A derrapagem já começou

Em Janeiro de 2000, Jorge Coelho, então Ministro do Equipamento Social, apresentava na Assembleia da República a intenção governamental de avançar para a construção do projecto do novo aeroporto na Ota. A transcrição da sessão parlamentar pode ser lida aqui (bem divertida por sinal).

Na altura, Jorge Coelho apresentava o seguinte cenário orçamental:
(...) gostaria de vos dizer, Srs. Deputados e Sr. Presidente, que considero fundamental que, associado a este grande investimento, que é um investimento que vos direi, rapidamente, que, de acordo com os estudos que temos hoje em dia, a preço de 1998, custará 270 milhões de contos e, a preços correntes, com uma taxa de inflação de 3% ao ano, 335 milhões de contos... Mas considerando o custo do capital alheio, a uma média de 6,5%, considerando os custos financeiros, diremos que é um investimento que pode ir até 375 milhões de contos. Como é que é a estrutura financeira de referência? Fundos comunitários previstos no III QCA, 65 milhões de contos; cash flow livre, que a própria ANA pode gerir, 42 milhões de contos; capital alheio, 201 milhões de contos; e parceiros privados, neste caso, o Estado também, 27 milhões de contos. Ou seja, como podem ver, a concretização desta grande obra pode ser feita, em termos de financiamento, numa parte muito significativa, por iniciativa privada, para poder ser concretizada nos termos em que referi.

Em 2000, o ex-ministro socialista apresentava como pior cenário o valor global de 375 milhões de contos para a realização da obra. Agora, em 2005, o novo governo socialista avança, suportado nos dados da NAER, o novo valor de 3,5 mil milhões de euros, quase o dobro do valor indicado há apenas cinco anos. Repare-se que não são ainda conhecidos os custos suplementares que irão resultar do reforço das acessibilidades rodoviárias e ferroviárias e o envolvimento estatal na sua realização.
É caso para dizer que a derrapagem já começou.

4 comentários:

  1. Digno de uma comédia negra hilariante!!!
    Tenho pena q não uma maior consciencialização colectiva destes fenómenos....

    O teu blog está cada vez melhor - Parabéns!!! Uma verdadeira inspiração; a foto no cabeçalho está simplesmente deliciosa - eu próprio m senti motivado a experimentar um blog... http://a-significado.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. estes projectos megalómanos têm um aspecto curioso: são as previsões futuras sobre o tráfego internacional em portugal. creio que se exagerou. e sendo o país que é, não deixo de pensar naquelas cidades do terceiro mundo com 1 arranha-céus abandonado no centro e bairros de lata à volta. creio que foi o Bandeira, cartoonista do DN, que desenhou um mendigo com uma árvore de natal em miniatura e um papel a dizer: a árvore mais pequena da europa! do modo como li, acho que está tudo dito.

    ResponderEliminar
  3. mais uma coisa sobre a ota em http://odesproposito.blogspot.com

    ResponderEliminar
  4. boas caros colegas

    em off topic, desculpem a publicidade... - o meu nome é luís brito pedroso, membro da OA n.º 12937 e vou lançar a 19 de dezembro o meu primeiro livro de poemas, intitulado "poema seis". espero conseguir acicatar a curiosidade de alguns colegas... e quem sabe da livraria da ordem... será que esses simpáticos senhores me compram alguns exemplares?

    :P

    ResponderEliminar