Arquitectos portugueses na internet

1. Introdução

A propósito do primeiro directório de Arquitectos Portugueses que produzi aqui no blogue, um leitor perguntou qual foi o critério utilizado para destacar algumas das páginas como visita imprescindível ou recomendada. Aproveito a oportunidade para responder e adiantar alguns esclarecimentos.

Primeiro: as coisas mudam. Os conteúdos das páginas são alterados ao longo do tempo, outros perdem actualidade, outros deixam de funcionar. Uma avaliação feita para sítios da web, para além de estar sujeita às subjectividades de quem a produz, tem a validade comprometida à constante alteração das condições em que foi feita.

Esta é uma listagem de sítios web de arquitectos ou firmas de arquitectura. Existem outros tipos de páginas com informação diversa, mas interessava-me encontrar páginas produzidas pelos próprios que mostrassem a presença que os arquitectos portugueses têm na internet e a forma como a trabalham.
Infelizmente, ao contrário de outros países, existe uma grande carência em directórios actualizados e com critério na nossa actividade. Vejam-se, por comparação, os exemplos do Linkscape ou do Nextroom.

Pior, muitos profissionais não parecem encarar a internet como algo importante para a expressão pública do seu trabalho. É quase impensável imaginar que Souto Moura, Gonçalo Byrne ou João Santa Rita (só para citar alguns) não tenham sites próprios. Se têm, desconheço, mas não aparecem no topo das pesquisas do Google.
Noutros casos como Álvaro Siza ou Carrilho da Graça, resumem-se a um cartão de visita. Alguns podem apreciar este gesto minimal mas vejam como outros grandes nomes se dão a conhecer: Campo Baeza, Norman Foster, Rem Koolhaas, Renzo Piano, Richard Meier, Steven Holl.

O meu critério para destacar algumas páginas baseia-se assim mais na qualidade do site, na sua imagem e conteúdos, do que no conjunto dos trabalhos apresentados. Isto não significa que uma coisa seja indiferente da outra. Nos cinco imprescindíveis, destaco alguns casos exemplares de profissionalismo absoluto com que os autores assumem a sua imagem na web e a extensão de conteúdos que disponibilizam.
As visitas recomendadas são igualmente páginas de grande qualidade que merecem atenção suplementar, relevantes na maneira de abordar a concepção e o potencial gráfico da web, ou porque os conteúdos merecem destaque.
Os restantes que compõem o directório não são necessariamente inferiores. Em alguns casos, a falta de actualização das páginas torna-os menos relevantes ou destacáveis. Outros assumem uma postura meramente empresarial, por vezes bem construída, divulgando a firma em termos comerciais, mas sem interesse proeminente para os profissionais da área.

Quase a terminar, tenho de reconhecer que é uma listagem ainda muito pequena. Isso pode revelar a ausência de fontes ou a minha falta de tempo para as pesquisar. Seja como for, esta é uma lista aberta e por isso disponível para as vossas críticas e recomendações.

Por fim, gostava de vos dar a conhecer aquela que é a minha página favorita de um atelier de arquitectura: a AWG – AllesWirdGut Architectur. É um site de uma equipa austríaca que apresento como exemplo do melhor que se pode fazer em termos de apresentação e qualidade de design web. A enorme qualidade dos projectos, a diversidade de elementos gráficos disponíveis com exposições escritas (por vezes só em alemão), imagens da obra em construção, esquemas gráficos; é um caso notável de uma página viva que oferece muitas razões para se continuar a visitar repetidamente. Sirvo-me deste exemplo para mostrar que a internet é hoje mais que uma montra mas uma forma de criar interacções fortes com uma grande rede de pessoas e estar vivo no mundo da comunicação.

2. Directório

2.1. Visita imprescindível ++

Arkibyo ++
a|Um Studio ++
Filipe Oliveira Dias ++
Inês Lobo ++
José Soalheiro e Teresa Castro ++
Promontório Arquitectos ++
S’A Arquitectos ++

2.2. Visita recomendada +

Alexandre Burmester +
Archiphobia +
Arquitectos Pioledo +
Bernardo Rodrigues +
Cannatà & Fernandes +
CLCS Arquitectos +
EMITFLESTI +
Frederico Valsassina +
Miguel Rocha & Saraiva +
Nuno Antunes e Gonçalo Silva +

2.3. Directório completo (revisão de Junho de 2005)

A+G Arquitectura
Jovens arquitectos. Poucos trabalhos expostos e um grafismo experimental. Muitas imagens.

