|optimismo|

Quarta-feira

Numa das minhas pesquisas dei com este texto em inglês do Miguel Sousa Tavares, colocado no openDemocracy em 25 de Julho de 2001, com o título The Night I Became European. Deixo aqui uma passagem, informando que qualquer erro deverá ser apontado ao tradutor e não ao autor, ou seja, a mim.

O que quer que a Europa decida tornar-se no nosso futuro comum, independentemente de quantos países venham a fazer parte dela e apesar das tremendas dificuldades que imagino irão existir para governar esta entidade, julgo que nunca na história da humanidade teve lugar uma tentativa de levar a cabo um ideal tão revolucionário. Reunir um continente inteiro cujo destino parecia residir nas disputas e na guerra (olhemos para a ex-Jugoslávia...); fazer com que todos enterrem os seus diferendos e tentar construir, em alternativa, um governo comum sustentado por uma lei comum que represente o melhor da nossa herança – esse é o mais visionário projecto que a política alguma vez ofereceu.
Nunca, desde o Império Romano, tivemos esta noção de que alguém vivendo na Suécia tem os mesmos direitos que alguém vivendo em Portugal, na Grécia ou na Irlanda. Aqui está a verdadeira Revolução das Pessoas: já não somos sujeitos, somos Europeus.

Sem comentários:

Enviar um comentário