Sim City



Uma cidade fantasma que parece extraída de um jogo de Sim City, em construção nos arredores de Luanda. Uma “paisagem” distante de conceitos convencionais de geografia urbana para o ciclo de vida das cidades, porque não é já de cidades que se trata. Estamos perante a materialização de uma lógica de investimento que já não carece de pessoas – a cidade que se auto-constrói como uma bolha dentro da sua própria bolha.

Uma curiosa forma de “desenvolvimento” que perdeu de vista qualquer noção de progresso. O que vemos aqui são modelos importados de realidades urbanas já de si esgotadas e falidas. Algures, num banco na Ásia distante, isto é um activo financeiro vendido em títulos e oscilando ao sabor das expectativas. A cidade é já um mero acessório do mercado financeiro. Uma simulação de economia. Sim City.

7 comentários:

  1. Excelente ponto de vista e fantástica parábola! Agora já há quem brinque ao Sim City no terreno real, o pc é para amadores!

    ResponderEliminar
  2. No século passado em que nasci, já se dizia que "estava o Mundo roto". Mas nunca pensei que no séc. XXI o ser humano tivesse regredido tanto!
    Ocorreu-me então uma ideia louca: e se os angolanos Sem Casa fizessem o mesmo que os brasileiros Sem Terra e ocupassem essa cidade fantasma?
    E porque a ideia é louca, fico-me por aqui nas conjecturas...
    Bjs.

    ResponderEliminar
  3. A mensagem diz que fica nos arredores de Angola! "Arredores de Angola"? Onde diabo será "arredores" de um país?

    ResponderEliminar
  4. "Ocorreu-me então uma ideia louca: e se os angolanos Sem Casa fizessem o mesmo que os brasileiros Sem Terra e ocupassem essa cidade fantasma?" acontece mais do que julgam, actualmente a evolução da cidade está a ser feita dessa forma, muitos arquitectos e governos já vêem as favelas como a próxima forma de ordenamento do território, visto que ao se atingir um certo numero de habitantes estes passam automaticamente a ser uma cidade com direitos (em países tipo Brasil, áfrica do sul, etc)

    ResponderEliminar
  5. ´... a falta de trabalho em gabinetes portugueses, contribuiu de tb com estes tipo de urbanismo angolano "em cima do joelho".... pois ou projectam isto ou NADA...

    ResponderEliminar