Alexandre Burmester +
Autor do emblemático edifício da Telecel/Vodafone no Parque das Nações. Interface acessível mas pouco claro. Conteúdo extenso mas pouco detalhado e ausência de textos. Visita recomendada.

Álvaro Siza Vieira
Página com contacto de email. Ausência de conteúdo.

Angelo De Castro
Bom interface mas uma imagem demasiado “empresarial”. Conteúdo não muito extenso mas com qualidade. Excelentes ilustrações.

Arkibyo ++
Entrada directa para a lista das visitas imprescindíveis, o site da Arkibyo é uma página espectacular tanto na apresentação como na qualidade de conteúdos disponíveis.

Archiphobia +
Gabinete jovem sediado no Porto. Bom design e conteúdo prometedor. Visita recomendada.

Arquitectos Pioledo +
Página de um grupo de arquitectos. Interface cuidado mas por vezes confuso de percorrer. Bom conteúdo de imagem.

Arqwork Arquitectura
Bom interface. Conteúdo breve, essencialmente orientado para divulgação da empresa.

AT.93
Bom interface e conteúdo com algum interesse. Muitos projectos apresentados mas pouco detalhados.

Atelier Cidade Aberta
Firma do arquitecto Vasco Massapina. Página em aparente construção. Algum conteúdo disponível mas pouco detalhado; formato de divulgação de empresa.

Ateliers De Santa Catarina
Portal de agrupamento de várias páginas de arquitectos e designers, caracterizadas por uma construção jovem e irreverente. Algumas áreas ainda em construção.

Augmented Architectures
Equipa formada por uma arquitecta venezuelana e um arquitecto português. Formato muito experimental e inovador; projectos de design interactivo e forte componente urbana.

a|Um Studio ++
Outra nova entrada para a lista de visitas imprescindíveis, o a|Um Studio é um portal que reúne a colaboração do atelier umAsideia da arquitecta Carla Leitão e a firma de design multimédia aChrono de Ed Keller. O resultado é uma fusão muito interessante de trabalhos de grande qualidade num formato expositivo exemplar. Visita Imprescindível.

Bernardo Rodrigues +
Clareza e simplicidade; design muito profissional. Conteúdo sucinto mas bem apresentado; bons projectos com acompanhamento de texto e informações diversas. Visita recomendada.

Bruno Parente
Jovem arquitecto. Bom design e interface intuitivo. Conteúdo de imagem interessante.

Cannatà & Fernandes +
Formada pela portuguesa Fátima Fernandes e o italiano Michele Cannatà, a Cannatà & Fernandes apresenta um site de interface extremamente simples e projectos de qualidade superior com acompanhamento escrito e excelentes imagens. Visita recomendada.

CLCS Arquitectos +
Interface pesado mas com excelente design. Projectos de muita qualidade; bom conteúdo de imagem; ausência de conteúdo escrito. Visita recomendada.

Contemporânea
Firma dos arquitectos Manuel Graça Dias e Egas José Vieira. O site encontra-se inactivo há muitos meses.

Carlos Nuno Lacerda
Interface um pouco pesado mas cuidado graficamente. Conteúdo diversificado com bom acompanhamento escrito.

Daniel Pereira Mateus
Jovem arquitecto. Página intuitiva e com bom design. Apresentação de trabalhos da faculdade; algum conteúdo escrito.

EMITFLESTI +
Firma de jovens arquitectos. Conteúdo de qualidade; ausência de textos. Visita recomendada.

FFCB Arquitectos Associados
Interface desactualizado mas algum conteúdo com interesse; textos disponíveis.

Filipe Oliveira Dias ++
Página muito profissional com óptimos conteúdos escritos e de imagem. Visita imprescindível.

Fragmentos de Arquitectura
Página de divulgação. Muitos projectos apresentados; pouco conteúdo de texto mas muitas imagens.

Frederico Valsassina +
Interface desactualizado. Muitos projectos apresentados e bom conteúdo de imagem. Ausência de textos. Visita recomendada.

Hugo Igrejas
Jovem arquitecto. Interface pouco amadurecido. Algum conteúdo interessante de imagem renderizada.

Inês Lobo ++
Excelente qualidade gráfica e de conteúdos. Muitos projectos disponíveis, bem apresentados e com desenvolvimento escrito. Visita imprescindível.

J. M. Carvalho Araújo
Página em formato de currículo digital. Boa qualidade de apresentação; conteúdo muito sumário.

João Luís Carrilho da Graça
Página com contacto de email. Ausência de conteúdo.

João Paciência
Interface desactualizado. Divulgação extensa mas pouco detalhada.

João Patrício
Interface “empresarial” de visualização carregada. Alguns projectos interessantes. Conteúdo orientado para divulgação comercial.

João Paulo Ferreira
Página com design sóbrio. Alguns projectos interessantes mas pouco detalhados. Bons links. A precisar de actualização.

José Soalheiro e Teresa Castro ++
Excelente design e interface. Muita informação disponível; projectos de elevada qualidade e boa apresentação de conteúdos. Visita imprescindível.

José Virgílio
Portfolio pessoal com trabalhos académicos e outros, design gráfico e fotografia. Página sóbria e bem construída com muitas referências interessantes.

Marco Ligeiro
Equipa dirigida por um jovem arquitecto, dá a conhecer os seus serviços e expõe alguns projectos realizados. Site com boa composição gráfica essencialmente dirigida para a divulgação a clientes.

Miguel Rocha & Saraiva +
Excelente interface. Conteúdo extenso e diversificado. Óptimos projectos. Visita recomendada.

MVA Arquitectos
Interface simples. Alguns projectos interessantes; muitas imagens.

Neuparth Atelier
Interface acessível e de qualidade. Projectos interessantes; conteúdo sucinto e ausência de textos.

Nuno Antunes e Gonçalo Silva +
Bom desenho geral. Conteúdo muito diversificado e de boa qualidade. Visita recomendada.

Paulo Corceiro
Design acessível com excelente apresentação. Conteúdo pouco extenso. Vale pela originalidade da composição gráfica.

Pedro Andrade de Sousa
Jovem arquitecto. Pouco conteúdo mas com algum interesse. Interface simples mas pouco amadurecido.

Pedro Duarte Bento
Portfolio pessoal com desenho simples e sóbrio, em suporte blogger. Trabalhos interessantes com destaque para algumas intervenções de design urbano muito surpreendentes.

Pedro George
Interface “empresarial”. Conteúdo orientado para divulgação comercial; só imagens. Apresentação desactualizada.

Pedro Mendes
Página em aparente construção.

PEX Studio
Equipa jovem. Pouco conteúdo mas portfolio com imagem muito interessante.

Piso 1
Site em construção.

Promontório Arquitectos ++
Design simples mas eficaz. Excelente conteúdo escrito e de imagem. A precisar de actualização. Visita imprescindível.

PS.:BF
Página de dois arquitectos em formato blogue, com divulgação diversa. Imagem pouco consolidada.

Rui Miguel Cruz
Página com design original e alguma complexidade gráfica. Trabalhos académicos e profissionais com apresentação cuidada e conteúdos bastante interessantes.

S’A arquitectos ++
Pagina em formato blogue. Excelente apresentação e conteúdos de texto e imagem. Visita imprescindível.

Stretch Move
Divulgação sucinta de projectos e da empresa.

Sua Kay
Design pouco apelativo. Portfolio extenso mas sem detalhe. Página essencialmente orientada para divulgação comercial.

Tiago Matos & Ricardo Pereira
Jovens arquitectos. Design intuitivo. Portfolio visualmente pesado. Conteúdos de texto e imagem.

Topos Atelier
Design algo desactualizado. Apresentação sucinta de projectos com texto e algumas imagens.

3. Actualizações

3.1. Actualização, 2005-07-01

Foram adicionados à lista os seguintes sites: Arkibyo e Ateliers De Santa Catarina.

3.2. Actualização, 2005-07-12

Foi adicionado à lista o seguinte site: a|Um Studio.

3.3. Actualização, 2005-08-18

Foram adicionados à lista os seguintes sites: Piso 1, Rui Miguel Cruz, José Virgílio e Pedro Duarte Bento.

3.4. Actualização, 2005-09-20

Foram adicionados à lista os seguintes sites: Cannatà & Fernandes e Marco Ligeiro.

