Trienal de Arquitectura de Lisboa



Vem aí a Trienal de Arquitectura de Lisboa 2007, a primeira edição do que pretende ser um ambicioso festival internacional de arquitectura contemporânea. Entre 31 de Maio e 31 de Julho deste ano devem passar por Lisboa muitos dos mais reconhecidos profissionais da área, naquele que será um extenso programa de conferências, exposições, concursos e outras actividades. Mais informações no sítio web do evento, que também tem blog.

7 comentários:

  1. Projecto aliciante para todos nós, arquitectos, mas cuja eficiência depende, em muito, da adesão que se faça, e nesse sentido seria importante descentralizar as iniciativas e alargar a escala do evento.
    Estou muito curioso e muito confiante de que vai ser um sucesso tremendo

    ResponderEliminar
  2. Nasceu a Trienal logo após a morte da Bienal Experimenta Design...

    ResponderEliminar
  3. Uma coisa nada tem a ver com a outra. A iniciativa é outra, a organização é outra, e, acima de tudo, o âmbito é totalmente diferente.
    Há questões muito mais preocupantes (como o chorudo subsidio encaminhado para o Rivoli) do que esta da trienal de arquitectura

    ResponderEliminar
  4. Politica posta de parte, sobra muito pouco, sobra o esforço de algumas pessoas empenhadas em que os eventos sejam mais de intenções politicas.
    E esta tem capacidade para se distanciar de movimentações politicas se a deixarem nem a raptarem como iniciativa de umbigo.

    Marco da Silva Lopes

    ResponderEliminar
  5. No que me couber a mim, divulgarei este fantastico invento, como portuguesa, como estudante de arquitectura, como amante de um pais que prime pela critica constante e derrotista de pregressos e inovaçoes.
    Os meus parabens a todos os que estao no back stage deste projecto, que ira marcar uma nova fase do bom Portugues feito ca dentro.
    La estarei!

    Andreia O. Garcia

    ResponderEliminar
  6. A Trienal é um erro porque repercute um modelo de concessão de eventos igual ao de há dez anos atrás, quando existiam menos 10 mil arquitectos e todos se conheciam ou eram familiares.
    Baseia-se no princípio que todos os "bons arquitectos" são conhecidos e participam na tertúlia das "4ª feiras".
    Não procura descobrir mas sim perpetuar o status quo vigente.
    É mais um evento no qual, aos jovens arquitectos (a maioria), ficará reservado o papel de encher as salas das conferências.

    ResponderEliminar
  7. Não é bem assim, meu caro, alunos finalistas de 17 escolas de arquitectura estão a fazer projectos para a trienal. Está a decorrer um concurso aberto a Cidadãos e Arquitectos, no qual, podem participar estagiários. Vai abrir seguidamente outro em moldes complementares cujo enfoque serão outras cidades do país (Évora, Guimarães, Porto, ...). Abriu agora um concurso on-line destinado a estudantes de todo o mundo para fazerem projectos para o estuário do Tejo. Vão ainda ser abertos mais 2 concursos abertos a estudantes e jovens arquitectos até aos 35 anos de idade. Os concursos abertos envolvem, na globalidade, estudantes, estagiários, jovens arquitectos e arquitectos mais experientes em diversas iniciativas.
    Só no concurso recentemente aberto no âmbito da Trienal para o porto de Leixões já há quase 400 inscritos. A Trienal está pensada como um evento aberto à participação de todos. Todos, mesmo todos. Não me lembro de isto ter acontecido alguma vez no nosso país.
    Estejam atentos e participem!

    ResponderEliminar