Instruments for Science



The time period of this project, 1800-1914, begins with some of the earliest catalogs in the Smithsonian collections and ends with the onset of World War I. This was the period of "classical" science, during which "Natural Philosophy" grew into what we now recognize as science.

Instruments For Science – 1800-1914, via The Nonist.

Animal Spot: Canil de Penafiel



Este é apenas um cão entre muitos que se encontram recolhidos no Canil de Penafiel, onde poderão vir a ser abatidos muito em breve. Fica o apelo a todos os que tenham condições para acorrer a este caso.

Visitem o Blogue da Sobreviver – Associação de Defesa Animal de Setúbal para mais informações.

Momento geek



A Valve acaba de anunciar o lançamento de Half Life 2: Episode Two (via GameSpot) para a Xbox 360, com data prevista para final de 2006. Como se não bastasse tratar-se de um atentado aos tempos livres, o jogo incluirá o capítulo anterior Half Life 2: Episode One e ainda o original Half Life 2 na versão integral, agora com muito mais resolução.

I'll be home for Christmas...

Links galore

Lugares interessantes perdidos na minha lista de bookmarks...

Repetita, Repetita est le blog de Jean-Philippe Perrot, photographe et réalisateur de documentaires;

Road Trip ‘06, A travel log describing the adventures of a road trip of a mother and her 13 year old daughter as they drive through the southeast visiting the maternal family matriarch, extended family, collecting family recipes, stopping for fun along the way and singing Bette Midler in the car! It should be a wonderful ride! Read and come along with us!;

Shortcut: A European City Blog, Daily blogging from Europe: city life, events, people & travel;

Daze Of Our Lives, State of the art 19th century humour (sadly no longer updated);

Susannah Sayler, My photographs exist to me as clues to a story, perhaps a crime, that I will never figure out. I am interested in scenes that confound me, scenes where it seems like something is absent;

Harvard Design Magazine: After the Flood, Lina Bo Bardi’s Glass House by Esther da Costa Meyer;

Dark Horizons: James Cameron’s Trilogy Plans, I have two franchises, if you will, or films that play out over an arc of a number of films that I am going to be making;

Music For One Apartment And Six Drummers, Seis personas esperan pacientemente frente a un apartamento a que sus dueños saquen a pasear al perro....

A Geologist's Lifetime Field List

The following is a list of essential or desirable locations for geologists or travelers to visit. It contains many of the interesting geological wonders of the world, with links for most of them. Other interesting natural phenomena are also presented.

A Geologist's Lifetime Field List, via Pruned.

Ideias frescas



Moinhos eólicos de segunda geração, via Reluct.

The British Landscape

John Davies' beautiful panoramic photographs of the British landscape capture an industrial world now lost and a modernity running away from its past.

O trabalho de John Davies visto por Ken Worpole, no Open Democracy.

Carioca



O Chico, o maravilhoso Chico acompanha-me há longos anos. Trilhou comigo noites de estrada fora com velhas cassetes rolando no rádio. Ou talvez seja eu que o acompanho a ele, seguindo o trilho das letras como as pistas de um caminho mais vincado. Vi-o em tempos em concerto, ao vivo em Lisboa. Ali estava ele com o sorriso grisalho cheio de doçura rasgando pontes com a platéia. E o que começou como concerto cedo se tornou uma festa de garagem com todo o mundo dançando amor barato lá na frente. Sim, sigo as pisadas do homem de quem um dia se disse ter o coração grande feito "caminhão de mudanças". Vou atrás dele desde os tempos do vinil e agora seguirei mais uma vez as palavras do belo Carioca.
O Chico está de volta!
_
Deixo-vos com o texto de Bolero Blues. A canção nasceu de uma composição de Jorge Helder, aparentemente impossível de "letrar", onde Chico foi construir mais uma das suas estórias. Sem a trilha sonora disponível, resta-me dizer-vos que vale mesmo a pena ouvir.

