Momento geek



Uma das regras para preservar uma aparência séria enquanto blogger é manter um certo nível de sobriedade em relação ao template. Isso quer dizer que não se deve instalar toda a espécie de caixinhas apelativas e fazer uma grande desarrumação da apresentação. Torna-se difícil, no entanto, uma vez que gadgets geniais estão sempre a aparecer na web. Ora, toda a gente gosta de música, em especial se for de borla. Tenho experimentado alguns dos serviços de música online como o Radio.blog e o Imeem, e agora estou a ficar esmagado com o Finetune. Não é que seja original. Permite construir uma playlist das vossas músicas favoritas a partir de uma biblioteca musical interminável. Existem algumas restrições relacionadas com aspectos legais: basicamente, uma playlist tem de ter um mínimo de 45 pistas para ficar activa, e só se podem introduzir 3 músicas do mesmo autor. Para lá disso, vale tudo. E é grátis. E legal.
O Finetune permite instalar as playlists num blog. Infelizmente, o único estilo de caixa disponível de momento é o que podem ver acima. É um bocado grande para introduzir na barra lateral, e é feio também. Assim, até que eles disponibilizem um player alternativo e minimal, vou deixar isto de fora do blogroll. Mas publico-o na mesma, para vossa diversão pessoal. Ou não. Música para ouvir enquanto se lê (ou escreve) um blog.

Geek moment
One of the basic rules to keep an appearance of seriousness as a blogger is to maintain a degree of sobriety regarding your template. That means you shouldn’t install every little embeddable eye candy and make a big mess of things. It gets a little tough, though, since cool things are appearing on the web all the time. Now, everybody loves music, especially if it’s free. I’ve been trying some of the streaming music providers like Radio.blog and Imeem, and have now fallen in love with Finetune. It’s not that original. You can build a playlist of your favourite songs from a huge music library. There are some restrictions regarding legal issues: basically you need to build a playlist with a minimum of 45 tracks, and you can only choose 3 tracks from the same artist. Other than that, everything goes. And it’s free. And legal.
Finetune allows for you to embed your playlist on a blog. Unfortunately, the only embed-style available right now is the one you see above. It’s kind of big to insert in the sidebar, and it’s a bit ugly too. So until they feature an alternate, minimalist player, I’m keeping it out of the blogroll. But here it goes anyway, for your own personal enjoyment. Or not. Music to listen to while blogging.

9 comentários:

  1. Já exerimentaste o Pandora (http://www.pandora.com)?

    Não sei é se permite criar playlists para os blogues.

    ResponderEliminar
  2. Então e para quando um momentozinho tipo animal spot?! Já vai fazendo falta.

    ResponderEliminar
  3. Aconselho-o a experimentar o last fm. Para mim é o melhor que anda por aí dentro deste estilo. No entanto ouvir música nestas condições é sempre um bocadinho duvidoso, a maior parte destes sites impedem-nos de escolher um interprete convenientemente, e insistem em elaborar listas um pouco absurdas, a partir de comparações ainda mais absurdas daquilo que pretendemos ouvir, ex. "está a ouvir música parecida com..."

    Quanto a ouvir música enquanto se "lê ou escreve" sou obrigada a discordar.
    Já se imaginou a ver um filme ou um quadro enquanto escreve na barriga de um arquitecto?
    A música não existe para acompanhar determinadas actividades, ela é demasiado complexa para isso. Se eu ponho música no meu blog não será com esse fim de certeza absoluta.

    Desculpe o testamento, mas tinha que exprimir a minha opinião.

    ResponderEliminar
  4. O problema é meu, que já não sei pensar sem música de fundo. É verdade que a música é mais do que isso, como a pintura não existe para decorar paredes. Mas, afinal, todas as desculpas são boas para ouvir Sakamoto ou Brian Eno.
    :)

    ResponderEliminar
  5. Caro Daniel Carrapa

    A sua resposta leva-me a insistir neste assunto, que embora seja um pouco desajustado ao tema dominante deste blog, faço-o porque admiro bastante o seu trabalho aqui na "barriga de um arquitecto".

    Tenho-me interrogado bastantes vezes porque é que não há uma correspondência coerente entre as escolhas musicais e as escolhas literárias, pictóricas ou até mesmo arquitectónicas. Facto que se alastra à maioria das pessoas responsáveis intelectualmente deste país. Passo a explicar:
    Quando se pergunta a alguém que livros lê, a lista é capaz de ser infindável, (desde Joyce, passando por Sartre até Lobo Antunes), que arquitectos admiram, as referências continuam (Adolf Loos, Mies van der Rohe, Corbusier,Siza ou Souto Moura). No que à música diz respeito, nunca são referidas obras do mesmo calibre, como são exemplo as obras de Brian Eno ou Sakamoto.
    Raramente se ouvem nomes como Schumman, Mahler, Schoenberg, Emmanuel Nunes, Boulez.

    Não querendo desprezar aqui os compositores que fez referência,no entanto não são de modo nenhum comparáveis à qualidade de conteúdo que este blog sempre nos habituou.
    Talvez sejam equivalentes àqueles apartamentos medianos feitos em série, que povoam a maioria das cidades portuguesas.


    Saudações
    Ana C.

    ResponderEliminar
  6. ... então e que é feito do som ambiente, com passarinhos, que andava por cá?

    Ou era noutro blogue? :)

    ResponderEliminar
  7. A Ana C. está convencida de que as referências "literárias" e "arquitectónicas" do Daniel são todas artificiais, já que na música o Daniel é um popularucho como os outros. O mais grave é que não parece incomodada com isso. Provavelmente as suas próprias escolhas também são artificiais, calculistas. Idiotas, portanto. Esta das "referências comparáveis" fez-me o dia. Obrigado, Ana.

    ResponderEliminar
  8. Joana, os passarinhos que andaram por cá faziam parte de uma animação que publiquei. Podes revê-la aqui:
    http://abarrigadeumarquitecto.blogspot.com/2007/03/dreaming-wall.html

    Quando o texto passou para os arquivos, os passarinhos desapareceram!
    ;)

    ResponderEliminar