AllesWirdGutt KIGA (Kindergarten)







Um projecto para uma creche em St. Anton am Arlberg, a vila austríaca dos Alpes de Tyrol mais conhecida por ser uma privilegiada estância de ski. A proposta demonstra todo o talento dos AllesWirdGut, a jovem firma de Viena, não só pela qualidade do edifício, compacto e de modulação orgânica, mas pela maturidade das soluções projectuais e materiais ali escolhidas.
O bloco construído, num topo do lote, estabelece a transição entre o acesso exterior de rua e o espaço interno do terreno. Aí desenha-se um jardim de modulação suave em que a simples morfologia parece convidar ao recreio, pontuado de elementos naturais e artificiais, pequenos acontecimentos na paisagem como uma plataforma de madeira, um chapinheiro, um tronco de árvore, uma caixa de areia.
A qualidade assinalável do desenho que ali se observa não resulta apenas de um factor de beleza ou funcionalidade, mas pelo facto de se ver ali um total desprendimento pelo “material nobre”. Sem certas extravagâncias novo-ricas que se fazem reflectir em alguma da nossa arquitectura – a obsessão pelo granito, o aço corten, o mobiliário urbano de luxo – os AllesWirdGutt dão uma lição de bom design fazendo recurso a uma paleta material tão simples como o asfalto, a gravilha, a pedra, a madeira, a relva e um apontamento de calçada nos alçados voltados para a rua. Uma lição de como não é necessário forrar um projecto a ouro para criar uma grande peça de arquitectura.
O interior é tão rico visualmente como o exterior. Também aí encontramos apontamentos de toro de madeira e seixo, criando uma dinâmica naturalista num jogo de contrastes com o minimalismo conceptual. Igualmente reveladora é a preocupação com a luz natural – o edifício abre-se continuamente à luz zenital impressa nos paramentos brancos do interior, valorizando os espaços e ampliando as suas possibilidades de vivência.
Mais detalhes, incluindo uma brochura em PDF, na página da AWG.

Arquitectura: AWG.
Fotografia: Hertha Hurnaus; AWG.

1 comentário:

  1. hello,

    c'est une maison articulée en bien-être. protectrice et généreuse, elle vous demande sincèrement de si elle peut vous abriter, juste un instant. la phrase est touchante, mias la maison m'a touchée.

    ResponderEliminar