Ideias, recomendações e críticas para
abarrigadeumarquitecto[arroba]gmail[ponto]com

22 comentários:

  1. Obrigado pelo esclarecimento.
    Tenho de concordar que alguns arquitectos com algum, ou até muito, nome na praça, parecem ter pavor de expor as suas obras na Net. Fobia, presunção, poupança, exclusividade, esquecimento, distracção, falta de dinheiro para pagar a um web designer?

    Qual o motivo de alguns desses casos é um enorme mistério!

    Outro facto apontado é o desleixo na actualização de alguns sítios, ou então a falta de funcionalidade e remodelação inexistentes ou parcas.

    Aos poucos vão melhorando, mas mesmo assim não lhes custava nada ver o que tem aparecido de bom, e um outro factor , negativo, é a utilização de conteúdo em Flash feito sem qualidade ou cuidado, só para aparecer umas animaçõpes e transições ilusoriamente interactivas.

    ResponderEliminar
  2. Viva Daniel, com estás?
    Nem de propósito que aconselho-te a visitares/divulgares dois sites que são duas Organizações que de certeza te vão interessar:

    http://www.gecorpa.pt/index2.html que dirige a execelnte revista Pedra e Cal

    e o
    Conselho da Europa Nostra Federação Pan-Europeia do Património

    http://www.europanostra.org/lang_en/index.html

    http://bioterra.blogspot.com

    ResponderEliminar
  3. Excelente
    E que trabalheira

    Obrigado Daniel

    ResponderEliminar
  4. Dê uma vista de olhos pelo:
    http://www.alapiseira.blogspot.com/

    Apesar do mau design compila uma lista de arquitectos Portugueses impressionante com links para os respectivos sites.

    ResponderEliminar
  5. uau! Quanta paciencia...

    ResponderEliminar
  6. Obrigada colega mas ...
    imprescindível mesmo é o seu blog
    Voltarei

    ResponderEliminar
  7. ah
    e parece-me que ñ se trata de paciência o q vai nos bastidores desta sua apresentação,
    mas de trabalho, muito trabalho,
    daquele que os arquitectos com brio exigem de si próprios.
    Novamente, parabéns

    ResponderEliminar
  8. parabens...
    não sou especialista nem em arquitectura nem em sites, mas gostei... aqui está uma boa amostra daquilo que realmente podemos encontrar neste pequeno cantinho do mundo...
    mais uma vez parabens e, já agora, que tal ter todo este trabalho também para divulgar os designers gráficos? será que não merecemos?

    ResponderEliminar
  9. Antes demais parabens o obrigado port facilitares esta consulta!!
    Agora algo que me de que pensar foi que: ontem por volta das 22h entrei pela primeira vez na pagina e reparei numa listagem extença de arquitectos portugueses, estrangeiros, designers e muitos outros artigos interessantes.
    Hoje volto com aquela pica toda e ....nada. O que se passou !????

    ResponderEliminar
  10. Anónimo,

    A listagem de links está acessível na barra lateral do blogue na página de abertura, em

    http://abarrigadeumarquitecto.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  11. Apenas gostaria de deixar aqui algo para voces que sabem tanto poderem reflectir e comentar...

    O que acham da actual situação dos arquitectos estagiários, vossos colegas de profissão, serem cada vez mais explorados por todo o tipo de ateliers a custo zero?
    Compreende-se que a actual situação não está boa para ninguém, mas isso não impede os arquitectos de "contratarem" os desgraçados dos estagiérios que têm de cumprir um horário igual aos outros.

    Afinal de contas, mão-de-obra especializada a baixo custo até que rende... É por isso que ao ver todos os sites que vão invadindo os nossos computadores, com as suas maquetas perfeitas e modelos 3d, imagino as horas passadas em frente ao ecrâ sem, no final do mês, receber um cêntimo. Eu falo por exepriência própria.

    A ética perdeu-se.

    Um abraço aos arquitectos explorados e parabéns pelos seus trabalhos desenvolvidos, alguns dos quais premiados em nome de outrém.

    ResponderEliminar
  12. incrivél!..excelente trabalho...belo blog...;..aqui é um ponto de partida para conhecer muito mais malta que anda a produzir boa arquitectura....
    um abraço.

    ResponderEliminar
  13. Entre os sites que pesquiso, nomeadamente sobre figuras relevantes da cultura portuguesa, vivos ou não, constato que na sua grande maioria são muito maus do ponto de vista gráfico. E ás vezes até os melhores sites têm um ou outro letteringuezito duvidoso.
    Interrogo-me sobre a qualidade dos projectos de divulgação na net produzidos por instituições públicas: o design é frequentemente estereotipado ou kitsch.
    Onde estão os webdesigners que poderiam realizar trabalho qualificado?

