5 cents of architecture


Não estariam à espera de encontrar um serviço de consultoria de arquitectura enquanto estão a fazer compras de mercearia. Mas é exactamente isso que o arquitecto John Morefield está a oferecer. Este jovem arquitecto de Seattle decidiu abrir uma pequena bancada num mercado local e está a proporcionar aconselhamento especializado por apenas cinco cêntimos.
À primeira vista parece uma piada própria de tempos de crise mas, em boa verdade, é uma ideia brilhante. Os arquitectos queixam-se tantas vezes de serem ignorados pelas pessoas comuns. Que tal aventurarmo-nos por onde estão realmente as pessoas e abrir novos palcos para uma conversa franca e despretensiosa sobre temas tão importantes como a remodelação da casa, o uso sustentável de energia e um design conscientemente económico.
A ideia parece estar a crescer e até já tem o seu próprio sítio web: Architecture 5¢. A história original pode ser lida no Seattle Post-Intelligencer.
Via BUILD Blog.

Image credits: Mohini Patel Glanz.

Architectural counselling is not the kind of thing you expect to get while buying your groceries. But that’s exactly what John Morefield is offering. This young Seattle architect set up a booth at a local farmers market and is providing expert advice on a budget. Sure, the whole thing may seem a little bit tongue-in-cheek, but it’s rather brilliant isn’t it? Architects often complaint about being ignored by ordinary people. So how about venturing to where the real people are, opening new stages for plain and unpretentious dialogue on issues like home remodelling, sustainable energy use and budget conscious design.
The idea has been growing strong and now has its own website: Architecture 5¢. The full story can be seen on Seattle Post-Intelligencer.
Via BUILD Blog.

9 comentários:

  1. Era uma grande ideia fazer o mesmo por cá, mas como somos um País de preconceituosos, duvido que algum Arquitecto de renome tivesse coragem para abrir um "estaminé" mesmo que fosse no Colombo ou no Allegro!!!
    Por cá os Advogados já tentaram fazer o mesmo e foram criticados pela própria Ordem...Mas eu ficava já cliente do "Arquitecto mais perto de si"! Butterfly

    ResponderEliminar
  2. Em São Paulo, Brasil, é frequente encontrar para além de todo o tipo de vendedores ambulantes, advogados que atendem os seus clientes no metro ou em autocarros o que de facto é uma ideia formidável. Adaptar uma profissão tradicionalmente confinada a um escritório/atelier/consultório a um transporte público e vender em movimento o seu serviço para além de poder potenciar o uso do transporte pelo cidadão normal ( vou de metro e resolvo um problema burocrático com o advogado, vou ao dentista, corto o cabelo e ainda entrego o livro na biblioteca ambulante enquanto se for de carro demoraria a mesma 1 hora e nada resolveria ) poderá ser o futuro de muitos deste tipo de serviços. Claro que hoje já temos uma panóplia de gadgets que nos facilitam a vida mas ainda assim pode ser uma ideia com pernas para andar

    ResponderEliminar
  3. Ricardo, espero que haja aí um pouco de ironia. Com a crise ainda vamos acabar todos em arqui-táxis. Damos consultas de projecto enquanto transportamos os potenciais clientes. Ufa!... :))

    ResponderEliminar
  4. http://www.guardian.co.uk/artanddesign/2009/feb/01/sliding-house-architecture-drmm

    Se a sliding house já é uma realidade quem sabe se a possibilidade de um arqui-taxi (arqui-restaurante agrada-me mais) não está para chegar!

    flexibility is the future!

    ResponderEliminar
  5. Arquiblogueiros de plantão, passei pra convidá-lo a conhecer meu blog.
    http://pontoforadeplano.blogspot.com

    Abraços =)

    ResponderEliminar
  6. uma ideia engracada, mas escrevi para outra noticia que ontem nao largou os jornais holandeses. o edificio por inaugurar de rem kolhaas para o Mandarin Oriental hotel, ardeu inteirinho ontem, causa: fogo de artificio aquando das festividades de um tal festival das lanternas.

    http://www.nrc.nl/kunst/article2147855.ece/Gebouw_Rem_Koolhaas_in_Peking_afgebrand

    http://www.nrc.nl/redactie/foto/cctv/soundslider.swf

    uma pena!

    jinhos

    ResponderEliminar
  7. mais:

    http://movingcities.org/movingmemos/tvcc-after-the-flames-beijing/

    ResponderEliminar
  8. Muito interessante!

    Por pior que esteja a situação do mercado, um pouco de Fé de certo fará a diferença!

    Porque não experimentar!!

    ResponderEliminar