A morte de um filho da floresta



Por vezes ao percorrer o meu leitor de feeds, hábito quase diário, transitando rapidamente uma notícia atrás de outra, um título sobressai sobre todos os outros. E poucos terão sido tão chocantes como este. O TEDBlog dá conta da morte de Zé Cláudio e da sua mulher Maria, assassinados em sua casa de Nova Ipixuna, Pará, Brasil, no passado dia 24 de Maio.
José Cláudio Ribeiro da Silva vivia da floresta Amazónica como “extractivista”, recolhendo os seus frutos e fabricando produtos naturais a partir de sementes e óleos. Tornou-se líder comunitário e activista contra o abate ilegal de árvores e a ameaça de desflorestação da Amazónia. A sua determinação tornou-o num símbolo de defesa da floresta e um alvo para os madeireiros ilegais de quem recebeu diversas ameaças de morte.
Em Novembro do ano passado, Zé Cláudio participou na conferência TEDxAmazônia onde deixou o testemunho tocante do seu amor pela natureza, dando conta do seu medo pelo futuro mas também da sua enorme coragem. O mundo não pode esquecer este homem.

1 comentário:

  1. Assim se abate um herói...e quantos já caíram por esta causa? O que dói é pensar que os assassinos e os mandatários continuarão a ficar impunes.
    E os Homens não aprendem nada...
    Bjs. Butterfly

    ResponderEliminar