João Pina, fotógrafo


Image credits: João Pina.

A edição online do jornal The Observer dá a conhecer uma reportagem fotográfica de João Pina, intitulada The gangs of Rio. Um retrato da violência na capital mundial do crime, são imagens que registam a realidade cruel do tráfico de droga e da corrupção.
Vale a pena descobrir o trabalho deste fotógrafo português no seu sítio web oficial, com destaque para o registo da não-vida de Roberto Saviano. O escritor italiano de 29 anos vive uma existência enclausurada de protecção policial desde a publicação do aclamado livro “Gomorra”, onde expõe a prática e a identidade dos patronos da máfia napolitana. Um artigo recente no blogue A456 revela mais pormenores da obra transposta para filme por Matteo Garrone, olhando em detalhe para o bairro Vele di Scampia onde decorre grande parte da acção. Diferentes olhares sobre mundos condenados entre o crime e a pobreza.

4 comentários:

  1. como sempre só se vende esta imagen do brasil....

    ResponderEliminar
  2. Lamento se fica essa imagem. Não era, de todo, a minha intenção; tão só divulgar o bom trabalho deste fotógrafo em cenários difíceis, como é também o caso da complexa situação social do Rio de Janeiro.
    A pobreza, a corrupção e o crime, no entanto, não são exclusivo do Brasil ou de Itália, que citei, mas uma realidade que também em Portugal está, infelizmente, presente.

    ResponderEliminar
  3. Muito bem, não posso deixar de comentar aqui e me sinto totalmente a vontade de falar sobre o assunto pois sou brasileiro e vivo fora do país.

    Não acredito que seja esta apenas a imagem que se "vende" do Brasil, porem infelizmente é sim a mais vendida, não há o que discutir e é uma coisa que me revolta por muitas vezes. Vou citar aqui um acontecimento recente que todos nós lembramos. Talvez para quem mora no Brasil não seja tão facil de se recordar, por um motivo óbvio, mas a alguns meses atras, saiu em todos os jornais, na midia impressa, nos canais da web e na televisão, os conflitos que estavam acontecendo entre traficantes e policiais nas favelas da nossa querida cidade maravilhosa. Estão lembrados? Provavelmente quem não mora no Brasil sabe de que conflitos eu estou falando, porem quem vive lá não sabe, por causa daquele simples motivo óbvio... Isso acontece toda semana, oque vimos aqui (portugal) nos noticiários, é comum aparecer nos jornais brasileiros toda semana, infelizmente essa é uma triste realidade do Brasil, e fico a me perguntar o porque desta vez isso foi mostrado aqui? Porque que dessa vez isso chamou tanta atenção? E ai vem parte da minha revolta e a resposta é certa.
    O Rio esta em evidência, tinha acabado de ganhar para ser sede das olimpíadas, e claro, quando uma cidade se torna sede de uma olimpíada, muitas coisas começam a ser colocadas em questão, nós arquitetos sabemos bem disso, e temos GRANDES e EXCELENTES exemplos de como isso tudo pode transformar uma cidade ou um local, esta ai o poder da arquitetura e de eventos grandiosos como estes. Portanto em vez de ficar revoltado e ficar pensando, "essa é a unica imagem que se passa do Brasil", comecei a ver o lado bom disso tudo e é oque eu te aconselho a fazer meu caro Gibran. É extremamente importante essas coisas serem mostradas, primeiro pois são sim a realidade, não a única mais são realidades e não podem ser escondidas, e passar essa imagem do nosso país, é importante para que nos faça mudar, nós e a politica que tem o poder de mudar e não muda. Isso deve servir para que comecem urgentemente a "agilizar" essas olimpíadas, e fazer com que essa "imagem" seja transformada. Então isso tudo, tem seu lado ruim, claro que tem, porem tem seu lado bom, e um grande passo para que isso acabe no Brasil ou pelo menos para que o problema seja reduzido, é mostrar ao mundo oque temos de ruim, pois é preciso primeiramente reconhecer os erros para que se possa mudar. Essa "imagem" funciona como um tapa na cara de quem esta no poder, para tentar fazer alguma coisa e mudar de facto.

    Falando agora ao que realmente seria de facto a ser comentado, curiosamente eu ja conhecia o trabalho desse fotógrafo, e gosto bastante das fotos. Temos que valorizar o trabalho, como expressão artística, e crítica a uma sociedade, acho de extrema importancia tudo isso. Parabéns ao João Pina pelas fotos, realmente a única imagem que fica aqui é a de um bom trabalho.

    ResponderEliminar