Arquiteturas Film Festival +



Arquiteturas Film Festival
Começa hoje a quarta edição do Arquiteturas Film Festival Lisboa, uma mostra internacional de filmes documentais, experimentais e de ficção sobre a temática da arquitetura. O programa completo pode ser descarregado aqui. Para acompanhar até ao dia 16 de Outubro.



Esquissos de 21 arquitectos em exposição no Museu Nacional Soares dos Reis
My Own Private Phosphenes – Patrimónios Imaginados é uma exposição dedicada à importância da manualidade do desenho na arquitectura, dando a conhecer esquissos de arquitectos como Adalberto Dias, Álvaro Siza Vieira, Raúl Hestnes Ferreira, Alexandre Alves Costa, Gonçalo Byrne, João Luís Carrilho da Graça, José Mateus e Manuel Aires Mateus, entre outros. Para ver no Museu Nacional Soares dos Reis, no Porto, até 31 de Outubro.



Primeiro debate do novo projecto Jornal Arquitectos
Os grandes eventos internacionais são plataformas de visibilidade que geram debate, prestígio e criam novas oportunidades concretas de trabalho àqueles convidados a expôr. Após a festa, ficam contactos e novas dinâmicas que extravasam a dimensão cultural da arquitectura e que, desejavelmente, podem criar oportunidades para novos projectos de arquitectura.
Debate com o tema Após a festa: os novos projectos, promovido pelo Jornal Arquitectos, no Centro Cultural de Belém, sala Maria Helena Vieira da Silva, às 17h00 do dia 15 de Outubro.



Entre Vizinhos – Encontro no Bairro da Malagueira
Conversa à volta do projecto de Álvaro Siza e filme Bonjour Tristesse, Berlim de Cândida Pinto. Com a moderação de Nuno Ribeiro Lopes, arquitecto e gestor do plano da Malagueira, e a presença de Brigitte Fleck, autora do livro Malagueira, Alvaro Siza’s Legacy, José Russo, presidente da Junta de Freguesia, a jornalista Cândida Pinto, autora da série Vizinhos, Nuno Grande e Roberto Cremascoli, curadores do Pavilhão de Portugal. Na Associação Santa Maria e Fontanas, às 18h00 do dia 21 de Outubro.



O Que É Aquele Tempo? Exposição A TUA CASA / Atelier dos Remédios
O que é aquele tempo? É uma memória do passado recente, nos anos em que os arquitetos foram contratados para pensar criativamente e projetar de forma inteligente. Fomos incentivados pelos clientes para contemplar soluções com fantasia. Também fomos capazes de aplicar o nosso conhecimento para criar experiências de habitar únicas. Por todas estas razões, o Atelier dos Remédios mostra dois trabalhos d’aquele tempo na sede da OA, que abordam temáticas e escalas diferentes. Através da apresentação de Moradia Monte do Córrego e da E.S. Rainha Dona Leonor (prémio Valmor 2011, ex-aequo), quer pela nossa produção, quer pelo olhar de outros, gostaríamos de introduzir tanto a narrativa, como as ambições criativas do escritório, para o público. Acreditamos existirem valiosas lições a serem aprendidas a partir do nosso passado recente. Com “O que é aquele tempo?“ propomos reflectir sobre o desaparecimento da poética do espaço da nossa disciplina com a mudança no interesse do mercado, e sobre a necessidade de recuperá-la para a arquitectura, apesar das circunstâncias actualmente desfavoráveis.
Para ver na Sede Nacional da Ordem dos Arquitectos, em Lisboa, até ao dia 26 de Outubro.



Modern Masterpieces Revisited
A exposição «Modern Masterpieces Revisited» de Luís Santiago Baptista, comissariada por Bárbara Silva, apresenta um conjunto de imagens graficamente manipuladas que colocam em confronto obras da arquitectura moderna com o actual contexto social e político. A exposição inaugurou no passado dia 1 de Outubro e continuará patente na Circo de Ideias até 5 de Novembro.



Exposição Habitar Portugal 12-14 em Évora
Destaque final para a Exposição Habitar Portugal 12-14 que continua no Fórum Eugénio de Almeida, em Évora, até ao dia 30 de Outubro. No próximo dia 27 terá lugar mais uma conversa à volta das obras em destaque na exposição. Antes do debate será possível visitar as obras com a presença dos arquitectos Aires Mateus, Francisco Barata, José Carlos Cruz e Cândido Chuva Gomes. Um resumo do programa está disponível aqui.

Sem comentários:

Publicar um comentário