Coisas quentes para dias de chuva



O tempo está a arrefecer e os gatos começam a aninhar-se uns nos outros. Estas são duas das nossas meninas, a Cinza e a Margarida. A Cinza é a mais velhinha, já deve estar a fazer uns sete anos. Há cerca de um ano passou um mau bocado. Começou a comer pouco e desenvolveu uma lipidose, uma concentração de gordura no fígado. Fez umas análises e, nuns valores onde devia estar abaixo dos 125, ela acusava 1000. Ficou a soro vários dias mas esteve sempre a piorar. Uma repetição dessa análise acusou mais de 1400. Fez uma biópsia para se ver se o problema era cancerígeno, e depois da cirurgia percebemos que ela estava a desistir de viver.
Propusemos aos veterinários trazê-la para casa. Eles avisaram-nos que o prognóstico era muito mau e ela tinha de fazer uma medicação constante, com alimentação especial de 3 em 3 horas. Lá os conseguimos convencer de que trataríamos de tudo, mesmo sem saber se o resultado da biópsia iria deitar tudo a perder.
A Cinza ficou a viver no nosso quarto durante mais de um mês. Nos princípio a minha mulher tirou uns dias de férias para tratar da gata, depois tirei eu, e finalmente uma amiga próxima ajudou durante mais uns tempos. Com muita insistência, a Cinza foi-se aguentando no fio da navalha, muito apática. Porque ela não comia de vontade própria, tinhamos de lhe dissolver a comida e alimentá-la através de um tubinho (introduzido pelo esófago com uma ligadura a proteger à volta do pescoço). Eu fiquei o enfermeiro das injecções diárias de antibiótico. Era uma luta. Felizmente a biópsia veio comprovar que não se tratava de algo maligno.
A recuperação da Cinza foi muito lenta e sei que mesmo os médicos pensavam que ela não iria aguentar. Mas a verdade é que com muita ajuda e todo o mimo deste mundo, ela recuperou completamente e hoje ainda é mais arisca do que antes. Como podem ver, ela aí está refastelada no cadeirão com a pequena Margarida, que também é uma menina frágil.

A Alexandra, que tem um blog muito bom chamado Palavras & Imagens, enviou-me um email a perguntar pela gatinha cega que tentei dar aqui para adopção. Aproveito para lhe responder que felizmente tudo acabou bem e ela foi adoptada por uma jovem simpática de Lisboa.

Para terminar, fica a recomendação de irem todos visitar o blog da Alexandra que também gosta de gatos e ainda tem um álbum fotográfico repleto de flores e bicharada.

Nota: já agora, A Barriga De Um Arquitecto ultrapassou hoje a barreira das 100.000 page views. Obrigado a todos.

7 comentários:

  1. Então e eu que pensava que já não havia frio....e chuva nem comVince, e dou com as "meninas" já anichadas, esperendo o tempo invernoso.
    Ñão sei se tiveram conhecimento de um mail do joão carrapa a propósito de uma ninhada de golden retrievers...provavelmente fui eu o enganado, porque a urgência e a incapacidade de soluções patenteadas eram mais uma daquelas parvoeiras que correm nesta rede cheia de buracos...
    Se os meus bichanos se deixassem fotografar...mas eles não me podem ver de objectiva apontada que disfarçam logo.
    Mais uma vez relembrei a história da vossa gatinha Cinza, e mais uma vez me comovi porque felizmente há Pessoas como Vocês nesta nossa terrinha...Renovados Parabéns.

    ResponderEliminar
  2. Só pra dizer que acho o design impec.
    Do melhor que se pode ver por aí, sô arquitecto.

    Parabéns

    ResponderEliminar
  3. a briosa também está em modo outonal. sebastião, o cão amarelo, está em modo quatro estações - prontopara tudo.

    os melhores cumprimentos [extensíveis aos felinos].

    ResponderEliminar
  4. Parabéns pelos muitos hits. Parabéns também pelas gatas. Cá por casa também há disso, mas são 3! Os gatos são uns bichos formidáveis.
    Um abraço.
    ZM

    ResponderEliminar
  5. Fantástica história! Parabéns!

    ResponderEliminar
  6. Que foto maravilhosa! :)
    As vossas meninas são muito lindas e a história delas bem bonita.

    Fiquei super-feliz de saber que a gatinha cega conseguiu encontrar uma dona que, pelo que pude ler, a vai fazer bem feliz!
    Adoro finais felizes (apesar de nem sempre os haver :(

    Muito obrigada, também, pelo vosso comentário ao meu blog!
    Só hoje tomei conhecimento do mesmo, através daquela opção fabulosa que dá colocar nos blogs: "Who links here".
    O vosso blog também está muito bom... vou colocar um link no meu!

    Beijinhos e felicidades p/ vocês,
    Alexandra.

    ResponderEliminar