BOLERO BLUES

Quando eu ainda estava moço
Algum pressentimento
Me trazia volta e meia
Por aqui
Talvez à espera da garota
Que naquele tempo
Andava longe,muito longe
De existir
Tantos tristes fados eu compus
Quanto choro em vão,bolero blues
Eis que do nada ela aparece
Com o vestido ao vento
Já tão desejada
Que não cabe em si

Neste crucial momento
Neste cruzamento
Se ela olhar para trás
É bem capaz de num lamento
Acudir ao meu olhar mendigo
Mas aquela ingrata corre
E a Barão da Torre e a Vinícius de Moraes
São de repente estranhas ruas
Sem o seu vestido ficam nuas
E ao vento eu digo
-tarde demais

Quando ela já não mais garota
Der a meia-volta
Claro que não vou estar mais nem aí

Chico Buarque e Jorge Helder, Bolero Blues, 2006.

Momento geek



São grandes fãs da saga Half Life? Mas não sabem bem o que se está a passar? Benvindos ao The Half Life Saga Story Guide, o excelente guia não oficial com todos os segredos sobre o mundo misterioso de Gordon Freeman. Já inclui a história do Episode One, a nova extensão lançada para PC há apenas um mês. Muitos, muitos spoilers... Ah, sim, eu sei.

Estufar esse filó

O país tem sede de festa! O que é afinal a futebolândia senão a entrega ao escapismo sofredor que sonha. E se a futebolândia dos media é uma fabricação de tramas fáceis de desmultiplicar, já se revela mais complexo o mergulho de todo um povo em fuga da realidade quotidiana. Eis uma nação entregue à fantasia para estufar esse filó de que cantava Chico Buarque. E porque não?

Recordo nestes dias suspensos de caminhada para Berlim tantas outras “bandeiras” portuguesas? Carlos Lopes, voando para a consagração de uma carreira notável, nessa maratona olímpica de Los Angeles em 1984. Ou Rosa Mota, quatro anos mais tarde em Seoul, quase sem apoio do estado português mas fazendo vibrar fundo os nossos corações.
Os portugueses são um pouco isto afinal, por vezes uma funda simplicidade que se entusiasma em perseguição dos sonhos, como fez Fernanda Ribeiro em recta final de 10.000 metros noutros olímpicos, desta feita em Atlanta. E tantas outras bandeiras por desfraldar à janela, afinal?

Registo então este estudo da Marktest relativo ao investimento municipal na área da cultura. Assistimos, de 1999 a 2003, a uma duplicação das despesas camarárias na actividade cultural. Revela-nos o rodapé para o facto de as despesas em jogos e desportos ocuparem metade desse valor, em termos de média nacional. No caso mais notável de Braga, que lidera o valor de despesa na cultura, essa percentagem ascende acima dos 90% de gastos em jogos e desporto, associados evidentemente ao investimento do campeonato europeu de 2004. Maldade minha ir mais além para presumir que, para a grande maioria dos restantes concelhos, o futebol ocupará decerto a maior parte da fatia desportiva.



É o retrato da futebolândia em números. E sem querer estragar a festa, serve para lembrar que no assentar da poeira seria bom olhar para eles e pensar em que futuro nos reservam.

La primavera intanto tarda ad arrivare.

Uma casa para o Elvis



Mais um apelo que chega, desta vez para encontrar um lar para o Elvis.
Este bonacheirão cinzento fazia parte de uma colónia de gatos de rua. Foi levado para o veterinário para tratar de um problema numa pata e tem estado a recuperar na casa de amigos.
O Elvis é cinzento e tem cerca de cinco anos, muito meigo, e foi diagnosticado com FIV. A imunodeficiência felina não se transmite às pessoas e os gatos com esta doença podem viver bem durante muito tempo. Por isso, precisamos da vossa ajuda para encontrar uns donos duplamente especiais que possam tomar conta dele. Ficam os contactos para quem puder ajudar:

Bixus (blogue)
Email: bixusenaoso@gmail.com

Cantinho Dos Animais De Évora (blogue)
Tel: 96 464 89 88
Email: cantinhodosanimais@gmail.com
_
Mais:
(1) Elvis, Bixus;
(2) Elvis, Cantinho dos Animais.