Ela diverte-se à grande


Imagem via.

Quando vejo peças publicitárias como esta ocorre-me que pelo caminho existiu uma equipa de criativos que teve a ideia. E que algures terá existido uma reunião com responsáveis da empresa, quiçá directores de marketing e relações públicas, onde o conceito foi revelado. E que terão gostado, a julgar pelo facto de investirem dinheiro da empresa na campanha. E que em seu nome se produziu uma sessão fotográfica e trabalharam imensas pessoas, até obter o grafismo e ele ser publicado na imprensa.
E que em todo este percurso – perdoem-me – ninguém terá dito as proverbiais palavras: «Porra mas é que isto é mesmo estúpido, pá».
Ainda assim quero acreditar que esta menina existe mesmo, é arquitecta e se diverte à grande a fazer maquetes. Tem umas mãos invejáveis para quem se dedica tanto à arte do corte e costura com bisturi. Tenho a confessar que gostava mesmo muito de visitar o blogue dela. É sempre entusiasmante ver alguém, nos dias que correm, que ficou rico a brincar às casinhas. Pode ser um estímulo para os milhares de arquitectos a recibos verdes e a estágio não remunerado, bem como aos 1138 arquitectos inscritos nos Centros de Emprego em Janeiro de 2010.
E, já agora, caro Dr. António Carrapatoso, não se importa de mandar esta gente ir bugiar?

25 comentários:

  1. Existe alguma estatística do número de arquitectos inscritos na ordem que trabalhem a recibos avulsos, desempregados ou contratados?

    ResponderEliminar
  2. Caro,
    nos dias que correm, independente do que fazemos como arquitectos, temos que ganhar a vida...
    Ahhh, e já agora, o Drº Carrapatoso deixou a Vodafone no passado mês de Agosto... A direcção executiva está a cargo do Engº António Coimbra.

    ResponderEliminar
  3. A sério, não sei se dou enormes gargalhadas, se me sento e choro ou se simplesmente mando tudo e todos ao espaço e começo a "brincar de casinha". De repente dava mesmo jeito a minha situação, seria de facto algo a se achar graça, afinal o acto de brincar de facto nos da qualquer gozo, e assim podemos lidar facilmente com relação a DESgraça do desemprego.

    Nem sei ao certo mais o que dizer, é tanta coisa e nada ao mesmo tempo... um vazio...

    ResponderEliminar
  4. isto é mesmo real?! não dá para acreditar...

    ResponderEliminar
  5. Eles 'divertem-se à grande' a fazer estas campanhas e nós temos que aguentar...

    ResponderEliminar
  6. Lol... incrivel... mas infelizmente são campanhas destas que ainda fazem a minha mãe sonhar que ser arquitecto é so "brincar às casinhas" e que há sempre alguem "acha graça, paga a sério"...

    Alguem lucra com a realidade?? n... essa é a verdade....

    ResponderEliminar
  7. E eu que imagina que publicitários " criativos" e empresas imbecis que aprovam suas campanhas fosse uma péssima característica aqui do Brasil. Percebo que a idiotice é mundial.

    ResponderEliminar
  8. Já não é de agora que a publicidade tende a distorcer a realidade (Para não dizer aldrabar as pessoas). Afinal de contas andam todos atrás do mesmo...

    ResponderEliminar
  9. Que me desculpem os sapientes arquitectos que por aqui comentam, mas vocês deviam acima de tudo protestar com a vossa Ordem que reconhece com o título de Arquitecto pessoas licenciadas em Instituições Privadas, quando o mercado não consegue sequer canalizar os licenciados das instituições públicas, que por mérito próprio, conseguiram um canudo.

    Hoje em dia são os arquitectos, como foram os enfermeiros há anos atrás. Profissões cobiçadas e que o mercado precisava, foi um boom de privadas a serem reconhecidas. Em vez de se reforçar o estatuto, como a Ordem dos Médicos, Advogados e Engenheiros...

    E digo isto porque sou aluno de Eng.ª Civil no Politécnico e sou só admito à Ordem dos Engenheiros com Mestrado e Exame de Admissão. E acho que aceitável.

    ResponderEliminar
  10. Espectacular!

    E fotografar maquetes com o telemóvel? Genial, grande ideia! E pôr um estudo de uma casa privada num blog? Estrondoso!

    Como é que ninguém se tinha lembrado disto antes? Está feito, é já amanhã.

    ResponderEliminar
  11. Gostei imenso de ver este blog.
    Tenho algum gosto pela arquitectura e este blog interessou-me.

