Dois anos

A Barriga De Um Arquitecto completa hoje dois anos de existência. Não é um grande feito, só por si. Muitos blogues desta vaga continuam activos; outros ficaram pelo caminho. Mas em dois anos, a blogosfera mudou alguma coisa.

Poucos meses antes, quando um amigo me alertou para este novo fenómeno que se estava a criar, eu respondi desinteressadamente. Os blogues pareciam-me uma variação sobre a infeliz ideia de página pessoal: olá cá estou eu, diz-me o que pensas, tudo bem carregado de gifs animados e uma tentativa desesperada de existir.
No entanto, aquele impulso fez-me começar a olhar para alguns blogues e, com eles, a ser seduzido para esta viagem.
Aquilo que mais me apelou foi a plataforma, o modelo de registo de dados livre e acessível. Nessa altura a blogosfera era mais feia, mais tosca, mas era como hoje um espaço de custo zero onde qualquer um se podia aventurar. Comecei o meu caminho nesse mundo, sem audiência e sem saber bem para onde ir, mas com vontade de registar muitas ideias sobre temas que me interessavam. Assim se abriu esta subscrição para o fio da minha consciência, uma plateia para os filmes projectados na minha mente, enfim, o que lhe quiserem chamar...

Penso sempre que as melhores coisas que escrevi estão algures nos primeiros meses de vida deste blogue. Sem linha editorial, sem pressão nem expectativa, no maior desconhecimento de amigos e quase sem audiência, registei algumas das ideias que circulavam na minha mente à procura de lugar.
Sou suficientemente crítico para saber o chão que piso, mas aceito bem as minhas falhas. A Barriga De Um Arquitecto não é, nem alguma vez foi, tão bom como eu gostaria. Um blogue verdadeiramente genial exige um enorme compromisso pessoal. Não se iludam os que por essa blogosfera portuguesa se acham muito notáveis: falo de um Binary Bonsai, um desaparecido 1976 Design, a Jen Gray, o maravilhoso Antipixel, um The Nonist; ou em português uma Rua Da Judiaria, a Vitriolica (not really), a Quinta do Sargaçal ou o oficialmente fechado Epiderme (esse sim, o melhor blogue português de arquitectura), entre outros que felizmente estão por aí.
Hoje olho para o percurso desses dois anos e encontro muitos erros pelo caminho. Muitas coisas que já não escreveria daquela maneira, que teria revisto com mais cuidado, outras ideias pouco consolidadas que de todo não registaria. Mas sei apreciar esses erros, gosto de reconhecer essa aprendizagem e como, com todas as mudanças que esta Barriga já sofreu, ficam os registos dos velhos passos como as marcas que carregamos connosco e, mesmo ocultas aos olhos dos outros, as sentimos.

Recordo, quase com saudade, o alargado tempo em que recebia uma média de trinta visitantes por dia. Achava aquilo fantástico, um incentivo a escrever algo ainda melhor para interessar e envolver esses trinta dígitos anónimos do contador de páginas. Recordo também o cansaço ao fim do primeiro ano. Durante alguns meses arrastei-me com esforço por aqui, até que um segundo fôlego me envolveu e, com ele, um novo desprendimento para tornar o blogue algo mais próximo daquilo que desejava...
Hoje, mais um ano passado, volto a renovar esse desejo. A Barriga De Um Arquitecto não é um blogue de arquitectura. É um blogue escrito por alguém que estudou arquitectura e que, por isso mesmo, vê a vida pelo prisma deformado de quem reconhece certas coisas e a quem escapam muitas outras. Eventualmente escreve-se aqui de arquitectura ou de urbanismo, mas continuará a não ter linha editorial e a não exibir a intransigência implacável dos génios insuflados que por tudo e por nada redigem um manifesto.
Ah, é verdade que hoje tudo isto parece tão diferente: uma média de 285 visitantes por dia e um total de 85000 desde o seu início com 125000 visualizações registadas; e ondulando algures na segunda metade do top 100 do blogómetro nacional - o recorde foi 62. Não vos direi que me é indiferente; que não vou lá ver os números de vez em quando e que não são fonte de um orgulho que faço por esconder. Mas, acima de tudo, este será um espaço que, se tudo correr bem, se tornará cada vez mais específico e pessoal. Aqui caberá um rascunho feito num guardanapo, uma velha fotografia ou um abraço a amigos distantes. Eventualmente, podem aparecer textos grandes, mesmo que isso esteja “out”. E vão cometer-se alguns erros. Enquanto valer a pena.
Obrigado a todos.
_
Chega assim ao fim o ciclo de imagens de capa gentilmente cedidas por Fernando Guerra, autor do sítio web Últimas Reportagens. Em especial para ele um grande agradecimento e os votos de que o novo ano seja propício a muitas e cada vez melhores experiências.
Um grande abraço.
_
Referências e comentários:
La Force des Choses, Quase em Português, Zarp, Os (In)separáveis, Quinta do Sargaçal.
O Meu Piu Piu, Fotoben, O Despropósito, Irasshaimase!, O Arrumário, Matarbustos, desNorte, Alecrins no Canavial, postHABITAT, Welcome to Elsinore, Obvious, Ma-Schamba, Parallel Lines, Atuleirus, Apenas Mais Um, Bioterra.
Contra-Indicado, Anjos e Demónios.
A todos, um reconhecido obrigado!

