[minimalize this]

Quinta-feira



A Barriga De Um Arquitecto transformou-se. Naquela que será (espero) a grande alteração do template para os próximos tempos decidi adoptar uma formatação mais minimal e intuitiva mas também mais livre, solta, enfim, freak. É quase certo que nem todos irão gostar.

Numa primeira reacção, o Afonso perguntava nos comentários qual a razão para alguns links aparecerem riscados. O motivo é intencional, sendo a forma de assinalar aqueles links que cada um já visitou. De certo modo, trata-se de devolver ao blog um carácter de bloco de apontamentos, com uma bagagem pessoal. Os ícones também mudaram, estão mais pequenos e a preto ou cinzento, que são também os tons escolhidos para o texto. Um novo ícone assinala igualmente a lista de blogs ao fundo da barra de links: uma malinha da Logstoff (obsessões, não perguntem).
O minimalismo é uma atracção quase inevitável para aqueles que trabalham a imagem nas suas várias formas. A certo ponto nasce a vontade quase irresistível de retirar formatações, as cores, os feitios e ver o que fica de substância. A simplicidade, deseja-se, nada tem que ver com simplismo. Retirar e reduzir são formas, afinal, de apurar, remover as costuras e ver a forma como ela é.

Existem vários blogs cuja imagem sempre me atraiu. O (sempre genial, sim) Notes From Somewhere Bizarre talvez seja o que mais me influenciou nesta última transformação. Mas sempre gostei muito do Purse Lip Square Jaw e do Space And Culture. São blogs à séria que provam que com pouco se faz muito.

Para trás ficam os tempos das tonalidades relaxantes de fundo com a imagem de capa de uma seara verde e o azul claro do céu no horizonte. Aos mais melancólicos peço-lhes que não desesperem. O minimalismo é como a schweppes, aprende-se a gostar...

2 comentários: