Sabia que os bancos criam dinheiro do nada?



Na passada quinta-feira, dia 20 de Novembro de 2014, pela primeira vez em 170 anos, o Parlamento Britânico promoveu um debate sobre a criação de dinheiro. Poucas pessoas sabem que, no actual sistema de moedas fiduciárias como a Libra, o Euro ou o Dólar, a esmagadora percentagem do money stock em circulação nas nossas economias não foi criado pelos governos (ou pelos bancos centrais) mas por bancos comerciais através da concessão de crédito.

A iniciativa foi promovida por quatro parlamentares das diferentes forças políticas ali representadas – Conservadores, Trabalhistas, Verdes e Ukip – demonstrando que as considerações em torno da reforma monetária não são apenas opiniões de um pequeno grupo de pensadores com ideias alternativas sobre economia, mas antes preocupações fundamentadas de um vasto conjunto de pessoas com diferentes sensibilidades políticas.

Foi um debate extremamente didáctico que todos os cidadãos deveriam conhecer. Publico acima uma versão reduzida, com apenas 12 minutos. Está igualmente disponível um vídeo com um resumo alargado de uma hora, bem como a versão integral com cerca de duas horas. Mais informações sobre este tema podem ser encontradas no sítio web oficial da campanha Positive Money e no seu canal YouTube.

Sem comentários:

Publicar um comentário