Lorcan O’Herlihy Gardner 1050











De origem irlandesa, Lorcan O’Herlihy estabeleceu-se em Los Angeles onde tem desenvolvido a maior parte da sua actividade profissional. O ambiente de inovação e fluxo constante da grande metrópole californiana repercute-se nos motivos e complexidade da sua produção arquitectónica.
Uma das linhas interessantes do seu trabalho tem sido a abordagem do problema da habitação plurifamiliar no contexto da venda livre. Num momento em se repensam as estratégias de organização urbana em L.A., a unidade unifamiliar de habitação começa a tornar-se uma comodidade pouco acessível. Trata-se de uma corrente urbana que tende para a re-densificação como alternativa ao sprawl, para o qual se começam a definir novas soluções contemporâneas. Neste panorama envolvente, o trabalho de O’Herlihy incide frequentemente sobre a procura da redistribuição de tipologias habitacionais em soluções multi-unit.
O mercado local atravessa também um momento em que os compradores buscam já arquitecturas inventivas, funcional e tecnologicamente inteligentes. A percepção deste fenómeno tem gerado um factor de competição, por vezes especulativa, entre promotores. É nesse espaço de oportunidade que se move grande parte desta nova geração de arquitectos, de que a LOHA é um exemplo estimulante de criação e especulação sobre o futuro da arquitectura.
Situado em West Hollywood, o Gardner 1050 é, neste quadro de tipologia urbana, um dos seus projectos de construção mais recente. O empreendimento faz parte desse boom de complexos multi-unit, afirmando-se pela conjugação de relações inovadoras através de materiais comuns.
A volumetrização dinâmica maximiza efeitos visuais, luminosidade e textura material. Uma formalização de corpos que autonomiza unidades privadas, acessos verticais comuns, percursos internos e externos, decks de varanda. O encaixe de elementos é reforçado pela distinção de materiais – paramentos cinza-escuro em contraste com uma pele de madeira que se apropria do alçado principal, e o grande corpo de vidro da caixa de escada. A permeabilidade e transparência do exterior faz eco com a depuração interna dos apartamentos de configuração modular.
Um exemplo de uma arquitectura cosmopolita, que resulta da conjugação feliz da vivacidade do mercado ao serviço da procura de soluções criativas e inovadoras para os velhos problemas da habitação colectiva urbana.
Uma referência adicional para o sítio web da LOHA, excelente exemplo de página web de arquitectura no domínio empresarial.

Arquitectura: Lorcan O’Herlihy.
Fotografia: Lawrence Anderson.

Sem comentários:

Enviar um comentário