pensa... mas desejo-lhe muita saúde e que tudo corra pelo melhor....desculpem a minha opinião, é o que é e vale o que vale....

    ResponderEliminar
  45. Se por acaso o salvador morresse agora, infelizmente o seu problema é mesmo um grande problema, todas as pessoas que aqui " têm ofendido" o rapaz iriam sentir o que? Provavelmente algum arrependimento pelo que disseram caindo na real e pensarem, já com saudades do salvador que o dito peido afinal foi mesmo algo inofensivo e sem uma leitura tão depressiativa.
    Para meditarmos todos um pouco

    ResponderEliminar
  46. A educação é melhor que a fama

    ResponderEliminar
  47. Vivam e deixem viver, a mesquinhes do desporto Nacional a inveja...
    Foi um pouco infeliz, mas nós também o somos. Será necessário crucificar?...
    Com a minha idade já vi e ouvi coisas bem piores de pessoas que para mim seria impensável.
    Sê Feliz e aproveita todos os momentos porque são únicos... Quem nunca errou que atire a primeira. É pedras. É fácil criticar, e todos nós temos muitas fragilidades, apenas as escondemos. A hipocrisia de um Mundo desumanizado em que as pessoas são descartáveis... Amar como Jesus Amou é um exercício realmente muito difícil.

    ResponderEliminar
  48. Cada um pensa como quer e por isso não faz com que tenha razão. Eu achei inapropriado e independentemente da doença o Salvador já mostrou por várias vezes ser perverso e não precisa de o ser e tudo isto não abona a seu favor. Não se pode misturar o seu talento, as suas atitudes com a sua doença !!!!!!!

    ResponderEliminar
  49. Há gente que corrompe, é corrompida, é soberba e egoísta, enriquece sem produzir nada de útil ou belo, gente que não dá, que não se dá, que vive recolhendo para si ou para os seus, ignorando ou calcando os outros. Há gente hipócrita, que alivia o seu constante egoísmo (e porque fica socialmente bem!) com pequenos donativos ou pequenas ações esporádicas, em tempos de desgraça alheia. Há gente covarde, que se cala, há gente insensível à dor alheia, há gente que só vive do parecer, e não do ser! Há gente intelectualmente limitada, que não sabe ler para além das palavras, que não merece a nossa confiança, porque nem sequer entende...
    Grande Salvador Sobral, trataste o público como gente amiga, como gente de confiança, com quem podias estar e falar à vontade, como quando se está entre família ou amigos... Espero que o Salvador Sobral continue a ser assim, como é, inteligente, franco e MUITO, MUITO bom no que faz! Deixem de ser invejosos, parem de dizer mal e agradeçam a quem merece!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que opinião fantástica.
      É muito complicado sermos, genuinamente, neste país.

      Eliminar
  50. Se o Salvador reconheceu e pediu desculpas, que querem mais? Deixem-no ser FELIZ!!!

    ResponderEliminar
  51. Como (infelizmente) está doente e é artista, temos que aceitar tudo o que sai daquela boca (e têm sido muitas as barbaridades). Que associação sem nexo!

    ResponderEliminar
  52. Obrigada por essa lucidez <3
    É tão bom saber que ainda existe quem seja capaz de fazer uma leitura lucida e sabia.

    Amei o texto inteiramente de acordo


    Sandra Ribeiro

    ResponderEliminar
  53. Está tudo o que escreveu muito certo, mas como dizia o outro: Não havia necessidade.......

    ResponderEliminar
  54. É um artista e um ser humano especial.Realmente não foi feliz no comentário mas,como sempre, foi fiel à solidariedade e aos princípios de uma vida incerta mas feliz. Cada segundo que passa aqui neste mundo da carne fá-lo com verdade. Parabéns querido Salvador e que Deus sempre te proteja e continues a demonstrar que, mesmo com muita fama, és um verdadeiro e solidário ser humano. Quantos aos teus críticos são , infelizmente, o espelho do maior defeito dos portugueses - inveja - como já dizia Luis Vaz de Camões no fabuloso livro dos Lusíadas.

    ResponderEliminar
  55. Nem as luzes da ribalta nem a 'genialidade' podem tudo permitir, como tão pouco a fragilidade da saúde pode tudo desculpar.
    Recém empossado do estatuto de figura pública e novo representante de Portugal, desculpa-se a ingenuidade da frase pela pouca maturidade no cargo.
    Não se desculpa a arrogância da ofensa menor a um pública que o endeusa, ancorada na pose e atitude irreverentes que cultiva, sendo livre de cultivar o estilo que quiser.

