Exposição «Gente da Casa»



A Exposição «Gente da Casa – Monitorização de Uma Obra de Arquitectura» tem inauguração marcada para a próxima quinta-feira 13 de Novembro, integrando o Festival Temps d’Images 2008. Esta exposição documenta o processo de execução de uma habitação unifamiliar na localidade de Areias Gordas, situada entre Pinhal Novo e o Poceirão, no concelho de Palmela, cruzando registos diversos como o vídeo, a fotografia e o design, podendo ser visitada na LX Factory entre 14 de Novembro e 14 de Dezembro.
Está ainda prevista a realização de uma série de conversas temáticas para os dias 20, 26 de Novembro e 3 de Dezembro, no auditório da FNAC Chiado. Fiquem atentos para mais detalhes nos próximos dias.

O projecto Gente da Casa nasce da vontade de dar expressão e visibilidade a um conjunto de profissões e profissionais que, normalmente, só por acidente ou por ocorrências relacionadas com questões laborais e legais, são alvo de notícia e interesse por parte do resto da sociedade civil.
O projecto cruza diversas linguagens e sensibilidades artísticas – Arquitectura, Vídeo, Fotografia e Sonoplastia. Estas foram usadas para indagar e retratar, a uma escala local, uma actividade económica global e fundamental nas sociedades contemporâneas – a construção.
A monitorização da obra fez-se através de um conjunto de planos de trabalho complementares - retratos dos intervenientes, vídeo entrevistas, sequências de vídeo e sequências fotográficas das diversas frentes de trabalho e do todo da obra em evolução - e de temas que foram surgindo com o desenvolvimento do projecto - paisagem envolvente, pré-existências, as casas dos trabalhadores, as instalações dos fornecedores, etc.
Ao longo de 14 meses, entre Maio de 2007 e Julho de 2008, acompanhámos todos os trabalhos e os cerca de 100 trabalhadores dos vários ofícios e especialidades. No total foram registadas cerca de 7000 imagens fotográficas e 60 horas de vídeo e som.
Mostrar as diversas fases e as diversas frentes de trabalho que marcam a evolução de um edifício; identificar, relacionar e questionar todos os seus intervenientes, tendo em conta a profissão e enquadramento cultural de cada um, e captar a atmosfera deste mundo laboral específico, foram os objectivos que guiaram o trabalho de recolha de imagens e sons que agora se apresenta nesta exposição e em livro.
Plateau, o filme/documentário deste projecto, estreará em 2009.

1 comentário:

  1. uma bela ideia esta. nos "nossos" projectos há tanta tanta gente envolvida e indispensável principalmente na obra que é de louvar chamar a atenção para as (muitas) pessoas envolvidas na construção de uma casa.

    fui acompanhando esporadicamente o site que mostrava a construção da casa e vai ser engraçado ver o processo completo na exposição.

    ResponderEliminar