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Talvez ainda não tenham ouvido falar de Jonathan Harris mas se circulam na web há já algum tempo é provável que tenham visto algum do seu trabalho. 10x10 (ou ‘ten by ten’) foi provavelmente o seu primeiro grande sucesso, tendo sido referenciado em grande número de blogs. A beleza de 10x10 está na sua simplicidade: gera automaticamente um mosaico de palavras e imagens, 100 ‘frames’ que capturam as palavras mais repetidas num grande número de servidores noticiosos mundiais como a BBC e o New York Times. O resultado é um retrato informativo definindo um momento particular no tempo.
Quando se olha para o trabalho que Jonathan Harris tem vindo a desenvolver nos últimos anos observa-se que muitos dos seus projectos são uma exploração sobre informação interactiva e inteligência artificial. 10x10 é um bom exemplo; um sistema que funciona sem intervenção humana, espécie de autómato recolectando informação sem critério ou agenda, facultando depois as suas descobertas numa tabela visual interactiva.
Harris esteve presente no TED onde fez uma exposição intitulada As histórias secretas da rede (‘The Web’s secret stories’). Apresentou o seu projecto We Feel Fine, lançado em 2006, que analisa automaticamente um grande número de blogs para registar os sentimentos expressos pelos seus autores. Sempre que alguém escreve frases como “Eu sinto” ou “Estou a sentir”, o sistema grava essa frase e processa o sentimento que foi expresso (triste, feliz, deprimido) numa variedade de factores estatísticos. O seu interface gráfico permite ver o modo como o mundo se está a sentir num determinado momento, processando a sua informação num conjunto incrível de correlações complexas envolvendo localização geográfica, sexo, idade, clima e muito mais.
We Feel Fine tem mesmo de ser visto para ser compreendido em toda a extensão. É uma construção antropológica sobre a diversidade humana e oferece um retrato visionário da rede. A sua modelação fluída é um trabalho de poesia visual, quase transcendente. Revela as pegadas emocionais humanas de quem percorre a web a cada momento.
O seu projecto mais recente, ambiciosamente intitulado de Universe, é uma evolução de todos estes conceitos e temas. Universo funciona como uma grande construção dos eventos da actualidade, transformando-os em constelações de palavras. Permite pesquisar um evento particular (uma pessoa, um conceito, qualquer coisa) e penetrar nas profundezas das suas ligações infinitas. A sua grandeza está não apenas no que permite encontrar mas no modo como revela as suas descobertas. Constelações de conhecimento expandem e interligam-se com outras constelações, numa viagem infinita pelo universo da expressão humana. Poesia no mundo digital, estas são as novas paisagens do nosso tempo.
Descubram outros projectos de Jonathan Harris no sítio web Number 27.
Images from ‘We Feel Fine’
Images from ‘Universe’
The Universe of Jonathan Harris
You may not know who Jonathan Harris is but if you’ve been cruising the web for a while, chances are you’ve seen some of his work. 10x10 (or ‘ten by ten’) was probably his first full blown success. It got blog-linked everywhere and everyone seemed to talk about it for a while. The beauty of 10x10 lies in its simplicity: it automaticly generates a mosaic of words and images, 100 frames that capture the most common words from major news providers like BBC, the New York Times and so on. The result is an information snapshot defining a particular moment in time
When looking at the work Jonathan Harris has been developing in the last few years, you can see that many of his projects are an exploration on interactive information and artificial intelligence. As an example, 10x10 runs with no human intervention; it’s an automaton collecting information with no criteria or agenda, and then portraying its findings on a visual, interactive grid.
Harris was on TED where he made a presentation titled The Web's secret stories. He showcased We Feel Fine, a 2006 project that automatically scans a large universe of blogs to register its author’s feelings. Whenever someone posts an entry with phrases like “I feel” or “I am feeling”, the system records that particular sentence and processes the feeling that is being expressed (sad, happy, depressed) in a variety of statistical factors. Its amazing graphic interface allows you to see the way the world is feeling in that specific moment, and process an incredible amount of complex correlations involving geographic location, sex, age, weather and many others.
We Feel Fine really has to be seen to be perceived in its full scope. Its an anthropological construction on human diversity and offers a visionary portrait of the net. It’s fluid modelling is a work of visual poetry, almost transcendent. It shows the human emotional footprints that wonder the web at this very moment in time.
His latest project, ambitiously titled Universe, is an evolution on all these concepts and themes. Universe works as a global construction of current events, transforming them into constellations of words. It allows you to search for a particular event (a person, a concept, anything) and to penetrate the depths of its infinite connections. The greatness of it is not only what you can find but the way it reveals its findings. Constellations of knowledge expand and link into other constellations, in an infinite journey through human expression. Poetry in the digital world, these are the new landscapes to understand our own place and time.
Check other projects by Jonathan Harris at Number 27.
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