AllesWirdGutt ROM (Romersteinbruch)

Outro projecto dos AllesWirdGut, desta vez intervindo num território complexo e invulgar.



St. Mergareten é uma vila de viticultores na província de Eisenstadt, na Áustria. O seu bem arqueológico mais notável reside na enorme pedreira de Romersteinbruch, usada desde os tempos da ocupação romana e posteriormente utilizada na extracção de pedra para a construção dos palácios e igrejas da Ringstrasse de Viena. O sítio, de características vincadas e algo inóspitas, serve hoje de teatro ao ar livre funcionando durante a época de festivais da região.








É para este local que os AllesWirdGut formularam uma proposta de intervenção, contemplando novas acessibilidades, espaços de suporte e a ocupação de um edifício de apoio. É um dos mais recentes projectos da firma austríaca.
Longas rampas de acesso apropriam-se da dinâmica morfológica daquele território, numa abordagem que congrega diferentes escalas numa estruturação contínua- o percurso, o espaço, o edifício. A massa de nova construção encastra-se igualmente entre os muros da pedreira, enquadrando um grande monólito central ali existente. As texturas insinuam o aço e o betão como os principais componentes materiais. Os resultados formais são tensos, dinâmicos, mas ao mesmo tempo, reverentes à solenidade do sítio.
Mais detalhes no sítio web da AWG (em alemão).

Arquitectura: Awg.

1 comentário: