[book quizz]

Quarta-feira



Era inevitável, o questionário livresco que circula pela blogosfera havia de chegar. A culpa é do CBS e já tive oportunidade de lhe agradecer (cof cof)!
Eis então a resposta possível.

1. Não podendo sair do Fahrenheit 451, que livro quererias ser?
Pior que as correntes internéticas só mesmo aqueles questionários que não interessam a mais ninguém do tipo que personagem do Trainspotting é você! Confesso que estou sempre a fugir a essa espécie de coisa, mas este quizz tem um anzol cinéfilo: baseia-se no filme de Truffaut, por sua vez inspirado no livro de Ray Bradbury. Ah, sim meus amigos, eu já vi o filme há que tempos na velhinha RTP2. E também já li livros do Ray Bradbury nos meus tempos de teenager, mas por acaso o Fahrenheit não.
O pior é que, ao percorrer o questionário, apercebo-me que está formatado ao grupo dos intelectuais livrescos. Eu, que passei dois anos da minha vida sem televisão e sempre me fartei de ler, tenho a confessar infelizmente que pouco leio na área da ficção, romance clássico e muito menos best-sellers à Paulo Coelho que francamente acho insuportável. Ainda peguei uma vez no Alquimista mas achei aquilo um disparate tal que logo desisti. Depois o tipo escreve aquelas croniquetas numa revista de consultório sobre a felicidade do indivíduo na sociedade em geral e mais não sei quê e eu já não tenho idade para isso. Mas também não era essa a pergunta. Pois, para ser contra-corrente, eu escolhia decisivamente o Cosmos de Carl Sagan. Se vamos ser um livro, ao menos que seja o planeta e mais além. Numa sociedade com pouco conhecimento haverá coisa melhor para partilhar?

2. Já alguma vez ficaste apanhadinha(o) por uma personagem de ficção?
Apanhadinho? Isto não me parece uma pergunta muito intelectual. Apanhado, apanhado, só pelos grandiosos filmes de piratas do Errol Flynn! Havia qualquer coisa naquele bigodinho à inglesa a remar nas galés que me entusiasmava... oh diabo! Mas a verdade é que ficava sempre exaltadíssimo com aquilo, pronto a partir para as maiores aventuras. Nos livros, talvez o Corto Maltese me tenha feito sonhar bastante, especialmente na mística Fábula De Veneza.

3. Qual foi o último livro que compraste?
Numa sessão de apresentação do livro pelo autor em Évora, organizada pelos nossos amigos da livraria O Som Das Letras, há poucas semanas: Portugal, Hoje: O Medo De Existir de José Gil. E não, não foi para oferecer.

4. Qual o último livro que leste?
Planeamento Do Espaço Rústico de Sidónio Pardal. Fucking brilliant!!!

5. Que livros estás a ler?
Actualmente na pilha de livros, não necessariamente por esta ordem: Reabilitação De Edifícios Antigos (Patologias E Tecnologias De Intervenção de João Appleton; Novos Espaços Urbanos de Jan Gehl e Lars Gemzoe; Sul de Miguel Sousa Tavares; Quando Os Elefantes Choram de Jeffrey Masson e Susan MacCarthy; O Significado De Tudo de Richard P. Feynman. Sei que há mais mas não me lembro...

6. Que livros (5) levarias para uma ilha deserta?
O manual da Autodesk para o Architectural Desktop 2006... ah, não, agora a sério, como é que se responde a uma pergunta destas? É uma ilha deserta tipo survivor ou um resort paradisíaco? Se calhar também não interessa. Mas esta é daquelas perguntas irritantes onde é suposto jorrar toda a nossa sapiência livresca. Mas quem é que quer levar o Dostoyevsky para uma ilha deserta? O García Márquez, talvez. Cem Anos De Solidão, sempre tem o peso dos clássicos. Decididamente o O Lobo Do Mar de Jack London, e A Obra Ao Negro de Marguerite Yourcenar. Isto está a correr bem! E já que estamos numa ilha deserta, o melhor é levar alguém interessante. Que tal a biografia do Feynman pelo James Gleick, Genius – The Life And Science Of Richard Feynman. E claro, a Terra Dos Homens de Antoine de Saint-Exupéry, que é um pequeno grande livro. Já estão cinco? Então, ainda à sorrelfa, o melhor é levar o Seinlanguage do Jerry Seinfeld, para passar os serões nos dias em que não dê para ir até à praia.

7. A quem vais passar este testemunho (três pessoas) e porquê?
A ninguém. Sorry.

4 comentários:

  1. este questionário anda por todo o lado (que melga!) e tenho reparado que a pergunta 6 dá a entender q a pessoa vai para a ilha deserta, mas nao diz por quanto tempo... curiosamente tenho reparado que a maior parte das pessoas entende a pergunta como se se fosse viver para sempre numa ilha deserta (muitos respondem que nao querem ir ou que cinco livros nao chegam...e se fosse só durante uma semana? cinco nao chegariam?)

    Bom, o que eu queria mesmo dizer é que levaria Dostoyevsky comigo. Levo-o sempre pra todo o lado. ;) É engraçado reparar como os gostos são diferentes e o quanto as pessoas se revelam com as respostas sobre livros...

    ps.: já ouviu falar do Hotel Fox? ( http://www.hotelfox.dk/home.html). Como não vi nenhuma referência na Barriga,deixo aqui o apontamento. Se ainda não conhece, acho que vai gostar. :)

    ResponderEliminar
  2. Joana, não conhecia! Obrigado pelo link e pelo devaneio. A minha inteligência visual põe-me logo a imaginar-me num barquito à deriva com uma mala cheia de livros no meio do oceano. Vai na volta, ainda levava lá a minha colecção inteira de BD's do Valerian, O Senhor Dos Anéis e a tralha toda de infância... :)

    ResponderEliminar