Um jardim em cada escola

A Barriga de um Arquitecto feita pelos seus leitores. Fica a participação de Tiago Torres Campos, arquitecto paisagista colaborador do projecto Um Jardim em Cada Escola, falando da necessidade em cuidar dos espaços exteriores dos recintos escolares – uma dimensão diferente mas igualmente importante das preocupações que aqui tenho reflectido. Via email.

Caro Daniel,

Elogio desde já as reflexões que tem feito sobre a Escola em Portugal. Curiosamente este tema, basilar na formação da pessoa, tem sido estranhamente votado ao silêncio. Que significa este silêncio? E mais importante do que isso, como poderá o Arquitecto participar activamente na redescoberta daquilo que é o Parque Escola.

Sou Arquitecto Paisagista e interesso-me bastante pelo tema da Escola, principalmente porque considero que no nosso País há um longo e burocrático caminho a percorrer na sua melhoria. Estou, desde Setembro de 2007, envolvido no projecto Um jardim em cada escola, um projecto pedagógico de carácter ambiental, cujo principal objectivo é a requalificação dos espaços exteriores escolares. A ideia fundamental desta equipa de profissionais não é a simples implementação de projectos paisagistas nas escolas, mas o envolvimentos de todos - crianças, pais, docentes e comunidade - na construção dos espaços que afinal são o principal lugar de brincadeira durante largos anos.

A nossa experiência na divulgação do projecto Um jardim em cada escola, junto de quase trinta escolas públicas e mais de dez colégios privados, na Área Metropolitana de Lisboa, tem sido positiva, sendo a receptividade total e o interesse muito grande. Por parte dos corpos executivos e docentes, dos alunos, dos pais e da comunidade envolvente.

O que nos move é sobretudo a intervenção em escolas públicas, pela urgência na sua recuperação. Embora os recreios sejam, em geral, espaços funcionais para os alunos brincarem e descontraírem, eles são acima de tudo "uma terra de ninguém". Ninguém é responsável, ninguém cuida deles, e ninguém parece ficar realmente incomodado com isso. Encontram-se bastante descuidados, sendo na sua maioria constituídos por pavimentos estéreis e equipamentos obsoletos e degradados. Transformar parte destes espaços em jardins, abre a possibilidade de proporcionar aos alunos, além de uma qualidade ambiental inestimável, experiências interessantes e saudáveis que os aproximem do mundo natural e, por outro lado, tragam esse novo mundo para as salas de aulas.

As crianças e jovens que venham a estar envolvidos neste projecto aprenderão a compreender e a cuidar do ambiente que os circunda, adquirindo conhecimentos e competências de grande valor prático e cívico, que os acompanharão ao longo da vida.

Temo-nos deparado, naturalmente, com problemas na implementação dos projectos, relacionados, por um lado, com a angariação de fundos, e por outro, com a resolução de toda a burocracia junto de todas as entidades que têm uma palavra a dizer sobre a Escola. A minha opinião geral é a de que, ressalvando as pouquíssimas excepções, muita gente tem alguma coisa a dizer sobre a Escola, mas pouca gente quer realmente fazer alguma coisa.

Quero acreditar que esta é uma ideia sólida, pelos objectivos que nos propomos alcançar, pelas preocupações ambientais que caracterizam a nossa geração e por uma genuína componente educacional e pedagógica. Neste domínio muito está por fazer. Um jardim em cada escola propõe-se a começar.

Os melhores cumprimentos,
Tiago Torres Campos

1 comentário:

  1. Mais uma vez se comprova que os Pais, os Professores e os Alunos estão receptivos a este tipo de questões. O problema é que estes não têm qualquer PODER. Cabe às Câmaras Municipais construir e manter as Escolas. Elas é que têm o dinheiro necessário a Projectos como este "Um Jardim em cada Escola".
    Para um qualquer leigo, o pátio de recreio serve apenas para as Crianças brincarem, mas para um Professor ele é muito mais do que isso.Ele pode servir de sala de aula ao ar livre; seja numa lição de Ciências da Natureza,numa aula de Educação Física ou numa de Educação Visual.
    Lamento imenso que em Portugal este ainda não seja um TEMA NA MODA...As nossas Crianças mereciam melhor sorte!
    M.F.Dias

    ResponderEliminar