Artigas era um homem inquieto e acreditava que a única maneira da arquitetura proporcionar mudanças significativas para a sociedade seria através de alguma relação política. Caso contrário, o conflito entre as classes jamais seria resolvido. A política deveria, portanto, ser visada como um componente intrínseco na arquitetura e essa associação entre ambos era um atributo que todo arquiteto deveria reconhecer e almejar em seus trabalhos. Com isso, Artigas passa a considerar em seus projetos a função social do arquiteto, sempre enfatizando a arquitetura como crítica à realidade.
— Le 6ème au 7ème: João Vilanova Artigas.
— João Vilanova Artigas
No blogue Le 6ème au 7ème, um texto da blogger Mariana Magalhães Costa sobre um dos mais importantes arquitectos modernistas brasileiros.
— La Crisis de la Forma
Debate promovido pela Trienal de Arquitectura de Lisboa que teve lugar no passado dia 13 de Novembro no Colegio Oficial de Arquitectos de Madrid, contando com as participações de André Tavares (comissário da 4ª edição da TAL), Juan Coll-Barreu e Nicolás Maruri.
— The Case of the Disappearing Air-handling Units
Acerca da polémica gerada pelo artigo de Blair Kamin no Chicago Tribune, o blogger John Hill deixa uma reflexão sobre as questões éticas que se colocam à prática da fotografia de arquitectura.
— A poetic vision of Paris’s crumbling suburban high-rises
O texto é curto e algo simplista mas vale pelas notáveis imagens destes fascinantes objectos de arquitectura registadas pelo fotógrafo Laurent Kronental; a motivar certamente uma reflexão crítica mais profunda. O seu trabalho vai estar em exposição em Paris, na Bibliothèque François Mitterrand, a partir de hoje, até Fevereiro do próximo ano. Via 7 Deadly Mag
— Unprepared for Practice?
O jovem neo-zelandês Thomas Denhardt interroga-se se as escolas de arquitectura estão a preparar bem os seus alunos para as questões práticas da profissão.
— O tempo das bibliotecas privadas está a acabar
Artigo de José Pacheco Pereira, inicialmente publicado na revista Sábado, acerca das razões sociais que estão na base do declínio das bibliotecas particulares e familiares.
— The Benefits of Installing a Little Free Library In Your Front Yard
Nesse grande manual de sobrevivência para homens de barba rija (e não só) que é o The Art of Manliness, um artigo sobre os benefícios de instalar uma pequena biblioteca gratuita à porta de casa.
— Ian McKellen: “The Journey Goes On”
No The Talks, a entrevista com esse senhor do teatro e do cinema, actualmente com setenta e seis anos.
— O que a Natureza ensinou a um rapaz de Lisboa
Entrevista do Público a Alfredo Cunhal Sendim, o homem por detrás da Herdade do Freixo do Meio e uma figura de referência no campo da agricultura biológica. Via Quinta do Sargaçal, a quem roubei descaradamente o formato desta link bomb.
E finalmente, para os que leram até ao fim, fica o registo de que A Barriga De Um Arquitecto completa hoje doze anos de existência. Obrigado a todos os que continuam a acompanhar o blogue.
Parabéns pelos 12 anos!
ResponderEliminarObrigado! Receava que ninguém chegasse ao fim do "post" mas afinal ainda tenho leitores atentos. Votos de um Natal feliz, e volte sempre.
ResponderEliminarObrigada pela menção!
ResponderEliminarMariana, não tem nada que agradecer. É sempre bom partilhar as coisas boas que vamos descobrindo na interwebz. Bom Natal e votos de sucesso em 2016.
ResponderEliminar