FAR Architects: Wall House

Imagens gentilmente cedidas por Cristobal Palma.











Localizada na periferia de Santiago de Chile, a Wall House foi projectada pela jovem equipa de arquitectos de origem alemã Marc Frohn e Mário Rojas Toledo. Numa altura em que a divulgação de arquitectura está dominada por projectos de grande escala é interessante descobrir uma residência uni-familiar concebida de forma tão inovadora. A Wall House é uma investigação sobre a pele composta de um objecto de arquitectura. A casa é constituída por quatro diferentes níveis de materialidade: uma base de betão armado, uma estrutura interna de vigamento e laminado de madeira, uma estrutura exterior de placas de policarbonato e uma tela final, tensionada, em forma de diamante.
O resultado é não apenas minimalista mas de uma crueza surpreendente. Os espaços interiores são concentrados e despojados ao nível de acabamento, em contraste com a sua fachada difusa e ensombrada. O espaço de transição resulta como ambiente habitável e abrigado. A Wall House reinventa um sentido de tipologia, definindo um novo objecto residencial que explora soluções climáticas inconvencionais e relações sociais não estabelecidas. Uma casa para viver por dentro, por fora, e no espaço que os separa.





FAR Architects: Wall House
Images kindly provided by Cristobal Palma.

Located in the outskirts of Santiago de Chile, the Wall House was designed by germain architects Marc Frohn and Mario Rojas Toledo. In a time when architectural media is somewhat overcome by large-scale projects it’s interesting to discover a single-family residence conceived with such a strong sense of innovation. The Wall House is a design investigation on a multi-layered object. The house is composed by four different levels of materiality: a concrete base, a wood and laminate internal structure, an acrylic/polycarbonate external structure, and a final soft skin – a tensile diamond-shaped energy screen.
The result is not only minimalist but satisfyingly raw. Internal spaces are concentrated and unobtrusive, in contrast with its diffused, shaded façade. The transitional space results as a livable, sheltered environment by itself.
The Wall House reinvents a sense of typology, defining a new residential object that explores unconventional climatic solutions and social relations. A house to experience inside, outside, and in the space between.


Architecture: FAR Frohn&Rojas Architects.
Photography: Cristobal Palma.
References: Wall House by FAR Frohn&Rojas Architects, via Dezeen.

Sem comentários:

Publicar um comentário