![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgKRdFC_tsnbpInOW-qRONz8817Tyy91wk77Ew9gnWLhcqWtebAoH9laQxij4PDZ0O6mDODXoz7luDiXDfvGy0QTLG89q8ra1BV5XSQ441NM3ArrTlzDWjtw-yAlTAt1384Lcrfhg/s400/neut-0.gif)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhJtSq2JTPDWRWTL0GVwDpyOcozW7rIxcYlMNSjY5cfE0V-Ekvl9aeKKfTnw_nem73atTcebAdSzol-jYN58xsJvYGewVj2Y6w3Ej4yQfnw1FAMSEwnzIqewxHNjd-4-AuPq4Zw6g/s400/neut_5.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhnBOsSw-_fNmkgBOoZ14HAKVEtSKzunFsNuMCEgAuHbv1F-8-WL_OkqUXymROkMMyKBhNyEtLnW_ukydV5TLQ9Ly2m45_-g7tRpkY0o5egyOTl2b-PONDHppvGaHx8RbAIUIXmuw/s400/neut_2.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgZOGsxGprkljy4TT3RHBOP0Tq5FH2PS3DF0qqq0-403K8L0s5jNJ6jPJ_PTF6kbN7Ml9EDcuf11kLH4hVBwN32wgGz-_t5Pf4N8zrCWXAcu0-fKF9rZR7IMWlkU26eKUzR6q5U-g/s400/neut_3.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiKS3CICJRb-wT3wjL26TtXg7R6TwMnGp2gULnAg3yrl3MFZaWu4Zu3XvNjuXIpGCkoAdocBtfUeq-2izGQpyS0ns_igAeObs17V3rbqBiNuPXyMim4KndaZIeGDQzdi9COKA3G1w/s400/neut_4.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEix8QTSNs0_3CGqjO5rZc-ybBHRp6rtNJhkJUAzX8qQzgxuYdI_fObot44Eimt0kAPWBwyWT1v1t7UNJWgnJMfD_4M1r-jo8zDZUqzVduMKCjTMHffgRxOhi9h9FJnU4V4TtE-jrw/s400/neut_1.jpg)
Uma arquitectura dissidente de expressão provocadora. A obra de Willem Jan Neutelings e Michiel Riedijk é marcada por alguma subversão, entre a apetência do mercado por edifícios icónicos e os limites da sua aceitação para com gestos formais diversos do gosto estabelecido.
Um grande edifício para alojar funções educativas na área do transporte marítimo serve de estrutura programática a uma modelação volumétrica que se eleva a ícone vertical. O Colégio (Faculdade) de Navegação e Transportes afirma-se na paisagem construída de Roterdão através de uma torre principal com setenta metros, agregada ao corpo estendido da base edificada. A textura contínua das fachadas retira-lhe o sentido de escala, maximizando a expressividade das formas e a leitura tensa do edifício enquanto objecto. Em proximidade, a mesma pele exibe-se em padronização de ritmo e cor.
Uma arquitectura que se procura notável - uma escultura monolítica para celebrar a vivacidade do mundo urbano e referência necessária para reflectir sobre o papel da arquitectura, impulsionadora ou refém das lógicas do mercado global.
Arquitectura: Neutelings Riedijk Architects.
Fotografia: Danda.be (excepto a última).
Excelente post. Para quem gosta deste tipo de linguagem arquitectónica pode visitar alguns exemplos, qualquer dia, mesmo aqui ao lado, no país de nuestros hermanos:
ResponderEliminar. Edificio Hesperia, Barcelona (finalização prevista para 2007);
. Torres Ferrater, Málaga (finalização prevista para 2010);
. Torre de la Rosaleda, Ponferrada (finalização prevista para 2007);
. Torres Bolueta, Bilbao (finalização prevista para 2007).