30 comentários:

  1. Parabéns!

    A essência deste espaço é inteiramente responsável pela sua acreditação.
    Em tempo que já foi, também a minha "ideia" sobre estas lides era bem negativa.
    Obrigado pela reflexão e por me teres dado a oportunidade de perceber as diferenças.

    JMelro

    ResponderEliminar
  2. Os meus parabéns. Apesar de há muito estar ligado à web e ter visto esta blogmania nascer só há poucos meses atrás decidi adoptar um como forma de expressão. Estando ligado ao "ramo" sempre tinha olhado para eles com desconfiança, como uma moda. Para mim e técnicamente os blogs pareciam-me simplesmente como uma área de novidades e notícias de qualquer outro site normal. Agora tendo assentado a poeira separa-se o trigo do joio. No meio da multidão de blogues "olá mundo estou aqui" surgem preciosidades "bloguísticas" que valem ser parte de uma peregrinação quase diária. "o barriga" é certamente um deles. Obrigado pela sabedoria, deambulações e visões partilhadas.

    ResponderEliminar
  3. Efeito giro, o de cima :)
    Foi só para ver o que dava :)
    abraço

    ResponderEliminar
  4. O problema dos campos de "nome" e "website" da zona de comentários aparecerem (para alguns utilizadores) preenchidos com caracteres estranhos, tem que ver com uma falha na leitura da configuração de cookies. É um problema do template que, ao que li, tem solução, mas ela é tão complexa que ainda não consegui introduzi-la aqui no blogue. Peço desculpa aos utilizadores que encontrarem este erro, para o qual de momento existe apenas uma solução: apagar os caracteres estranhos e substituí-los pelos vosso próprios dados.
    Dah :)

    ResponderEliminar
  5. Parabéns.
    Raramente faço comentários (tipo prova de que cá venho com regularidade)
    A verdade é que a tua barriga já faz parte da minha rotina diária.

    ResponderEliminar
  6. Parabéns Daniel! Dois anos que eu tenho seguido atentamente!

    Seja ou não um blogue de arquitectura, no meio de tanto disparate que se lê por todo o lado, gosto de saber que aqui encontro sempre informações interessantes (como as fotos subway dreams de há uns dias atrás) e pontos de vista inteligentes em textos curtos ou longos "dêmodê" que me fazem pensar!

    O q me parece mesmo interessante nesta coisa dos blogs é por serem tão imediatistas reflectem ao longo do tempo a nossa própria evolução. Ver que alterámos opiniões, que nos precipitámos em algumas coisas, que já não pensamos da mesma maneira é sinal da nossa própria alteração constante, crescimento, maturação e isso é fascinante!

    Mais uma vez parabéns!

    ResponderEliminar
  7. bolas... tinha escrito um comment longo que foi não foi postado! Isso é vingança por n usar o Firefox???

    bem...versão (muito) encolhida mas directa ao essencial:

    Parabéns Daniel! Dois anos que eu tenho tido o prazer de acompanhar! Venham todos os fôlegos porque, quer queiras ou não, ler-te é já essencial para muita gente (myself included)

    Que venham outros tantos!

