A última floresta de Takashi Amano



Florestas Submersas é o título da exposição temporária patente no Oceanário de Lisboa. No centro da instalação encontra-se um notável aquário com cerca de 40 metros de extensão – considerado o maior nature aquarium do mundo – criado pelo mestre japonês Takashi Amano, entretanto falecido.

A obra retrata a paisagem dos cursos de água das florestas tropicais, evocando a simplicidade e a grandiosidade da natureza. A experiência convida os visitantes a reflectirem sobre a urgência da conservação e preservação dos ecossistemas aquáticos, continuamente ameaçados pela actividade humana. A exposição é acompanhada por uma orquestração criada por Rodrigo Leão especificamente para o evento, servindo de complemento perfeito à atmosfera imaginada pelo seu autor.



Aos 61 anos, Amano era mundialmente reconhecido como o precursor do aquapaisagismo. Tornou-se mestre internacional da aquariofilia de água doce com a criação de um estilo próprio de aquários plantados, os "nature aquarium". A sua notável arte procurava interpretar a natureza, combinando técnicas de jardinagem japonesas com o conceito wabi sabi, promovendo o encontro da beleza com a simplicidade e a imperfeição. Takashi Amano viajou pelas maiores florestas tropicais do mundo retratando a harmonia das paisagens e florestas pristinas. O aquascaper japonês acreditava que, ao prestar atenção à natureza, podemos perceber melhor o nosso mundo e aprender a preservá-lo.

Via Oceanário de Lisboa. Créditos de imagem: Pedro A. Pina, via RTP e Público.

1 comentário:

  1. Fui ver a exposição no início do Verão e fiquei fascinado. Ao sair do Oceanário comprei o disco do Rodrigo Leão, que oiço regularmente. Passadas algumas semanas, no caminho para a praia, li no Público sobre a morte de Takashi Amano, o que me comoveu profundamente. Não creio que haja condições para conservar a sua última floresta em Lisboa, embora me pareça que muito dificilmente uma outra exposição temporário possa superar em qualidade esta, que ali permanece.

    ResponderEliminar