Novos arquitectos portugueses

O portal interactivo de arquitectura e design New Italian Blood está a publicar um conjunto de listas com os melhores arquitectos emergentes em vários países do mundo. Depois da Espanha e da França, chegou a vez de conhecermos as escolhas do site italiano para o nosso país. A ver: TOP10 Architects under 40 / New Portuguese Blood.

1. Nuno Brandão Costa
2. a.s* - Atelier de Santos
3. nbAA – Nadir Bonaccorso
4. E-studio: Extrastudio
5. Ateliermob
6. S’A arquitectos
7. Cláudio Vilarinho
8. Ezzo
9. PM-ARQ
10. MOOV

New portuguese architects
The interactive architecture and design network New Italian Blood is publishing a set of lists with the best emerging architects from several countries in the world. After the examples of Spain and France, the italian website has just presented its choices regarding to Portugal. Here’s the link: TOP10 Architects under 40 / New Portuguese Blood.

7 comentários:

  1. Não quero ser polémico, mas ía jurar que o Nadir já passou dos 40 não?

    ResponderEliminar
  2. Nasceu em Milão em 67, por isso está no limite!... Seja como for, não há razão para polémicas. Estas coisas dos top10 são apenas um pequeno "entertém". Mas vale a pena percorrer os links - também de Espanha e França - porque estão ali coisas interessantes para descobrir.

    ResponderEliminar
  3. Era um teaser Daniel... aqui a questão é o Nadir ser italiano, mas é justo uma vez que o seu trabalho é, para nosso contentamento, testemunhado por nós in loco. De qualquer forma está muito bem conservado!
    Sem duvida que há ali muito material interessante, alguns que desconhecia por completa ignorância.
    E fica aqui também o pedido à malta Kapputt! para que disponibilizem mais material no respectivo sitio web porque a julgar pelas imagens que estão no flash ha ali muito para contar...

    ResponderEliminar
  4. A wallpaper também publicou o seu Architects Directory para 2007 que, fashion q.b., entitulou de 101 of the world´s most exciting new architects.
    Mais um top para o ´entretém´do tops! Boas descobertas!

    http://www.wallpaper.com/101/architects-directory.html

    ResponderEliminar
  5. Estas listas brotam como cogumelos e à medida que brotam vão perdendo a credibilidade.
    Esta, em particular, denota um enorme desconhecimento da "nossa realidade" e tirando os primeiros nomes e outros inquestionáveis parece ter sido feita com base numa rápida consulta na internet.
    O que é feito de nomes com obra feita, publicada e premiada? Carlos Veloso, Atelier do Corvo, Embaixada, Camilo Rebelo, Bernardo Rodrigues,...
    Uma lista imergente, portanto.

    ResponderEliminar
  6. Penso que a intenção do portal italiano é promover apenas uma sondagem de divulgação. Os nomes podem (ou podiam) ser propostos através do próprio site. Desconheço os posteriores critérios de apreciação. Seja como for, alguns dos que referiu constam da listagem de nomes propostos, ainda que não figurem nos 10 primeiros. Outro desses arquitectos estava entre os 10 mais, mas pediu para ser retirado por motivos que desconheço.

    Se procuram uma lista mais "à séria", recomendo-vos este site:
    http://www.baunetz.de/ranking/?area=ranking&type=top&int=1

    Encontram Siza em 9º lugar, e Paulo David num respeitável 32º, entre o crème-de-la-crème da arquitectura mundial.

    ResponderEliminar
  7. arq2arquitectura

    Blog: arq2arquitectura@blogspot.com

    Gente nova na arquitectura!

    ResponderEliminar