    Vou passar a segui-lo atentamente, boa continuação

    ResponderEliminar
  12. CARO Subbuteiro e restantes colegas,

    Sou publicitário e mestrado em arquitectura - que é a única coisa que se pode ser de há 2 anos a esta parte. Ou seja, recém formados só sendo mestrados é que exercem. Ao contrário de algumas engenharias que com 3 anos apenas já podem exercer alguma actividade sem estar inscrito (acho bem esta exigência da vossa ordem se querem estar ao nosso nível).
    Mas o que me traz aqui é o espanto do moderador deste blog e espero trazer alguma luz às questões aqui levantadas:
    A foto é comprada e não produzida como quase todas as da vodafone; o layout não tem que enganar já que obedece a normativos internacionais;
    resta portanto o headline e respectivo texto - produto de um copy e da aprovação das papoilas pro-activas do marketing, que polulam os corredores da vodafone.
    Obviamente que esta peça tem por objectivo potenciar as capacidades de um aparelho, que pelos vistos enriquece com a maior das facilidades os estúpidos com um mínimo de trabalho - que é o que "brincar às casinhas" quer dizer - com esta capacidade só conheço as Jotas dos partidos políticos do nosso país. Em pequenos brincávamos aos cowboys e os mais atrevidos aos médicos. Em crescidos, às casinhas.
    Em jeito de conclusão e para que fiquem descansados, esta peça destina-se a gente estúpida e moderna e não a gente inteligente - e podem ter a certeza que funciona... é o país q temos.

    Cumprimentos
    Pedro Gama

    ResponderEliminar
  13. Ainda bem que uma jovem triunfou! Ainda bem que alguém é pago (e a sério)! Ainda bem que a net vende (projectos)! Ainda bem que este anuncio inspirarará milhares (de jovens que também um dia enriquecerão a brincar)!

    ResponderEliminar
  14. Esta rapariga, podia ser eu! Só teriam de mudar uma pequena parte do texto para: fotografo as minhas maquetes com uma máquina fotográfica, todos acham graça ao blog, alguns telefonam e poucos encomendam. Já agora, uma foto das minhas mãos. Eh, eh, eh... até me cai mal ver coisas destas...

    ResponderEliminar
  15. Já agora a morada do blog:
    http://maquetesdearquitectura.blogspot.com, ainda posso vir a dar razão à rapariga do anúncio...

    ResponderEliminar
  16. Ao Sr. "Subbuteiro", tenho a dizer que por mérito próprio tirei o curso de arquitectura numa universidade particular, onde tive boas notas também por mérito próprio.
    Por 3 décimas não consegui entrar numa instituição pública, não me considero ignorante por causa disso.
    Não se trata aqui de desconsiderar as universidades e quem as frequenta, mas sim este anúncio que é completamente ridículo e desprestigia a nossa profissão.

    AL

    ResponderEliminar
  17. eh pá voçês perceberam tudo mal...
    Ela "não é" Arquitecta.
    Ela, sim brinca as casinhas, mas de bonecas, e ainda ganha dinheiro com isso ao as meter a venda no blog dela.

    Soube fazer o que esses mil e tal arquitectos inscritos no centro de emprego não conseguiram, deu a volta.
    agarrou num hobbie e fez dele uma fonte de rendimento.

    andam voçês 5 anos na universidade e tirar mestrados, se a unica coisa que aprendem é desenhar casinhas, deviam ensinar tambem o que é negocio e empreendorismo,
    mas descansados que não são os unicos.

    é preciso vir um designer explicar tudo,

    ResponderEliminar
  18. ela não é arquitecta.
    é uma fotografia de banco de imagens.

    ou seja, o custo da peça publicitária diminui consideravelmente.
    o que não diminui é a estupidez do copy e do conceito.

    ResponderEliminar
  19. O Subbuteiro tem razão num pormenor. Se os arquitectos vivem mal e são explorados porque e' que em vez de estarem a lamentar-se aqui e a chamar nomes aos publicitários não se revoltam e se manifestam a pedir mais direitos e melhor qualidade de vida?

    Pessoalmente acho este anuncio mais uma mentira aos miúdos de hoje que ficam a pensar que ser-se arquitecto é um grande futuro. A Ordem dos Arquitectos devia reprovar publicamente este anuncio porem todos sabemos que a Ordem e' dominada por quem nos explora.

    Até quando os arquitectos vão lamentar-se de serem explorados? Para sempre? Parem de escrever estas idiotices e candidatem-se para mudar a Ordem dos Arquitectos porque de Coronéis a defender Coronéis estão os Arquitectos (a Recibo Verde) fartos de assistir.

    Mudem de Cassete. Please!!!

    ResponderEliminar
  20. a propósito: http://www.edgargonzalez.com/2010/07/28/porque-se-rie-esta-chica-harticulo-2/#comment-213324

    ResponderEliminar