    Do ponto de vista gráfico, apesar de tudo, os sites de arquitectura talvez sejam do melhor que se produz em Portugal. Destaco o dos irmãos Aires Mateus, que me interessa particularmente pela articulação estética que estabelece com o trabalho destes arquitectos.

    ResponderEliminar
  14. Penso que o autor do post tem razão, no século XXI a existência de um simples site na internet é uma "obrigação".
    Contudo noto uma falha, embora ainda não esteja no activo, o site do Siza Vieira é http://www.sizavieira.com/ e não alvarosiza.com.
    Os meus cumprimentos.

    ResponderEliminar
  15. Desculpem o post anterior, não reparei na data do original!

    ResponderEliminar
  16. Considero este site muito util. Obrigado! Neste momento trabalho para Norman foster, e por curiosidade tentei aceder ao site atraves do blog, nao me foi permitido, e portanto queria mandar o site, que foi actualizado ha 2 meses atras, e uma pena nao puder aceder para ver a nova actualizacao.Deem uma olhada:
    www.fosterandpartners.com

    ResponderEliminar
  17. A propósito de estrelas:
    Seria interessante se simplesmente deixássemos de falar deles. Não digo que são maus, simplesmente existe um mito que se gera em volta dos seus nomes que nada ajudam à compreensão das suas obras.
    As novas gerações, parecem não estar tão preocupadas com os nomes, mas mais com as equipas e com as obras, o que é óptimo.
    No dia 21, na próxima 2ª feira vão estar uma série deles a falar de como investigaram para chegar aos seus projectos e de como se investiga em projecto. Vou lá, é na Lusófona, às 10h e às 14h.

    ResponderEliminar
  18. Excelente site, simples mas rico em conteúdo.Gostaria de felicitar quem teve a ideia e o concebeu. Eu trabalho em terracota manual, caso alguém tenha interesse, por favor visitar: www.terracotadoalgarve.com
    E mais uma vez os meus parabéns.

    Ângelo Martins

    ResponderEliminar
  19. Aproveito para enviar o endereço do Atelier onde colaboro, e no qual temos produzido algumas obras interesantes.

    Atelier AP

    http://www.antoniopedro-arquitecto.com/

    O directório de sites de arquitectos portugueses é muito interessante e util, os meus parabéns pelo vosso trabalho.

    ResponderEliminar
  20. Muito bom post!

    acrescento mais um site à lista:
    www.teambox.pt/

    parabéns pelo blog.

    ResponderEliminar
  21. A comprovar a utilidade deste directório está o número de visitas que recebíamos no site do atelier onde colaboro, Atelier AP ( www.antoniopedro-arquitecto.com ).

    Inesperadamente saímos do directório e com essa saída o número de visitas baixou.

    Tendo em consideração a subjectividade da avaliação dos sites a serem colocados, julgamos que o site do “Atelier AP” que foi produzido pelo atelier e é regularmente actualizado com novos projectos e/ou novas fotos e 3D’s sempre que o projecto ou a obra evolui e justifica a sua publicação, se coaduna aos parâmetros por vós estabelecidos.

    Desta forma, e sendo “A Barriga de um Arquitecto” um blogue de referência no panorama da Arquitectura nacional, e o directório em questão onde se recorre sempre que se pretende encontrar o site de algum arquitecto, vinha-mos solicitar, se possível, a inclusão do nosso site no vosso directório.

    Atentamente
    Joaquim Manços

    ResponderEliminar
  22. Caro Joaquim, peço desculpa pelo transtorno.

    Há cerca de um ou dois meses cometi um erro na navegação no novo interface do Blogger e, sem querer, fiz um "reset" do template.

    Tive assim de recuperar uma versão mais antiga do template do blogue, que estava desactualizado na lista de ateliers que entretanto tinha adicionado.

    Tentei recuperar todos os que me lembrei mas, lamentavelmente da minha parte, não tinha recuperado o vosso.

    Agradeço o reparo e informo que o Atelier AP já voltou assim ao directório da barra lateral

    Votos de bom trabalho e sucesso.
    Daniel

    ResponderEliminar