Sofá Arranhado
Gostava de vos dar a conhecer o novo blogue cá de casa. O Sofá Arranhado é um lugar para guardar as histórias dos companheiros de quatro patas que tanto têm preenchido as nossas vidas. Os que estão connosco e os que já partiram.
Vai também ser um blogue para partilhar tudo o que temos aprendido com eles. Dos cuidados a ter, das brincadeiras, do tempo de descanso e de conforto, passando pela monitorização de problemas de comportamento e de saúde, ali tentaremos dar a conhecer um pouco da nossa experiência com os animais e oferecer alguns conselhos práticos e úteis para o dia-a-dia.
Finalmente, será um recanto para nos entretermos com as coisas boas da vida passada ao lado dos gatos, dos cães e de outros bichos, para acolher as histórias de outros, descobrir novas ligações e em conjunto iluminarmos os nossos dias.
DENSITY IS HOME
DENSITY IS HOME is a new book from a+t architecture publishers. This post is available in English.
DENSITY IS HOME, o mais recente título de arquitectura da a+t, analisa em detalhe um conjunto de 37 edifícios de habitação colectiva. O livro investiga a dimensão urbana dessas propostas, estudando as formas diferentes como a vida dos utilizadores é afectada pelas orientações programáticas e a filosofia de desenho seguida em projecto.
O contexto de cada conjunto habitacional é variado, desde cidades com centros compactos, centralidades únicas ou múltiplas, paisagens urbanas dispersas, estruturas recicladas. Uma atenção especial é ainda dedicada à noção de re-densificação, a regeneração do ambiente construído. Previsivelmente os projectos apresentados variam, tanto em tamanho como em tipologia de intervenção.
Brendeland & Kristoffersen, Svalbard Housing, Longyearbyen, Norway, 2007. Image credits: David Grandorge.
O livro é precedido por um ensaio escrito por Aurora Fernández Per, editora e directora do a+t Research Group. Com o título Densidade e Desejo, é um texto que advoga a necessidade de contemplar noções de urbanidade e humanidade na arquitectura. Fala da importância de acarinhar um sentido de perspectiva individual e proteger a subjectividade do utilizador: Residentes genéricos, escreve, não existem, eles são tão únicos como tu.
De certa forma todos os projectos apresentados partilham a aspiração de ir além de soluções pré-definidas, para lá dos regulamentos e dos constrangimentos – financeiros e outros – enfrentando os problemas de desenho com abertura, inovação e dando ao inesperado uma hipótese de acontecer.
Chiba Manabu, Stitch Cooperative Housing, Tokyo, Japan, 2009. Image credits: Masao Nishikawa.
O prefácio de Aurora Fernández Per é acompanhado por um estudo visual de 14 tipos de residência, todas elas parte integrante de edifícios de habitação colectiva. Estes casos de estudo são apresentados sobre a forma de plantas esquemáticas perspectivadas, conjugadas com anotações que destacam as suas qualidades mais importantes e aspectos específicos de design.
Os leitores com interesse no tema da arquitectura contemporânea de habitação, profissionais e estudantes, encontrarão em DENSITY IS HOME uma boa fonte de informação – complementando a análise quantitativa de parâmetros de custo e qualidade que podemos encontrar em títulos anteriores desta colecção – com uma nova abordagem aos problemas do contexto urbano e da experiência humana do ambiente construído.
Visitem o sítio web da a+t para mais informação sobre este livro e outras publicações .
VA Studio, MD Housing, Vila Nova de Gaia, Portugal, 2010. Image credits: Alberto Plácido.
DENSITY IS HOME, the latest title in a+t’s architectural catalogue, analyses a total of 37 contemporary housing projects. The book investigates the urban dimension of architectural design, studying the different ways in which life is affected by the programmatic orientations and philosophy behind each project.
The context of these housing proposals is varied, including cities with compact centers, with single or multiple cores, dispersed urban landscapes, recycled structures and more. A big emphasis is also set on the notion of re-densification, the regeneration of the built environment. As expected, the featured projects range both in size and typology.
Rueda Pizarro, 64 Social Housing Units, Madrid, Spain, 2010. Image credits: Ricardo Espinosa.
The book is preceded with an essay written by Aurora Fernández Per, editor and director of the a+t Research Group, titled Density And Desire. It talks about the need to address the notions of urbanity and humanity in architecture. To embrace a sense of individual perspective and preserve the subjectivity of the user: Generic residents, she writes, do not exist, they are as unique as you are.
In a way, all the projects featured in this book share the aspiration to go beyond pre-defined solutions, beyond the regulations and financial constraints, addressing design problems with openness, innovation and ultimately giving the unexpected a chance.
Aires Mateus, Housing for the Elderly, Alcácer do Sal, Portugal, 2010. Image credits: Fernando Guerra FG+SG.
This preface is followed with an interesting visual study of 14 contemporary home types, all of which are inserted in collective dwellings. These case studies are presented in the form of schematic plans, followed by annotations that highlight its most important qualities and specific design features.
Those with an interest in contemporary housing design, both architects and students, will likely find DENSITY IS HOME a powerful source of information, as it complements the quantitative analysis of density and costs we can find in previous titles in this collection with a new approach to the matters of urban context and the human experience of architecture.
C. Colomès + F. Nomdedeu, Student Housing, Troyes, France, 2009. Image credits: Guilhem-Ducléon.
Visit a+t architecture publishers for additional information on this book and other publications.
Cubículo
Álvaro Siza num cubículo para fumadores em Frankfurt. Foto de iPhone por Fernando Guerra, via Facebook.
Álvaro Siza in a smoking cubicle, in Frankfurt, just a few days ago. iPhone pic by Fernando Guerra, via Facebook.
The Feynman series
Do mesmo autor de The Sagan Series chega agora o projecto The Feynman Series. Neste primeiro filme Richard Feynman fala-nos do seu entendimento da beleza e das muitas dimensões em que esta existe e se manifesta na natureza. Vários episódios já disponíveis no YouTube, para relembrar aquele que é unanimemente reconhecido como um dos grandes génios do século XX.
Subscrever:
Mensagens (Atom)