Neutelings-Riedijk Transport College









Uma arquitectura dissidente de expressão provocadora. A obra de Willem Jan Neutelings e Michiel Riedijk é marcada por alguma subversão, entre a apetência do mercado por edifícios icónicos e os limites da sua aceitação para com gestos formais diversos do gosto estabelecido.
Um grande edifício para alojar funções educativas na área do transporte marítimo serve de estrutura programática a uma modelação volumétrica que se eleva a ícone vertical. O Colégio (Faculdade) de Navegação e Transportes afirma-se na paisagem construída de Roterdão através de uma torre principal com setenta metros, agregada ao corpo estendido da base edificada. A textura contínua das fachadas retira-lhe o sentido de escala, maximizando a expressividade das formas e a leitura tensa do edifício enquanto objecto. Em proximidade, a mesma pele exibe-se em padronização de ritmo e cor.
Uma arquitectura que se procura notável - uma escultura monolítica para celebrar a vivacidade do mundo urbano e referência necessária para reflectir sobre o papel da arquitectura, impulsionadora ou refém das lógicas do mercado global.

Arquitectura: Neutelings Riedijk Architects.
Fotografia: Danda.be (excepto a última).

1 comentário:

  1. Excelente post. Para quem gosta deste tipo de linguagem arquitectónica pode visitar alguns exemplos, qualquer dia, mesmo aqui ao lado, no país de nuestros hermanos:
    . Edificio Hesperia, Barcelona (finalização prevista para 2007);
    . Torres Ferrater, Málaga (finalização prevista para 2010);
    . Torre de la Rosaleda, Ponferrada (finalização prevista para 2007);
    . Torres Bolueta, Bilbao (finalização prevista para 2007).

    ResponderEliminar