A calçadeira

Andava eu a circular pelo quarto noutro dia quando tropecei aparatosamente na calçadeira Omsorg da Ikea. Caso se estejam a perguntar, trata-se de uma calçadeira comprida que parece uma serpente. É mesmo gira. A questão é que já me tinha esquecido que isto existia. Na verdade, nem me lembro de quando a comprei. Estão a ver, eu não uso calçadeira. Eu nem sequer gosto de pessoas que usam calçadeira. Então porque haveria eu de comprar uma? Porque é que compramos estas coisas de design se nunca, mas nunca, as vamos utilizar afinal?

2 comentários:

  1. Lembro me de ler, há já algum tempo, uma crónica de um conceituado Designer que constatava que, ao longo da sua vida, apenas tinha feito coisas para as massas consumirem, design pelo design, desprovidas de utilidade para a sociedade. Considerava abandonar a sua carreira por isso, por ter gasto imensos recursos e não ter sido útil!

    O seu texto é interessantíssimo!
    Creio q hoje, tb a arquitectura cada vez mais se aproxima a essa calçadeira. Os arquitectos estão muito preocupados pela forma, pelo aspecto estático de um objecto que apenas fica bem exposto numa vitrine para os outros verem. Desprovidas daquilo q é simples, desprovidas de propósito! …Sem alma!

    ResponderEliminar