Distância Crítica: conferência com Ellen van Loon (OMA)



Ellen van Loon é actualmente uma das figuras de topo da OMA, a firma criada por Rem Koolhaas em 1975. Entre os projectos que dirigiu encontramos a notável torre De Rotterdam, a Casa da Música (Prémio RIBA 2007) e a Embaixada Holandesa em Berlim (Prémio Mies Van der Rohe 2005).
A arquitecta vai estar em Portugal no dia 17 de Fevereiro para participar numa conferência integrada no ciclo Distância Crítica, com produção da Trienal de Arquitectura de Lisboa. O evento terá lugar no Grande Auditório do Centro Cultural de Belém. Os ingressos podem ser adquiridos através da Bilheteira do CCB e na Ticketline, com custo de 5 euros.



OMA, O ATELIER DE CULTO, É O PRÓXIMO CONVIDADO DA TRIENAL

O ciclo Distância Crítica, co-produção Trienal de Arquitectura de Lisboa e Centro Cultural de Belém, continua em 2016 com a conferência de Ellen van Loon. A arquitecta holandesa é, desde 1998 juntamente com Rem Koolhaas, um dos pilares do atelier amplamente reconhecido e premiado OMA.

Reinventando a ideia de relação da arquitectura e design com o contexto em que são construídos, e materializando no presente um encontro sem precedentes entre o passado e o futuro, Ellen van Loon liderou alguns dos projectos que alteraram por completo a ideia de paisagem urbana.

A nova sede G-Star, em Amsterdão, o De Rotterdam, o maior edifício na Holanda, a Casa da Música, no Porto, e, mais recentemente, a Fondazione Prada em Milão - um dos mais ambiciosos e deslumbrantes trabalhos do seu atelier - são alguns dos exemplos que relevam a sua apurada atenção ao detalhe.

Senhora de um conhecimento profundo sobre todos os aspectos técnicos e operacionais e de manifesta perspicácia empresarial, ao Grande Auditório do CCB, Ellen van Loon vem dar a conhecer o corpo do trabalho que tem em curso, assim como o método e processos que a caracterizam enquanto criadora e que fazem do seu trabalho uma das principais referências mundiais de sofisticação na arquitectura, design e urbanismo.

À conferência de Ellen van Loon, seguir-se-á uma conversa com o arquitecto português Pedro Baía.

Quarta-feira, 17 de Fevereiro, 19h, Grande Auditório do CCB.
Bilhetes à venda na bilheteira do CCB e na Ticketline.
Preço 5€

Sem comentários:

Enviar um comentário