    ResponderEliminar
  56. É isso mesmo! É bom ler a opinião de alguém tão lúcido! O ódio que invade as redes sociais assusta-me e deixa-me triste. E isso é que devia ser criticado e erradicado. Dá-se demasiada importância a coisas que na verdade não são importantes.

    ResponderEliminar
  57. Só vejo exagero das duas partes. Foi um momento infeliz de uma pessoa genial. Se alguns acharam chocante também não quer dizer que queiram arrasar o Salvador e o odeiam. Por amor de Deus não sejam fundamentalistas. Eu não gostei do episódio mas isso não quer dizer que não continue fã do Salvador e que não continue a desejar-lhe saúde e uma longa carreira. Por isto partem logo a loiça toda, a vida continua... Viva Portugal e TODOS os portugueses.

    ResponderEliminar
  58. "Não julgues para não seres julgado"......

    ResponderEliminar
  59. Problemas de saúde não são desculpa para uma falta de educação
    Seja o que for
    Tenho um filho autista, uma filha com ADHS e uma com uma doença rara
    O que receberam em casa foi educação que esse menino pelos vistos não recebeu!

    ResponderEliminar
  60. Nunca esperei viver para ver Portugal ganhar o Eurofestival, sempre vi desde criança e pela geografia de repente apercebi-me que estivemos sempre muito longe da Europa. Foi necessário, aparecer um Ronaldo, sermos campeões da Europa, Lisboa e o resto de Portugal com os seus lugares magníficos estar nas bocas do Mundo, até a Madona que namora com um Português, para que a nossa imagem mudasse e nos olhassem agora de outra forma, forma essa que na sua simplicidade Salvador levou esta musica composta pela sua irmã a ganhar o festival...tudo bom até aqui e agradeço a este rapaz todo este percurso...a vida dele não é a melhor, pois acredito, mas e se, todas as pessoas oncológicas que lhes espera pouco tempo de vida de repente começarem a mandar cá para fora a sua raiva...não! não posso desculpar uma pessoa que já é considerada pela população como um ídolo para todos nós fazer tão brilhante comentário, a vida do Sobral só a ele diz respeito e não é para se andar a espalhar por aí, fazer do coitadinho!!! também me parece que não...um pouco de humildade e respeito por quem sabe o que ele está a passar não faz mal a ninguém...as pessoas aplaudem pelo artista que ele é e não por ter a doença que tem...

    ResponderEliminar
  61. Haja gente diferente como o Salvador como o autor como quem aqui deixa o seu Gosto, quem pensa diferente e para além "disto". Obrigada pelo que escreveu. Já agora se me visse na rua pensaria: esta pessoa parece-me muito formal.

    ResponderEliminar
  62. Um grande abraço Salvador.

    ResponderEliminar
  63. Músico extraordinário e fora da caixa. Mentalmente bem resolvido. Não bate bem, mas ainda bem. Einstein era doido e mudou o mundo. Um grande abraço Salvador e muito muito obrigada por existires.

    ResponderEliminar
  64. Elogiar uma pérola, apenas porque não é perfeita, será fazer do defeito pérola e ela, a autêntica, atirá-la ao lixo.Há quem transforme luxo em lixo; mas fazer do lixo luxo... Já não é tão fácil.

    ResponderEliminar
  65. Gosto de ler estes comentários acima de tudo porque se lê tanta opinião moralista e afinal há tão pouca moral! Siga a dança!

    ResponderEliminar
  66. Quem sabe se não foi a tudo isso e a essa sua Condição que o aplaudiam. Igualmente não entendo porque há dois lados da barricada. Pelos vistos foi aplaudido e mesmo muitos se riram com gosto. Os únicos ofendidos que vejo são uma guarda pretoriana que resolveu escrever a defender o artista. De resto sempre correu tudo bem.

    ResponderEliminar
  67. FORÇA SALVADOR.... GOSTO MUITO DE TI.

    ResponderEliminar
  68. Ele já pediu desculpas publicamente. Eu não vi o espectáculo, mas contaram-me que ele tentou por várias vezes cantar a canção da Eurovisão, mas cada vez que tentava as pessoas faziam uma tal ovação que era impossível. Para quem foi há pouco catapultado para a fama, deve levar algum tempo a perceber que se passou do habitual espectáculo caseiro, para um que ultrapassa os limites físicos. Acho que estamos a 'enterrar' alguém que precisa mais da nossa ajuda e compreensão do que ser 'crucificado' na praça pública. Acho que no momento em que pediu desculpa mostrou que aprendeu a lição. Agora já chega, deixem-no cantar!

