|editorial|

Segunda-feira

[via Abrupto] O Abrupto nunca foi pensado como tendo como primeiro interlocutor os outros blogues, mas o mundo exterior, as pessoas que não vivem dentro da blogosfera, mas na atmosfera. Como todos os blogues não é imune ao meio, mas não é escrito em primeiro lugar para a comunidade, mas para quem vem de fora, como acontece com a maioria dos seus leitores.

O que é que motiva alguém a escrever um blog? Eu, por exemplo, não sou jornalista nem A Barriga De Um Arquitecto tem uma linha editorial. Este espaço não é especificamente sobre arquitectura, mas também não é sobre generalidades. Nasceu da vontade de registar ideias que a preguiça me impedia de anotar. O blog motiva-me a escrever, apenas isso. Porquê, porque é a coisa mais próxima de um pequeno caderno que este novo mundo digital inventou. Afinal, porque é tão minimal como um papel e um lápis.
Acho que percebo parte do desânimo do Pacheco Pereira. Uma coisa que me aborrece são aquelas discussões parolas entre blogs, do tipo: “ele disse aquilo de mim, ora toma lá disto”. Também acho que se não se tem nada para dizer mais vale ficar calado. Sempre é melhor do que comentar meia dúzia de notícias do dia anterior... Mal por mal, antes falar do filme que se vai ver logo à noite. A sério...
O problema da blogosfera é que, apesar de aqui navegarem uns milhares de portugueses, é um universo fechado sem grande expressão fora dele. É fácil perdermo-nos aqui dentro porque é difícil falar lá para fora... Durante muito tempo a blogosfera não me interessou mesmo nada. Parecia-me que se resumia tudo àquele mundo das páginas pessoais “olá cá estou eu diz-me o que pensas”. Depois comecei a perceber que existe mesmo uma comunidade blog e que este espaço permite aceder a um novo tipo de informação. Por entre o lixo que cabe a cada um saber evitar, existe em muitos bloguistas uma genuína vontade de partilhar uma visão sobre a vida e o mundo sem qualquer “agenda” ou objectivo oculto: esse tem sido o critério com que tenho escolhido os blogs (especialmente de língua estrangeira) referenciados ao fundo da barra de links.
Mais ou menos temáticos, os blogs são objectos vivos da experiência e do desejo de comunicar o que nos rodeia. Por isso arrisco-me a dizer que os blogs vieram para ficar, mesmo com o desinteresse alheado dos media ou com sobressaltos de moda.
A Barriga De Um Arquitecto começou como tantos outros, por brincadeira. Escrevia para mim aquilo que me interessava. No entanto, começo a ter medo que com o tempo o blog comece a ter vida própria. Eu explico: à medida que o tempo passa dou por mim mais interessado a espreitar as estatísticas do Bravenet. É inevitável. E se isto pode parecer anedótico para alguns (o Abrupto de José Pacheco Pereira recebe mais de 1000 visitantes por dia), para mim um dia acima dos trinta visitantes já é um dia excelente. Devia importar-me com isso? A resposta é evidente: não. Mas porque sou apenas humano, permitam-me registar aqui o facto de este fim-de-semana termos recebido o nosso visitante nº 1000, e estarmos quase a alcançar as 3000 “page views”. Nada mal para menos de dois meses de contagem.
A todos vocês, especialmente àqueles que continuam a visitar A Barriga De Um Arquitecto, o meu muito obrigado.
Daniel Carrapa / A Barriga De Um Arquitecto

Sem comentários:

Enviar um comentário