    ResponderEliminar
  8. Olha afinal agoram foram os dois comments... isto não dá para cada um apagar os seus comments?

    pufff... que confusão! Fui! Não vou fazer mais confusão na tua festa de aniversário!

    ResponderEliminar
  9. Sara e outros,
    Não apaguei nenhum comentário, nem mesmo os que aparecem com dados de erro (pelas razões que expliquei atrás). É um problemito do sistema? Ou o blogger que se anda a portar mal. Seja como for, não faz mal alguma confusão em dia de festa!

    ResponderEliminar
  10. Parabéns Daniel. Para mim, este é um dos poucos blogs que leio diariamente.
    Um grande abraço e desejos de Boas Festas.
    ZM

    ResponderEliminar
  11. Parabéns. Também te visito com regularidade. Concordo com o que dizes apesar de eu só andar por este éter há coisa de meio ano. Continua!

    ResponderEliminar
  12. Caro Daniel Carrapa,

    Parabéns pelo 2º aniversário do seu excelente blogue.
    Votos de Bom Natal, excelente Ano Novo e de muitos aniversários d'A Barriga de um arquitecto.

    Saudações,

    HVA

    ResponderEliminar
  13. Quando os blogs eram uma novidade, o tempo nunca chegava para descobrir aqueles que de facto eram bons. Dois anos depois restam-me uma breve selecção onde a consulta diária é obrigatória. Com grande inteligência e virtuosismo [a barriga de um arquitecto] tem sido uma excelente fonte de aprendizagem, conhecimento e participação. Muitos parabéns Daniel!

    ResponderEliminar
  14. Parabéns! Dois anos é obra. Para quando o livro de obra?
    Também sou visita diária e considero absolutamente notável o trabalho que o Daniel desenvolve neste blogue. Permito-me no entanto discordar do autor: este é mesmo o o melhor blogue sobre arquitectura, em português, nos dias de hoje. Pergunto-me o que aconteceria à discussão sobre (e ao ensino da) arquitectura em Portugal, se exemplos como este se frutificassem. Abraços.

    ResponderEliminar
  15. Daniel,

    Aqui ficam novamente os meus parabéns pelo teu blog (parece que o post anterior desapareceu, devido ao tal erro de que falas)!

    Beijinhos,
    AC

    ResponderEliminar
  16. um abraço de parabéns aqui do pessoal do postH!

    ResponderEliminar
  17. parabéns!
    pelo espaço de expressao!...que nao divulga apenas a actualidade, mas lança discussao.
    thks

    grande abraço!

    ResponderEliminar
  18. A primeira coisa que me atraiu neste blogue foi o fantástico nome. Dois anos depois não é por isso que cá estou.
    Parabéns, Daniel.

    ResponderEliminar
  19. Parabéns por este belo blog. Sou um colega de profissão e venho visitá-lo muitas vezes. É preciso continuar.

    ResponderEliminar
  20. Parabéns. Apesar de não ser um blog sobre arquitectura quando aqui se fala disso vale a pena ler.

    ResponderEliminar
  21. Para além dos naturais cansaços espero que continue por mais tempo. Este é dos (pouquissimos) blogs de leitura lenta, nada do clic-clic. Obrigado

    ResponderEliminar
  22. parabéns por um blog de barriga cheia.

    ResponderEliminar
  23. Parabéns a um blog que enaltece a arquitectura.

    ResponderEliminar
  24. Creio que nunca terei comentado aqui, talvez porque sempre que aqui venho imirjo nesta leitura, e é como se estivesse um pouco à margem da blogosfera mais azafamada do comentário aqui, do link ali. Aproveito agora para dizer o quanto aprecio isso e endereçar os meus parabéns. É uma belíssima barriga!

    ResponderEliminar
  25. Ah, cheguei ligeiramente atrasado à festa, mas prometo ser o último a sair e a apagar a luz. Parabéns ao arquitecto que escreve melhor que sei lá o quê.

    ResponderEliminar
  26. Parabénzzz atrasitos...!!!, e já agora Boazz Festazzz!

    T

    ResponderEliminar
  27. Apesar do enorme atraso, facilmente justificado pelo rush de trabalhos e emoções desta época natalícia, aqui ficam os meus sinceros parabéns, Daniel. Obrigado por continuares a proporcionar um sítio onde podemos continuar a voltar e encontrar sempre leituras de excelência.

    ResponderEliminar