A crise de infraestruturas da América +


Image credits: Michael Kerbow.

A Country Breaking Down
Artigo de Elizabeth Drew para a The New York Review of Books. O falhanço quase total das instituições em investir no seu futuro, descartando tudo o que não gera retorno imediato, tanto no plano político como no que se refere à sua infraestrutura física, deixou o país à beira do colapso sistémico: da rede rodoviária à ferrovia, das pontes ou das redes de abastecimento de água – para dar apenas alguns exemplos. No entanto, se este é um problema generalizado nos Estados Unidos, os seus efeitos são, lamentavelmente, desiguais. A dramática crise da água potável, em curso na cidade de Flint, no Michigan, é bem prova da clivagem socio-económica e também racial que acompanha o colapso das infraestruturas na América. Via Archinect.

The Euro Area Crisis Five Years After the Original Sin
Porque é que a Europa falhou na sua gestão da crise do Euro e que lições podem ser extraídas para o futuro? Ensaio académico de Athanasios Orphanides, professor na MIT Sloan School of Management, abordando a forma como os programas de resgate aplicados aos países em dificuldade da zona Euro foram concebidos para proteger interesses políticos e financeiros específicos de outros estados membros.

Our Dysfunctional Monetary System
Steve Keen, professor de economia na Kingston University em Londres e autor do livro Debunking Economics, reflecte sobre as disfuncionalidades do actual modelo monetário. Num artigo muito recente para a Forbes, Keen explica o desastre histórico que resultou do aumento exponencial da base monetária gerado pela emissão de crédito pelo sector bancário, alertando também para o erro de insistir em políticas públicas de défice zero num momento de contracção global da economia.

Global Market Fear Is At The Heart Of European Bank Stock Price Falls
Frances Coppola tem vindo a dedicar particular atenção à situação dramática do Deutsche Bank; ler Deutsche Bank's Stock Price Recovery Is Not What It Seems e The Market Isn't Buying That Deutsche Bank Is 'Rock Solid'. Neste seu mais recente artigo, a conhecida colunista da Forbes relaciona de forma mais alargada a queda das acções da banca com o medo generalizado nos mercados de investimento quanto à saúde financeira das instituições bancárias europeias.

Da hipocrisia na política europeia e portuguesa
Artigo de Nicolau Santos, originalmente publicado no Expresso Diário. Em destaque as declarações do ministro das finanças alemão, Wolfgang Schäuble, relativas a Portugal, com a crise do Deutsche Bank em cenário de fundo. Igualmente recomendado o seu artigo Como a emigração está a tramar o PIB.

O sobe e desce da TINA
Daniel Oliveira para o Expresso Diário. Um dos poucos comentadores portugueses a interrogar-se sobre os motivos pelos quais o BCE faz depender o financiamento de Portugal da deliberação de uma simples agência de notação, tomada sem necessidade de justificação ou possibilidade de escrutínio.

Escravatura por dívida
Artigo de José Pacheco Pereira, originalmente publicado no Público. A crise das dívidas soberanas, da perspectiva histórica às actuais circunstâncias políticas.

The Launch of DiEM25 at Volksbühne Theatre
Vídeo da sessão de lançamento do movimento DiEM25 que teve lugar no dia 9 de Fevereiro, em Berlim. Discurso de abertura de Yanis Varoufakis.

Sem comentários:

Enviar um comentário