John Pawson

Via postHABITAT fico a conhecer o sítio web de John Pawson, escolhido pela Blueprint Magazine como arquitecto do ano.
A página é um exemplo de minimalismo e extrema funcionalidade à imagem do arquitecto inglês. Uma interessante referência, ainda mais pertinente na ressaca do pequeno sururu em torno da minha recomendação de visita numa das últimas entradas.
Agora com o sentido crítico rodado no máximo – tanto quanto me é permitido pela medicação antigripal – cumpre apresentar um site com total coesão de imagem em que uma enorme extensão de conteúdos é acessível num exemplar e simples menu expansível, onde o utilizador nunca se perde e de onde salta rapidamente para qualquer outro sítio. Não se deixem enganar pela pureza da página; existe imensa coisa para ver e também para ler. Muito recomendável o espaço de ensaios onde Pawson apresenta as suas ideias sobre minimalismo e concepção arquitectónica.
_
Uma nota final para salientar a qualidade e o critério irrepreensível do postHABITAT no excelente trabalho de divulgação e na selecção de conteúdos, agora ainda mais prometedor com a adição do espaço ArchWorks, a seguir com grande atenção.
_
Só agora reparo que, nas Blueprint Sessions, foi nomeada a Barber Osgerby com o título de melhor designer de mobiliário. A firma londrina, a que no passado já tinha feito referência, também tem um site espectacular. E trabalha lá um amigo meu, mas isso é outra história...

3 comentários:

  1. Obrigada pela dica - ainda não sabia
    E boas melhoras para a gripe (que isso não seja sinal de um ano constipado) :)

    ResponderEliminar
  2. Eu dele só tinha visto na A.R. a casa em Tóquio (com forma de cubo) e lembro-me de ter gostado bastante do prolongamento do "banco" entre o pátio interior e suponho o que seja a sala de chá. Dando uma olhadela por outros projectos no site descobri que é então uma constante dele prolongar volumes rente á parede em toda a sua extensão quebrando muitas vezes a fronteira indoor/outdoor. Essa imagem de "marca" é exactamente o que aprecio mais na obra de Pawnson porque apesar de existir outros pormenores interessantes mas que já são mais usuais noutros arquitectos. Globalmente parece-me um bom arquitecto e apreciei quase todas das suas habitações (tipologia que mais aprecio ver).

    Quanto ao site nota positiva. Tem o que é exigido a qualquer site. Dispensava-se perfeitamente um terceiro nível de menus na secções de habitação. As letras pequenas dos ensaios cansa por vezes mas felizmente o tamanho da letra não está fixa podendo ser aumentada via browser. Site de concepção boa. Tenho pena que não tenha mais ou maiores imagens disponíveis.

    ResponderEliminar
  3. Conhecia o site anterior do Pawson, não este último...Sempre com óptimas prestações.
    Só fico um pouco apreensivo relativamente ao facto de ter sido nomeado o arquitecto do ano. Pelo que sei não tem desenvolvido mto trabalho ultimamente - com a excepção do mosteiro cisterciense (belíssima obra!)e algum projecto habitacional...!?

    ResponderEliminar