Bullshit detector

Tão misteriosa é a vontade de Deus que a maioria das pessoas a confunde com uma indigestão. E depois há o Buda, cuja primeira grande revelação foi que a vida é sofrimento – e não fazem ideia como ele era divertido na cama.
Wars Of Compassion

Ah, o delicioso sabor a yesterday’s news do Live 8. Activemos pois o bullshit detector acompanhados de uns óculos escuros versão They Live. Claro está, já se sabe que este mundo é mesmo uma palhaçada. Bonitas imagens, eis o Presidente da Comissão Europeia José Barroso ao lado de Bono erguendo um esperançoso “V” de vitória. Estou quase a lacrimejar. Mas, espera, este não é o mesmo Durão que há pouco mais de um ano foi ao bombástico casamento de luxo da filha do presidente angolano José Eduardo dos Santos. Ah, mas que nobre entrega às causas humanitárias, especialmente quando regadas com um bom Chardonnay. Desta vez é mesmo a sério, o Banco Mundial e o FMI colocaram a mão nas consciências para encetar uma poderosa luta contra a pobreza. No topo do cartaz: Tony Blair de voz embargada, secundado por George Bush. Dos mesmos homens que vos deram “Armas de Destruição Maciça” e “Saddam em Cuecas”. Agora, eis o “Perdão da dívida dos países do 3º mundo”. Este filme, é preciso reconhecer, tem muito melhores efeitos especiais e uma banda sonora à maneira.

Os intelectuais dividem-se e até os cientistas ficam malucos. A Nasa atira com um míssil a um cometa. Eh, grande festa, eu quando era puto também gostava de partir coisas. Mas Portugal está dividido. De um lado a facção José Gil, do outro a do Vasco Pulido Valente. O melhor era vestir os dois de maillot de luta greco-romana e metê-los numa poça de lama. A TVI já deve ter tentado mas Vasco declinou: o único exercício que faz é andar trinta metros para comprar tabaco e mesmo assim com risco de sofrer uma taquicárdia. O Pacheco Pereira traduz enquanto se deleita por entre poemas e fotos de Saturno. Francisco José Viegas eclipsa-se durante três meses.

Mas o filme tem azar com a data de estreia. Os atentados em Londres atiram-no para segundo plano com estridência e uma boa dose de histeria colectiva. A charanga tem de continuar e logo se fazem ouvir muitas vozes explicando as origens da problemática do fenómeno e mais o camandro. Há de tudo para todos como é bom de ver nesta nossa sociedade pluralista. Entre os que embarcam no idealismo amansado pop e os fundamentalistas sem turbante a rogar por um míssil pelo cu daquela gentalha toda é difícil escolher com tamanhas sabedorias.
Guerra é guerra e não se fazem prisioneiros. O tiroteio já começou e o melhor é saírem da frente, em especial se decidirem apanhar um autocarro em Stockwell. A discussão é acesa e a blogosfera está ao rubro. Já se sabe, qualquer caramelo com blogue acha-se um perito em política internacional e terrorismo. Há um Nuno Rogeiro dentro de cada um de nós, mas só ele tem o cabelo original.
Ah, a blogosfera, a blogosfera... e não se pode exterminá-la?!...

2 comentários:

  1. Clap! Clap! Clap!
    Mais! Mais! Mais!

    ---***---

    Quantos blogues existem!? Eu sinceramente não sei! A barriga é o segundo de há +- 1 ano que faz parte de:

    /marcadores/habituais/ (abrir Todos em separadores)

    P.S.:) Obrigado pela ligação ao meu sítio. Penso em adicionar o teu algures por lá há uns meses mas é preciso uma reestruturação e uma actualização de algumas secções, quando o fizer hás-de saber se sim, quando e como.

    ResponderEliminar
  2. LOL
    Ah ah ah ah!
    Adorei o tom mais sarcástico. Tudo verdade, tudo verdade...

    Sinto que no meio disto tudo nunca havemos de saber toda a verdade sobre terroristas e justiceiros...

    ResponderEliminar