Novas expressões



Novas Expressões é o título de um recente espaço web que integra o site da S’A arquitectos, com coordenação de Carlos Sant’Ana.
Trata-se de uma série de entrevistas a práticas emergentes de arquitectura, diversas no estilo mas com um traço em comum: construir um discurso crítico-teórico suportado na investigação e na diferença.
Discute-se, entre outros temas, a indefinição contemporânea dos limites da doutrina arquitectónica. A multidisciplinaridade como território de fusão de conhecimento, esbatendo-se conceitos de um certo tradicionalismo académico da profissão. Por outro lado, são os próprios riscos de assumir a experimentação sem recurso a fórmulas pré-estabelecidas. Sobre isto, vale a pena acompanhar as palavras de Balthazar Aroso quando assinala o factor cultural como o principal obstáculo para assumir tal afirmação profissional:
Falo do factor cultural como elemento que define um país. A inovação implica necessariamente um novo ponto de vista, que por si só, implica algo de diferente, e em Portugal, têm-se medo de ser diferente. Existe uma constante procura da estabilidade colectiva, uma voz comum.

Sem comentários:

Enviar um comentário