Platapoloclusters

Nada como um novo ano para pôr a cabeça dos economistas a borbulhar. Parece que ocorreu uma “deterioração das contas públicas nos últimos meses”. Bolas. Logo agora que a coisa até parecia que estava a correr bem. Mas não se preocupem, começam já a circular as primeiras ideias para dar a volta à conjuntura. Ideia número um: vender a TAP. Brilhante, inserir palavrão aqui. Está-se mesmo a ver a chusma de empresários cobiçosos em comprar uma empresa com 30 milhões de euros de prejuízo este ano, a somar aos 285 milhões de 2008. Ideia número dois: privatizar as Escolas e os Hospitais. Isto é ainda mais brilhante, luzidio mesmo. Terceira: mandar funcionários públicos embora ou reduzir nominalmente os salários. Para quem não percebe economês, “nominalmente” significa “parece que sobe mas afinal desce”. Isto também é bom. Só não se percebe a parte de mandar funcionários públicos embora para onde. Proponho um sítio solarengo. A Madeira. Ou as Maldivas. Quanto à redução nominalmente falando, pensava que já andávamos nisso vai para mais de dez anos, com a excepção do ano de sua debochada eleitoral de 2009.
Para terminar, uma ideia final: criar pólos de competitividade. Isto parece-me muito bem. Pólos, é quase tão bom como os clusters e as plataformas logísticas. Podíamos juntar os pólos, as plataformas e os clusters e fazer “platapoloclusters”. Inovar, tipo cenas. Pode estar aí uma fileira para a exportação nacional: vender títulos. É uma coisa em que somos muito bons e com provas dadas.
Eu não digo que este receituário dos economistas seja bom ou mau, ou antes assim-assim. Mas quer-me parecer que estas receitas de emagrecer o Estado até à grandeza são como tentar remendar o Titanic com rolhas de cortiça. E não se vislumbra nenhum Obama com dotes de timoneiro. Uma coisa é certa, vem aí um ano interessante. Apertem os cintos que isto agora é a descer. E que toque a orquestra. I’m in the mood for dancing...

1 comentário:

  1. Ainda por cima com Évora "a seco", não se vislumbra como "manter a cabeça fora de água"!...
    Butterfly

    ResponderEliminar