Simetria




Existem duas sequências que unem, mais do que quaisquer outras, estes filmes. A primeira passa-se numa pequena loja de música de Viena, a Teuchtler - Alt & Neu, onde Jesse e Celine escutam em conjunto a música Come Here de Kath Bloom. No segundo filme Jesse acompanha Celine até à porta do seu prédio, para juntos subirem a escada até ao seu apartamento. As duas cenas são filmadas em planos longos, sem interrupção, e em ambas se sobrepõe o silêncio. De onde não há retorno.
[Podem rever a sequência da discoteca aqui. Se quiserem ficar confusos não percam o encontro de Jesse e Celine no filme Waking Life. E para terminar em grande, fica ainda uma vídeo-colagem dos dois filmes ao som do tema Lovesong dos The Cure. Isto é muito, muito bom...]

3 comentários:

  1. O primeiro é fantástico... a sequela, deixou muito a desejar!

    ResponderEliminar
  2. Ah… mas não, Alexa… Deixa-me discordar…
    O Before Sunrise tornou-se um filme de culto, também entre um pequeno grupo de amigos. Quem tenha tido a sorte de percorrer a Europa de comboio quando jovem encontra ali ambientes e lugares inesquecíveis. Aqueles encontros fortuitos, como os dois actores de teatro na ponte, ou o poeta-pedinte que vende um poema em plena rua… Depois há toda uma distância do lugar comum do bilhete-postal, para mergulhar nos espaços banais de uma praça ou um café perdido pela cidade. Sempre achei o filme tremendamente triste. Porque aquelas duas personagens, sabemos, no final, nunca mais se irão encontrar.
    Mas os filmes também podem ser como a vida, cheios de improbabilidades inevitáveis. A história do reencontro é mais um trabalho brilhante de escrita, feito em conjunto pelo Richard Linklater com os próprios Ethan Hawke e a Julie Delpy.
    Pessoalmente gosto muito daquela viagem em tempo real à beira do pôr-do-sol de Paris. E é muito bom rever estas personagens, mais velhas, cheias de bagagem pessoal, mal resolvidas, a tentar refazer o impossível. Não são já como estaríamos à espera, mas continuam os mesmos dois, descendo aquela corrente de palavras que um poeta-pedinte de Viena um dia lhes escreveu… «Podia ser assim…»

    ResponderEliminar
  3. o waking life é um filme fabuloso

    os outros 2 tb

    ResponderEliminar