Residência no Restelo







Vistas de rua de uma casa em construção na zona do Restelo, da autoria do arquitecto José Guedes Cruz.
Num contexto urbano consolidado, o lote faz-se ocupar por dois volumes de estrutura em aço que se intersectam. Os generosos vãos envidraçados do contorno interno são encaixados nos paramentos limite, em forra de ardósia e chapa metálica.
Duas varandas suspensas acentuam uma horizontalidade bastante dinâmica, pontuando no alçado principal um dos momentos mais marcantes de desenho.
Ainda mais interessante são alguns apontamentos de solução de implantação. Assume-se o desnível de contorno através de um muro interno de gabions, definindo a textura do embasamento como sendo já parte da construção. Externamente desenha-se uma vedação em prumos de ferro, como o esqueleto metálico de uma caixa de cofragem. A rede cinzenta faz resultar uma leitura muito interessante, nela se integrando um amplo portão central e ainda o volume inox composto pela caixa de correio e campaínha de entrada. Uma solução invulgar e muito bem conseguida, integrando elementos aparentemente rudes com um sentido de design que lhes confere uma leveza admirável.

10 comentários:

  1. Impossível de esquecer esta casa!
    Vi-a pela primeira vez, ainda em construção, há cerca de uns dois anos. O contraste de opacidade do piso térreo com o piso superior recuado, a simplicidade das linhas e jogo de materiais está muito bem conseguido.
    O duplo gradeamento mostra criatividade já para não falar do detalhe união "seamless" deste ao portão.

    ResponderEliminar
  2. porreiro era se os tais "gabions" fossem parte integrante da estrutura como acontece no Dominus Winery do gabinete Herzog & De Meuron, imprimia uma maior coerência na linguagem formal do conjunto, mas isso é só a minha opinião...na verdade não percebo nada disto

    ResponderEliminar
  3. http://www.guedescruz.com/
    aqui fica o link do atelier.
    abraço
    Paulo

    ResponderEliminar
  4. É uma daquelas obras modernaças das quais nem sei bem o que opinar...
    Há ali uma conjugação do melhor da arquitectura bem feita, no caso do embasamento, e depois há a escolha do material que é uma espécie de kitch que se assume mas que na verdade acaba por cheirar mais a mera opção (no caso,a confirmar-se como opção, pouco feliz) do que a uma exploração qualquer de um lado sinistro da arquitectura que compensa na leitura do contexto.
    Mas no lugar resulta porque também depende da outra escala, da mais abrangente e que contempla a envolvente.
    É estranho, talvez se entranhe...

    ResponderEliminar
  5. Coitadinho dos Gabiões ... pq estão aprisionados? será q fogem? Para quê essa armadura exterior? falta betonar? onde está a cofragem? ... isso tudo só no embasamento ... bem, deixem lá, eu cada vez percebo menos disto.

    Mto formalismo, demasiados elementos, mta complexidade na leitura ... para não falar dos grandes vãos envidraçados virados a sul etal, sem protecção ... mas isso são pormenores q só ao quadro eléctrico da EDP interessa ... ou será q tb interessa ao proprietário? ... eskeçam, para fazer uma casa dessas é preciso "estar no sistema" ... e isso não pinets ...

    ... Estiloso ...
    (é o q interessa hojem em dia)

    ResponderEliminar
  6. concordo com o que foi acima dito.

    Um projecto feito de um bocadinho disto e um bocadinho daquilo, no todo não passa disso mesmo, um amontoado d colagens.
    Muita complicação na sua leitura. (complicado diferente de complexo)

    ResponderEliminar
  7. Alguns pormenores interessantes mas no fundo um circo de vaidades de materiais e formalismos.
    Faz-me lembrar o shopping dolce vita das antas.

    ResponderEliminar
  8. http://www.youtube.com/watch?v=vIlfAw8IR44

    ResponderEliminar
  9. vejam este video do atelier.........!!!!
    http://youtube.com/results?search_query=guedes+cruz

    ResponderEliminar
  10. sem alma nem golpe de asa

    ResponderEliminar