Malmö City’s Parascopes
A equipa de designers da firma Unsworn Industries criou estes fantásticos Parascopes. Estes invulgares telescópios foram instalados em três pontos diferentes da cidade de Malmö oferecendo aos observadores visões alternativas de como estes lugares poderão ficar no futuro. A iniciativa é parte de uma campanha dirigida aos cidadãos locais, promovendo ideias para reduzir o tráfego urbano na cidade. Podem ver os panoramas dos três sítios online: Mobilia, Triangeln e Kungsgatan-Amiralsgatan.
Os telescópios são, evidentemente, geniais. Mas não é apenas o hardware que nos deve motivar atenção. É a forma inteligente como a tecnologia foi utilizada para promover a participação activa dos cidadãos. O processo revela um espírito de cidadania aberta e uma relação saudável entre os promotores de intervenção no espaço público e a comunidade local. Um excelente exemplo, também revelador de alguma da distância que nos separa desta cultura cívica, num país em que os processos de consulta pública são tantas vezes tidos como uma obrigação legal. Uma burocracia inconveniente processada numa fase em que os projectos se encontram pouco permeáveis ao contributo externo e à reformulação. Talvez aqui residam razões para alguns casos de conflito, petição e polémica, evitáveis através de um enquadramento mais esclarecido e aberto, infelizmente distante do nosso contexto social e político - e, porque não dizê-lo, também profissional.
Via Below The Clouds (em Sueco).
Unsworn Industries design team created these wonderful Parascopes. They have been installed at three different locations in the city of Malmö, allowing viewers to take a look into the future and see different visions of how these places could be like. The initiative is part of a campaign addressed to the citizens of Malmö, promoting ideas to reduce car traffic in the city. You can see the panoramas for the three sites online: Mobilia, Triangeln and Kungsgatan-Amiralsgatan.
These parascopes are great, of course, but it’s not really the hardware that gets my juices flowing. It’s the intelligent way in which technology was used to promote active citizen participation. The whole thing oozes advanced citizenship, revealing a healthy relationship between city officials and the local community.
Via Below The Clouds (in Swedish, but you can read it in English courtesy of Google).
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Excelente ideia!
ResponderEliminarEm Portugal existe ainda uma lacuna muito grande na esfera da participação cívica. Ainda não se sabe muito bem o que é isso de cidadania, e como é que "eu" enquanto cidadão posso e tenho voz activa na minha cidade.
A culpa divide-se entre a falta de informação e a apatia generalizada .
O que é inteligente na acção da Unsworn Industries é o mecanismo de informação: os Parascopes, que convidam à participação, e inevitavelmente, à reacção pública.
A escolha do telescópio urbano enquanto objecto tem a felicidade metafórica de ver o que está longe no tempo... de ver o futuro.
De facto genial.