Questões de ética +


Image credits: Márcio Pimenta.

Alexandre Alves Costa: The meaning of Revolution
Mais uma presença de um arquitecto português no CreativeMornings Porto. Alexandre Alves Costa fala sobre o passado e a importância da participação cívica dos cidadãos na construção de um mundo melhor.

Márcio Pimenta: Ética
Outro vídeo com chancela da Creative Mornings, desta feita de Curitiba. O fotógrafo brasileiro Márcio Pimenta partilha as suas reflexões sobre o conceito de ética a uma plateia repleta de jovens. Um testemunho profundo e por vezes carregado de grande dureza, falando da importância da fotografia como forma de despertar a consciência do grande público.

An Architect's Role in 'Creation From Catastrophe'
Tendo como ponto de partida a exposição Creation From Catastrophe, organizada pelo Royal Institute of British Architecture, um artigo sobre o modo como a arquitectura tem um lugar central na recuperação de comunidades atingidas pela tragédia natural ou pelo efeito de desastres causados pelo Homem.

The Attrition Problem
Apesar da sua participação expressiva nas escolas de arquitectura, muitas mulheres acabam por abandonar a profissão. Um artigo sobre o lento progresso da nossa actividade no que respeita à igualdade de género, dando conta da vaga emergente de activismo feminista que pode finalmente vir a mudar a face da arquitectura. Via Archinect.

Cádiz Castle Restoration: Interesting Interpretation or Harmful to Heritage?
Os trabalhos de consolidação da ruína do Castelo de Matrera, em Cádiz, com projecto do arquitecto espanhol Carlos Quevedo Rojas, foram envoltos por uma nuvem de controvérsia. Ecos de um debate, para ler e reflectir, também com versão em português

Um blogue para mais uma Comissão de Inquérito, desta vez ao Banif
No blogue Disto Tudo, Mariana Mortágua volta a dar conta dos trabalhos de mais uma Comissão de Inquérito, desta vez ao Banif. Os mais interessados em questões de economia encontrarão aqui oportunidade para acompanhar um debate sobre as fragilidades do nosso sistema bancário: o que aconteceu, como e porquê.

Sem comentários:

Enviar um comentário