Os jardins de Monticello



I am as happy no where else and in no other society, and all my wishes end, where I hope my days will end, at Monticello. Too many scenes of happiness mingle themselves with all the recollections of my native woods and fields, to suffer them to be supplanted in my affection by any other.

Monticello é a mítica propriedade onde Thomas Jefferson ergueu a sua famosa casa neoclássica. Os jardins que a envolvem são considerados como uma das mais ricas colecções botânicas do mundo, contendo plantas ornamentais, hortícolas e florestais de todo o mundo. O espectacular sítio web da fundação com o mesmo nome dá a conhecer a sua vasta história, apresentando um original interface de navegação com imagens e animações que são, por si só, um bom motivo de visita.
Fica esta lição de como uma boa história se pode contar de tantas maneiras diferentes, numa página para percorrer durante alguns minutos ou por horas a fio.

1 comentário:

  1. Caro Daniel,
    Sabia que Monticello tem um significado muito especial para nós portugueses?
    Entre 1812-1820 o Abade Correia da Serra (cientista, filósofo e diplomata iluminista) residiu frequentemente em Monticello como convidado de Jefferson, existindo ainda hoje ali o "Abbé's Room".
    Após a morte de Jefferson em 1826, Monticello foi comprado por Uriah Levy, cujo trisavô, Dr. Diogo Nunes Ribeiro (um dos médicos de D. João V) emigrara para os EUA em 1733. Após a compra da casa em 1834 os seus descendentes viveram aí durante quase um século, evitando que caísse em ruínas.

    ResponderEliminar