Renzo Piano Braço de Prata Housing Complex







Poucos conhecerão o plano de Renzo Piano para um complexo residencial na zona do Braço de Prata, em Lisboa. O projecto remonta a 1999 e integrava uma vasta reconversão urbanística da área afecta a um conjunto de pavilhões industriais em desuso.
A proposta esquematizava a apropriação da estrutura em rede do edificado, introduzindo novas acessibilidades diagonais e transversais que davam corpo a um sistema de vias e percursos pedonais. Os novos edifícios definiam uma gradação hierárquica de espaços públicos e semi-públicos, criando condições de amenidade e habitabilidade muito particulares à tradição lisboeta, segundo Renzo. Complementarmente, avançava-se um traçado de recuperação da frente ribeirinha e a consolidação de novos espaços de utilização colectiva.
O projecto é apresentado no seu sítio web e constitui a única obra do arquitecto em território nacional. Infelizmente, até hoje, ainda não se tornou realidade.

Arquitectura: Renzo Piano.

7 comentários:

  1. Bom dia.
    Antes de mais parabens pelo blog.

    Está visto que em Lisboa as obras de grandes arquitectos internacionais ficam paradas. Eu ja conhecia o projecto de Renzo Piano para Braço de Prata, visto que moro muito perto do local e questiono porque ao fim de tanto anos não se fez nada.
    Parece que esta parte da cidade ( freguesias de Marvila e Beato) está um pouco esquecida, pois a algum tempo atrás também manifestei a obra esquecida de Oscar Niemery na zona de Marvila. Recentemente o local escolhido para a construção da Fundação Luso-Brasileira está a servir de deposito de terras vindas de outros lados....... Não se percebe

    abraços

    ResponderEliminar
  2. Também eu já conhecia este projecto.

    Na altura em que foi apresentado, eu estava a trabalhar no Atelier Promontório (ali ao lado) e lembro-me de ouvir comentários sobre a rápida venda dos apartamentos.
    Pouco tempo depois, ouvi que tinham embargado a obra. Desconheço as razões! Provavelmente não ia encher muito os bolsos dos investidores...

    E mais uma vez ficamos sem obra de qualidade em Lisboa!

    ResponderEliminar
  3. É de facto dos planos mais competentes que Lisboa lhe viu ser prometida mas que nunca chegou. É uma pena pois seria um elemento fundamental na abordagem de aproximação ao parque das nações que continua (e pelo que parece, assim continuará) a ser um momento que aparece na paisagem com a mesma rapidez com que termina, e essa noção do insólito só ajuda a fragilizar a leitura do lugar.
    Pode ser que a ideia não esteja totalmente enterrada...

    ResponderEliminar
  4. Muito interessante. Não conhecia...

    obvious

    ResponderEliminar
  5. Cheguei a esta obra atraves Centro Cultural Tjibaou,Noumea,N.Caledonia idealizado por Renzo Pianos.Listagem da obra do Arquitecto vem uma obra em Lisboa.Ca cheguei e mais uma vez fiquei perplexo como é que se pode nao autorizar tal obra.Outros valores mais altos se levantam.
    É assim...

    ResponderEliminar
  6. BOAS ! gostaria de saber onde fica a fabrica do braço de prata e a sua envolvente nisto tudo!
    obrigado

    ResponderEliminar
  7. Informo que as obras vão começar ;)

    ResponderEliminar