    ResponderEliminar
  69. Concordo com o comentário seguinte:

    "Nunca a falta de respeito fez bem à saúde, se todos os que estão doentes começassem a falar como o Salvador, imaginem como seria !!!!!Ninguém lhe tira o mérito, mas por favor respeita os outros se queres ser respeitado."

    Há uma barreira que separa o "pensar e dizer" e "pensar e fazer". É o que dita a lucidez.

    Gostei daquilo que ele fez no Festival da Canção, não gostei daquilo que ele fez no concerto de solidariedade. Ele miou e quase vomitou em cima do piano...
    Na verdade, há público que aplaude tudo... (nisso ele tem razão...)

    ResponderEliminar
  70. O grande HERMAN dizia bem pior e era bem aceite porque mao salvador sobral?
    OBRiGADA HERMAN E SALVADOR SOBRAL

    ResponderEliminar
  71. Só me vem um título à cabeça 'A insustentável leveza do Ser ' de milan kundera. Acho que o S quer menos de tudo isto, destes nossos comentários, só quer mesmo é que o deixem passar e seguir com a bruma.

    ResponderEliminar
  72. Pontos de vista....sabemos que irreverência e a criatividade são elementos sempre presentes nos artistas....mas o bom senso...a educação é o entendimento das situações também o são.. ..e nisto ele não esteve bem...alias esteve muito mal...

    ResponderEliminar
  73. Força Salvador, continua a ser autêntico...Coisa que muita gente não sabe o que é e ficam perturbados com a própria incapacidade. Que recuperei a saúde, tenhas muitos sucessos e alegrias para festejar...O resto são traques de uma sociedade infeliz.

    ResponderEliminar
  74. Era o que mais faltava não? O pikeno a gozar com pessoas de boa vontade porque tem um problema no coração? Passou de bestial (nunca o achei nenhum genio) a besta porque é mal educado! Tem mais é que ser humilde e respeitar o público que o faz ganhar o seu dinheirinho!

    ResponderEliminar
  75. toda a gente tem direito a momentos menos bons e no caso tem muito mais razão de ser !!!

    ResponderEliminar
  76. Adorei o comentário do Salvador. É verdade, o pessoal batia palmas por cada gesto o palavra que ele dizia. O jovem já demonstrou o seu grande talento, agora deixem-no ser como sempre foi. Tanto pessoal tão moralista, tanto pessoal que adora apontar o dedo aos outros, tanto pessoal com telhados de vidro, mas só vêem os telhados dos outros. Eu digo: adorei a frase do Salvador, um jovem que é inteligente e já se apercebeu da grande hipocrisia que está rodeado. Uma grande salva de palmas ao jovem Salvador.

    ResponderEliminar
  77. ...mais do que pensas Salvador, gostariam de estar no teu lugar ! ter a tua voz a tua simplicidade, a tua classe , ...e ter ganho (pela 1.ª vez )o festival, mas isso não é para todos , só para aqueles em que não existe a inveja a hipocrisia a mentira e se é autêntico e puro (esses sim, poderão ir longe )e tu vais com certeza muito longe e por muuuuuuitos anos .

    ResponderEliminar
  78. Há sempre em cada um de nós um acto menos reflectido. Tenhamos a decência de aceitar os erros dos outros, tal e qual aceitamos os nossos. Sejamos ponderados nas considerações que fazemos dos outros. Olhemo-nos ao espelho.

    ResponderEliminar
  79. De louvar o talento e o mérito.Contudo educacão e respeitos são essenciais, sobretudo quando se é uma figura pública.

    ResponderEliminar
  80. Vocês não têm outra coisa para falar senão dos outros deixem o rapaz em paz olhei por a vossa vida

    ResponderEliminar
  81. Gostei da exortação à coragem e espontaneidade do jovem Salvador. Bem haja para ti Salvador e aos muitos "Salvadores" que sem passarem a linha do anonimato não deixam de ser igualmente importantes para todos nós.

    ResponderEliminar
  82. Se nada dissessemos ele nunca nos daria valor. Ja tudo esqueceu de novo. Obrigada por teres dado uma alegria tao grande a porugal e prestigiado portugal no mundo

    ResponderEliminar
  83. "os coitadinhos" comigo é algo que não funciona. Ninguém o vai cruxificar e até o desculpam porque é um puto e porque é coitadinho, só que nada disso o engrandece.

