Histomapa

Tudo aquilo que precisa de saber sobre História numa única imagem? Eis o que um megalómano chamado John B. Sparks tentou fazer em 1931 compilando 4 mil anos de marcha civilizacional num genial Histomapa.
É o tipo de coisa que deixa os cromos da interwebz em estado de ebulição. Nós aqui (plural majestático) também somos fãs de toda a espécie de diagramas. Na verdade, se eu mandasse, toda a comunicação humana seria convertida em esquemas e gráficos. Se partilham esta mesma obsessão não hesitem em mergulhar nesta intrincada representação dos mais relevantes momentos da história mundial. Não resisto, como não podia deixar de ser, a publicar o Histomapa na íntegra. Este post ainda não acabou mas para ler o resto terão de percorrer a imagem até lá abaixo…



O Histomapa tem aspectos naturalmente controversos. É tido como eurocêntrico e, se a variável vertical do tempo é objectiva, a largura afigura-se uma representação subjectiva do grau de dominância das nações. Ainda assim, com todas as suas particularidades, é um trabalho notável que permite estabelecer a correlação entre diferentes civilizações ao longo dos séculos; observando-se, como exemplo, as bolhas a que corresponde a ascensão e o declínio dos principais impérios da humanidade. Como curiosidade, Portugal inicia a sua ascensão por meados de 1400 para se esvaziar à entrada do século XVIII.
Toda a história e uma imagem descarregável em formato integral no Slate. O Histomapa original pode ser visto em David Rumsey Historical Map Collection. Via io9.

2 comentários:

  1. Olá Daniel.
    Não consegui ler o histo-mapa (primeiro pelo tamanho da letra (!)) e depois...super big, mas achei SENSACIONAL o post e o blog.

    Obrigada e sucesso!
    Melhores cumprimentos.
    Regiane

    ResponderEliminar