Barriga de Verão

A Barriga De Um Arquitecto estreia hoje uma nova apresentação. Ao contrário do que alguns possam pensar não foi apenas uma vontade em mudar a imagem. Principalmente, tratou-se de adoptar um “template” mais versátil e de configuração simples. E também de tornar a página mais legível.
Infelizmente, e para já, esta alteração implicou o fim dos comentários “pop-up” (numa janelinha separada) na primeira página. O sistema de comentários continua a funcionar mas estes terão de ser acedidos através da página do próprio texto.
Como sempre é possível que as modificações não agradem a todos. Agradeço as vossas críticas. E não espero elogios. Vá, sejam picuínhas, digam o que não gostam ou acham que podia ser melhor. A página lê-se bem? E os links, são demasiados? E que dizer da organização? E as cores? Gostavam mais da página como estava? Porquê? Queixem-se e digam o que vos vier à cabeça. Ou então não.

Antes (clique para ampliar):

9 comentários:

  1. Estive a ver a tua página nova e simultaneamente, noutra aba, a que (ainda) está na cache do Goggle. E é assim:

    As coisas que gostava mais na antiga página:
    1) As cores. Na página nova usas branco como fundo para os textos, o que fere 1 pouco mais a vista. A antiga era mais relaxante...
    2) Gostava muito das molduras brancas à volta das imagens e da caixa de links (esta última individualizava a caixa de links enquanto que agora se baralha um pouco com os artigos).
    3) Gostava bastante do uso dos "[ ]" na página antiga.
    4) Não sou grande fã das sombras e cantos arredondados. A antiga página estava muito bem composta, jogando bem com formas rectas e cores.
    5) Gostava mais do link para os comentários na tua página antiga (letra mais pequena e encostado à esquerda, com os números entre parêntesis).
    6) Perdeste área de página, dado que a largura útil é menor, o que se reflecte no facto de alguns links ficarem truncados em duas linhas.

    Mas também há coisas que gosto mais no novo design:
    1) O tipo de fonte está bastante melhor.
    2) A organização da barra dos links também está melhor, especialmente por teres adicionado a informação sobre o blog logo no topo, e o menu dos "arquivos" também está melhor enquadrado
    3) Os "anúncios google" estão bem localizados em termos de composição, ainda que não muito visíveis.

    E é isso. Claro que a página continua muito boa, mas há coisas que esteticamente não me agradam tanto, sem questionar a melhor funcionalidade da página actual... Espero ter sido útil. Abraço

    ResponderEliminar
  2. Agradeço-vos os comentários, em particular ao Rui por ter sido tão minucioso. (1) As cores, eu sei, também tive as minhas dúvidas, mas julgo que o fundo branco funciona. Vai permitir também jogar com imagens irregulares e trabalhar mais livremente a composição da página, ainda que se percam as tais molduras brancas.
    (2) É verdade que se perdeu a individualização da caixa de links mas ela resultava mais de uma limitação de estrutura do antigo template do que de uma intenção final. Este desenho é mais coeso.
    (3) Os “[]” da página antiga talvez possam ser recuperados. (4) Os cantos arredondados são uma opção de desenho. As sombras, também não gosto de exageros de Photoshop e por isso limitei-as a alguns detalhes. Por exemplo, a folha principal (com cantos arredondados) poderia ter sombra em relação ao fundo creme; no entanto optei por não o fazer para não carregar visualmente o desenho.
    (5) O texto do link para comentários: aí reconheço-te razão e penso poder corrigir esse aspecto. (6) A página está mais compacta, por agora. Quanto a isso também estou em “período de reflexão”.
    :)

    ResponderEliminar
  3. Gosto mais desta nova versão, tem o desenho mais limpo, o que facilita a leitura. Também acho que o fundo branco resulta muito melhor. Abraço jn

    ResponderEliminar
  4. Eu também gosto mais deste desenho do que do anterior. Está mais luminoso e leve.
    A única coisa que não me agrada muito, mas já vem do anterior é o tamnaho do Header. Imagino que se fosse ligeiramente mais baixo, ocupando menos a página inicial, sería mais simpático.
    De resto é um blog de visita diária obrigatória, como os links do Arrumário atestam.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  5. Eu tb gostava da barra dos links com um fundo diferente. tb prefiro fundos mais escuros (deve ser de tanto autoCad...).
    Gosto da font e os textos leem-se bem (mas já antes se liam).
    Mas acho piada ao caminho depurativo até ao minimalismo estético. Quem me dera ter paciência!

    ResponderEliminar
  6. Eu tb gostava da barra dos links com um fundo diferente. tb prefiro fundos mais escuros (deve ser de tanto autoCad...).
    Gosto da font e os textos leem-se bem (mas já antes se liam).
    Mas acho piada ao caminho depurativo até ao minimalismo estético. Quem me dera ter paciência!

    ResponderEliminar
  7. Gosto mais assim.
    Só embirro com os cantos curvos, mas isso sou eu.

    Agora está mais simples e o fundo em branco também me parece mais adaptável.
    Como dizia um arquitecto minimal conhecido (não me lembro:)), o estádio não precisa de cor, são as pessoas que o enchem, que lha vão dar.

    Abraço Daniel

    PS: assim ou como dantes, é e foi, um dos mais bonitos e organizados blogs.

    ResponderEliminar