    ResponderEliminar
  84. Gostei do que escreveu sobre Salvador Sobral.
    Ninguém se dá conta, "dos argueiros dos seus próprios olhos", por isso afundam, à primeria vista, o que apanham desprevenivos, no olhar dos outros. Certo, não concordo com as palavras dele, mas o que passou não tem volta a dar, apenas se medem as palavras na escola da vida. Muito obrigada

    ResponderEliminar
  85. Para ganhar um eurofestival tem de facto que se ser diferente, e este miúdo é diferente, poucos portugueses são capazes de o entender, genuíno e especial. Força para a vida. Sê feliz

    ResponderEliminar
  86. ....Ser diferente incomoda muita gente!!!!......
    ......pelo sonho é q vamos.........chegamos......não chegamos.......pelo sonho é q vamos.......
    ......alcançamos o q não é possível aos olhos de todos.....
    .....amedrontamos.....indignamos.....pelo sonho é q vamos.....
    .....vemos com o coração o q os outros não veem com os olhos.....é assim q somos.....

    ResponderEliminar
  87. Mas que grande novela! De alguma coisa afinal serviu! O Salvador não deu o peido e ainda assim houve gente que reagiu! Imaginemos agora se ele o tivesse dado..., podia até o palco tombar terminava o concerto e aí sim, o povo ficava lixado. Só pode servir de brincadeira! Mas tristeza eu sinto por ver tanta maldade, o Salvador é espontâneo e quis fazer uma rizada e até aconteceu fora a minoria que não agradeceu.

    ResponderEliminar
  88. O rapaz esteve mal, como artista tem que medir as palavras e o facto de estar doente não faz com que desculpemos tudo. Ele é um jovem com um sério problema que respeito e desejo de coração que ultrapasse , mas não olhemos para ele como um coitadinho, olhemos com respeito e ao faze-lo sou obrigada a dizer que não esteve bem e que deverá respeitar o público que é fundamental para o seu sucesso !

    ResponderEliminar
  89. Teve graça. Fez-me rir. Gostei. Tal como ele também detesto fingimentos. E gosto da irreverência e honestidade. E é verdadeiro. Gostei. Gosto do Salvador tal como ele é. E gosto do jazz dele. E do experimentalismo musical.
    Paulina Esteves

    ResponderEliminar
  90. Tanta falsidade! Tanta gente a fazer-se pudica! Que vergonha eu sinto que haja gente neste país que não tem onde cair morta e tentam revelar a moralidade que não têm, sim, se tivessem não procediam da forma como têm estado a proceder, é humilhante. Mas o nível do Salvador é superior a esses comentários ridículos.

    ResponderEliminar
  91. Um artigo lúcido e inteligente... A fugir ao marasmo da mediocridade dominante!

    ResponderEliminar
  92. E... se fosse o Herman José a dizer? Não havia problema.É um cómico. Pode dizer tudo que ninguém leva a mal.
    Mas o Salvador (da Pátria) nunca.
    HIPÓCRITAS, UMA DAS MAIORES CARACTERÍSTICAS dos portugueses, junto com a INVEJA e a MALEDICÊNCIA.
    Que pena eu não ter ficado com as duas nacionalidades.Mas o 25 de Abril...


    ResponderEliminar
  93. meu deus ,mas que grande telenovela....

    ResponderEliminar
  94. A doença não desculpa a falta de educação .
    A nível de saúde desejo que tudo lhe corra pelo melhor.

    ResponderEliminar
  95. Primeiro acho que devemos falar abertamente das doencas ou do lado mais dificil/triste da vida mas so para clarificar a "depressao" nao é uma escolha - ninguém escolhe ter menos serotina e nao puder funcionar normalmente ---

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa observação. E, por vezes, pessoas que efectivamente vivem uma depressão a ocultam dos outros parecendo "brincar com isto tudo". Há casos notáveis, envolvendo figuras bem conhecidas, algumas das quais com desfechos menos felizes.

      Eliminar
  96. Salvador Sobral é um jovem muito talentoso e faço votos de que continue a sê-lo, apesar do que parece e/ou é ameaçador da sua saúde. Isso, porém, não o dispensa, nem dispensa ninguém de, num espectáculo, em público, na presença dos representantes máximos da nossa democracia, ser, minimamente, educado.

    ResponderEliminar
  97. Salvador...gosto muito de ti desejo-te sucesso no teu trabalho...e muita sorte na tua operação...aqueles que gostam de ti têm pensamento positivo e tudo vai correr bem...Bem haja por existires...Boa Sorte.

    ResponderEliminar